Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

o poder da comunicação para prevenção de acidentes do trabalho

Qual o poder da comunicação para prevenção de acidentes?

A prevenção de riscos de acidentes de trabalho é uma preocupação nas empresas, as quais buscam sempre por ferramentas e estratégias para alcançar êxito nessa tarefa.

O que muitos não se atentaram é que a melhor estratégia para prevenir acidentes é uma comunicação efetiva dentro da empresa.

Essa afirmação invalida todos os procedimentos, normas e análises de riscos? Obviamente, não. Mas de nada adianta contar com um programa de segurança se as regras e critérios estabelecidos não forem bem difundidos e comunicados na empresa.

Pode até parecer algo óbvio, mas muitos têm falhado na manutenção da segurança por não se empenhar em como a comunicação está sendo feita.

Por isso, nesse artigo, você vai encontrar os motivos que tornam a comunicação tão poderosa e eficaz na prevenção de acidentes!

Por que a comunicação ajuda a prevenir acidentes?

Prevenir acidentes é fundamental para a saúde e bem-estar dos colaboradores. Além disso, ajuda a empresa a reduzir índices de afastamentos, faltas por questões de saúde, problemas jurídicos, gastos e redução da produção.

No sentido de evitar esses problemas, muitos gestores buscam estratégias para prevenir riscos a saúde de seus colaboradores como investimento nas estruturas, revisões de equipamentos e máquinas, fornecendo EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) etc.

Contudo, uma ação responsável por excelentes resultados é a comunicação. Por mais simples que uma conversa seja, ela é fundamental para que a equipe entenda os principais riscos e como eles podem ser prevenidos.

Dessa forma, a comunicação atual como principal instrumento para que as atividades de trabalho sejam executadas da melhor forma, com segurança, considerando todas as outras medidas aliadas nesse propósito.

A mudança começa na cultura da organização

Quando falamos em comunicação como ferramenta para promover a segurança no trabalho, vale ressaltar que essa não é uma estratégia pontual, feita apenas em cronogramas de reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Ao contrário, a comunicação sobre riscos, saúde e bem-estar dos profissionais precisa ser fomentada constantemente, de maneira que faça parte da cultura da empresa.

Assim, com a cultura de prevenção é possível que os recursos investidos funcionem, não como mero informativos, mas como um agente que consolide a mentalidade de segurança entre toda equipe.

Por isso, é preciso pensar na cultura organizacional quando pensamos em comunicação para garantir a segurança.

Como ter uma comunicação eficiente?

Certamente, para garantir uma comunicação eficiente é preciso deixar claro que a segurança no trabalho faz parte da missão, política e plano estratégico da empresa. O que precisa ser evidenciado em ações.

Além disso, é fundamental que a empresa invista em treinamentos constantes para toda equipe, promova campanhas de segurança, utilize vídeos, cartazes ou outros informativos na rotina.

Vale lembrar que a linguagem dessa comunicação precisa ser adequada para os funcionários. De nada adianta utilizar palavras difíceis e pouco usadas se os funcionários costumam ter uma linguagem popular ou menos escolarizada.

Lembre-se, que comunicar é se fazer entender. Por isso, invista na comunicação efetiva, busque formas de se aprimorar e ser compreendido pela sua equipe.

Para te ajudar, conheça um curso de capacitação em comunicação para atividades extra curriculares, que vai te ajudar a diminuir riscos se comunicando melhor, clique aqui e saiba mais.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Comunicação, Saúde do trabalhador, Segurança do trabalho, Trabalho em equipe
Como realizar a SIPAT 2021 com qualidade e segurança?
Palestras SIPAT 2021: como escolher o melhor tema para o evento?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.