Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Como realizar a SIPAT 2021

Como realizar a SIPAT 2021 com qualidade e segurança?

SIPAT online

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) precisa ser realizada anualmente nas organizações, pois possui o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes no trabalho, além de promover a saúde e bem-estar dos colaboradores.

O evento é obrigatório e essencial para alertar os funcionários, criando uma cultura de prevenção nas empresas.

Mas é preciso saber que após a pandemia do novo Coronavírus, o evento precisa se adequar ao contexto para atender às regras de distanciamento social.

Não apenas por isso, a rotina de muitos profissionais mudou através da implementação de home office, escala de trabalho reduzida, sem falar nos novos hábitos nos padrões de higiene e segurança.

Entretanto, se a SIPAT é obrigatória, como realiza-la dentro desse contexto? Saiba qual a é melhor solução, a partir desse post. Veja os tópicos que separamos!

  • Importância da SIPAT
  • Desafios para realizar o evento em 2021
  • Qual a melhor estratégia para manter o evento?

Importância da SIPAT

A SIPAT tem papel essencial nas empresas, já que que promove atividades para conscientizar os colaboradores sobre a importância de estarem atentos aos riscos.

Através da conscientização, os funcionários conseguem ter condutas responsáveis que priorizem a segurança individual, bem como de toda equipe.

E em um momento de pandemia, o evento se torna ainda mais relevante, visto que educar a equipe com recomendações e informações podem ajudar na prevenção da disseminação do Coronavírus.

Desafios para realizar o evento em 2021

Apesar de manter sua relevância, a realização da SIPAT passa, desde 2020, por desafios para sua realização, já que está proibido qualquer tipo de evento que cause aglomerações.

Como a SIPAT geralmente é realizada em um espaço físico fechado da empresa, o evento pode gerar riscos para a saúde dos participantes.

Dinâmicas para SIPAT

Além disso, muitos profissionais foram afastados das organizações, tanto por conta do trabalho remoto como pela redução da jornada de trabalho.

Também é preciso entender que esse momento de isolamento social acelerou o uso de novas tecnologias digitais no dia a dia, propiciou medos, inseguranças, dúvidas e abalou, em muitas pessoas, a saúde emocional.

Isso aponta para a atenção em formatar a SIPAT, de maneira que atenda às necessidades atuais dos colaboradores, de forma eficiente e que consiga manter o senso de equipe mesmo, com as regras de distanciamento.

Qual a melhor estratégia para manter o evento?

Antes de tudo, é preciso ter em mente que nesse momento pensar na segurança e saúde dos colaboradores precisa ser uma prioridade.

Por isso, uma SIPAT presencial, mesmo que siga os protocolos de segurança pode demandar um risco e deslocamento desnecessário de funcionários que estão em home office.

Além disso, com a aceleração do uso de novas tecnologias, o ambiente virtual tem atendido muito bem às demandas de educação a distância, promovendo conteúdo e engajamento mesmo no isolamento.

Dessa forma, uma SIPAT online surge como excelente solução para agregar informações de prevenção, saúde e segurança, sem expor os funcionários e a empresa a contaminações.

E como o formato é mais moderno e pode se tornar uma tendência, mesmo após o período de pandemia.

Portanto, se você precisa realizar a SIPAT 2021, preze pela qualidade e segurança. Não espere a pandemia passar, pois ações de prevenção nunca devem ser interrompidas.

Nesse sentido, a Realizarte vem promovendo SIPATs diferenciadas, totalmente interativas, com temas inovadores e descontraídos, apresentados com números de mágica que proporcionam a fixação do conteúdo.

Então, não espere que acidentes ocorram. Entre em contato e saiba como fazer uma SIPAT a distância incrível!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Indústria 4.0: como se dará a modernização das Normas Regulamentadoras
Qual o poder da comunicação para prevenção de acidentes?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu