O técnico em Segurança do Trabalho é um profissional de suma importância em uma empresa. O TST participa da elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho.
É dever do técnico em segurança do trabalho orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando política de prevenção.
Esses profissionais devem propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações para prevenir acidentes.
De acordo com a Portaria Federal nº 3.275 de 21 de setembro de 1989 do Ministério do Trabalho, o técnico em segurança do trabalho tem 18 principais atribuições, que podem ser utilizados nas empresas dos mais diversos seguimentos de atuação.
Continue a leitura e descubra qual é a real função de um TST!
Principais atribuições do técnico em segurança do trabalho
Elaboração do parecer técnico
Seguindo as especificações da legislação, o técnico em segurança do trabalho tem o dever de informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-lo sobre as medidas de eliminação e neutralização.
O TST atua analisando os métodos e os processos de trabalho para identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle.
Promoção de atividades voltadas para a Saúde e Segurança do Trabalho
As atividades voltadas para a conscientização dos colaboradores também estão a cargo do TST. Dessa forma, de acordo com a Portaria Federal nº 3.275 de 21 de setembro de 1989, debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos administrativos e prevencionistas devem ser executados sob a orientação dos técnicos em segurança do trabalho.
Execução das normas de segurança
É função do TST executar as normas de segurança referentes às atividades desenvolvidas na empresa, além da execução das normas de segurança que dizem respeito a projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, de acordo com as medidas de segurança e higiene do trabalho.
O TST deve encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações.
Inspeção de equipamentos e máquinas
A inspeção de máquinas e equipamentos é uma tarefa cotidiana do TST. Também é função do técnico indicar, solicitar e inspecionar recursos audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente.
Cooperação nas atividades voltadas ao meio ambiente
O TST deve cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida.
Levantamento de dados estatísticos
Fica a cargo do Técnico em Segurança do Trabalho o levantamento dos dados estatísticos de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Esse profissional deve realizar o cálculo da frequência e a gravidade destes eventos.
Para ler a Portaria Federal na integra com as 18 atribuições do TST, clique aqui (https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-3275-1989_180582.html). para ser redirecionado ao portal de normas e legislação brasileira.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog London SST, onde você pode encontrar centenas de conteúdos sobre saúde e segurança do trabalho.
Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira mais artigos sobre segurança do trabalho!