Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Temas para Palestras SIPAT 2021

Palestras SIPAT 2021: como escolher o melhor tema para o evento?

SIPAT online

A realização da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) consiste em uma semana voltada para o fomento da prevenção aos acidentes de trabalho, bem como aos riscos das doenças ocupacionais.

Essa atividade é obrigatória, devendo ser realizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA).

O evento tem extrema importância na conscientização sobre saúde e segurança. Por isso, deve ser bem organizado, avaliando previamente as necessidades da empresa, antes mesmo de escolher o tema.

Isso porque, o tema precisa abranger as situações comuns nas tarefas da empresa, atendendo as necessidades de melhoria que ela almeja. Além disso, é importante que o tema escolhido promova engajamento nos colaboradores.

E no ano de 2021, com tantas mudanças devido a pandemia, escolher um tema relevante se torna ainda mais importante.

Por isso, veja neste artigo, como sua empresa deve escolher o melhor tema para SIPAT 2021 e quais qualidades as palestras precisam ter, lendo os seguintes tópicos:

  • Por onde começar ao escolher o tema?
  • Quais características as SIPATs precisam ter?
  • Temas que precisam ser evidenciados
  • Etapas para elaborar a SIPAT 2021
  • Escolhendo palestras de qualidade

Por onde começar ao escolher o tema?

A escolha de um tema para a SIPAT deve ocorrer muito antes de sua data. Na verdade, o tema precisa ser construído no dia a dia.

Conforme ocorrem analises sobre riscos, acidentes ocorridos durante o ano, falhas em equipamentos ou comportamentos que ocasionem doenças ocupacionais, indicativos novos vão surgindo sobre a necessidade da empresa.

É exatamente nesses aspectos de melhoria que a SIPAT precisa ter seu tema pautado. Afinal, o maior objetivo do evento é educar os colaboradores com ações preventivas para o seu ambiente de trabalho.

Na SIPAT 2021, existe ainda a necessidade de alertar sobre o contexto mundial de pandemia. Como o mundo está em constantes cuidados para redução do contagio pelo novo Coronavírus, esse precisa ser um tema difundido também.

Isso porque, é fundamental para saúde dos colaboradores entenderem afundo sobre boas práticas de higienização e cuidados gerais. O que irá alertar o funcionário sobre sua responsabilidade em não contrair o vírus e nem passar para um colega.

Quais características as SIPATs precisam ter?

Apesar de a SIPAT ser obrigatória, a norma regulamentadora não define o tema que de fato deve ser abordado, mas deixa claro que o evento deve divulgar conhecimentos sobre a segurança e a saúde dentro e fora do ambiente de trabalho.

Devido a essa obrigatoriedade, muitas empresas negligenciam a SIPAT e não dão a atenção devida as características que ela precisa ter. Isso, porquê estão focadas apenas em garantir que não hajam punições e multas dos órgãos fiscalizadores.

Contudo, é fundamental o entendimento sobre os benefícios desse evento para os colaboradores e para os resultados do negócio.

Dinâmicas para SIPAT

Dessa forma, as SIPAT em 2021 precisam avaliar o contexto da empresa, verificando ideias de temas que gerem engajamento nos funcionários. Exemplo disso, são atividades que necessitem da participação do colaborador, dinâmicas interativas e até premiações.

Isso irá proporcionar uma experiência marcante para os funcionários, melhor inserção do conteúdo e descontração entre a equipe.

Por isso, o evento precisa ser memorável, documentado e relevante no ambiente.

Temas que precisam ser evidenciados

Mesmo que o contexto de pandemia incite diversos tipos de discussões, é preciso que o objetivo principal da SIPAT não seja esquecido.

Embora o momento seja de prioridade em prevenir o contagio pela Covid-19, o número de acidentes ligados às atividades no trabalho é assustador e precisa de atenção.

Para exemplificar, a Previdência Social registrou 16.278 acidentes de trabalho no ano de 2020 e os dados continuam mostrando que ocorrem, em média, 44 acidentes por dia. Por isso, a temática sobre acidentes de trabalho não pode ser deixada de lado.

Outro fator, que não pode ser deixado de lado, está relacionado às boas práticas na rotina para prevenir doenças ocupacionais. E nesse quesito, pode-se incluir as práticas de higienização para a proteção contra a pandemia.

Nesse mesmo sentido, outros temas podem ser aliados como qualidade de vida e saúde mental no isolamento, meio ambiente e sustentabilidade, práticas para motivação na pandemia e qualquer outro tema que possa ajudar no contexto dos colaboradores.

Etapas para elaborar a SIPAT 2021

Para elaborar uma SIPAT de sucesso, é importante seguir algumas etapas de planejamento, as quais irão garantir que o evento não tenha imprevistos e que irá atender as expectativas. Separamos 6 dicas gerais para você não errar na SIPAT 2021:

  1. Elabore um cronograma com as atividades que serão feitas. Nele, deve conter o tipo de atividade, objetivos gerais, local e horário.
  2. Com o cronograma pronto, verifique a viabilidade financeira da empresa para conseguir executá-lo.
  3. Defina um tema central e os subtópicos que serão abordados.
  4. Procure por palestras de qualidade, que sejam interativas e que engajem os funcionários.
  5. Divulgue o evento com antecedência na empresa e garanta que todos estarão informados.
  6. Motive a participação com premiações.

Escolhendo palestras de qualidade

Antes de fazer a SIPAT é fundamental identificar potenciais parceiros, que tenham experiência em realizações de eventos sobre segurança no trabalho.

Também é preciso buscar por palestras leves, bem humoradas e que saiam do óbvio, a fim de que se tornem prazerosas para os colaboradores.

Além do mais, não se deve esquecer de avaliar o conteúdo. Lembre-se que ele precisa evidenciar a prevenção de riscos de acidentes de trabalho, prevenção das doenças ocupacionais e temas relacionados a atualidade, como os cuidados com a pandemia e o impacto do uso de novas tecnologias.

Com esse objetivo, a Realizarte possui a palestra “A fórmula mágica da segurança”, que destaca os principais motivos em manter a segurança com a empresa, evidenciando conscientização e motivando os funcionários.

Entre em contato e contrate uma palestra inovadora e eficiente para a segurança de seu time.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Qual o poder da comunicação para prevenção de acidentes?
Técnico em Segurança do Trabalho: qual a sua real função?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu