Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Qual a função do Técnico de Segurança do Trabalho?

Técnico em Segurança do Trabalho: qual a sua real função?

SIPAT online

O técnico em Segurança do Trabalho é um profissional de suma importância em uma empresa. O TST participa da elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho.

É dever do técnico em segurança do trabalho orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando política de prevenção.

Esses profissionais devem propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações para prevenir acidentes.

De acordo com a Portaria Federal nº 3.275 de 21 de setembro de 1989 do Ministério do Trabalho, o técnico em segurança do trabalho tem 18 principais atribuições, que podem ser utilizados nas empresas dos mais diversos seguimentos de atuação.

Continue a leitura e descubra qual é a real função de um TST!

Principais atribuições do técnico em segurança do trabalho

  • Elaboração do parecer técnico

Seguindo as especificações da legislação, o técnico em segurança do trabalho tem o dever de informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-lo sobre as medidas de eliminação e neutralização.

O TST atua analisando os métodos e os processos de trabalho para identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle.

  • Promoção de atividades voltadas para a Saúde e Segurança do Trabalho

As atividades voltadas para a conscientização dos colaboradores também estão a cargo do TST. Dessa forma, de acordo com a Portaria Federal nº 3.275 de 21 de setembro de 1989, debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos administrativos e prevencionistas devem ser executados sob a orientação dos técnicos em segurança do trabalho.

Dinâmicas para SIPAT
  • Execução das normas de segurança

É função do TST executar as normas de segurança referentes às atividades desenvolvidas na empresa, além da execução das normas de segurança que dizem respeito a projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, de acordo com as medidas de segurança e higiene do trabalho.

O TST deve encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações.

  • Inspeção de equipamentos e máquinas

A inspeção de máquinas e equipamentos é uma tarefa cotidiana do TST. Também é função do técnico indicar, solicitar e inspecionar recursos audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente.

  • Cooperação nas atividades voltadas ao meio ambiente

O TST deve cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida.

  • Levantamento de dados estatísticos

Fica a cargo do Técnico em Segurança do Trabalho o levantamento dos dados estatísticos de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Esse profissional deve realizar o cálculo da frequência e a gravidade destes eventos.

Para ler a Portaria Federal na integra com as 18 atribuições do TST, clique aqui (https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-3275-1989_180582.html).  para ser redirecionado ao portal de normas e legislação brasileira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog London SST, onde você pode encontrar centenas de conteúdos sobre saúde e segurança do trabalho.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira mais artigos sobre segurança do trabalho!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , , ,
Palestras SIPAT 2021: como escolher o melhor tema para o evento?
Normas Regulamentadoras (NRs): conheça como elas surgiram

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu