O técnico de segurança do trabalho é o profissional que tem como responsabilidade elaborar planos de prevenção de acidente, prezar pela saúde dos funcionários, tirar dúvidas sobre riscos, segurança, higiene, meio ambiente, dentre inúmeras outras responsabilidades.
Muitas vezes, pela longa lista de atividades diárias e pela rotina desgastante do trabalho, muitos desses profissionais acabam não atualizando os seus conhecimentos.
Abaixo mostramos para vocês a importância da capacitação profissional contínua! Continue a leitura e entenda os motivos!
Estar pronto para o mercado de trabalho
O primeiro item a ser listado não poderia ser outro. Afinal, estudamos para nos prepararmos para ele: o mercado de trabalho. Esteja você empregado ou não, estar apto para quando surgir uma grande oportunidade é fundamental para alcançar o sucesso profissional.
Por isso, você deve manter os seus conhecimentos atualizados, saber das alterações nas normas, explorar ramos de atividades distintas do que você conhece ou costuma atuar e, também, conhecer outros profissionais. A educação continuada é uma boa oportunidade para criar o seu network.
Eliminar o olhar vicioso
Chamamos aqui de olhar vicioso o hábito, que muitas vezes nem sabemos que temos, de sempre enxergar o mesmo ângulo das coisas e das situações. Exemplo: se você trabalha na mesma empresa há 8 anos, você pode não focar e não perceber riscos e problemas distintos dos mais recorrentes.
Isso é preocupante e pode ser muito grave, pois caso aconteça algum acidente você será questionado como aquilo não foi identificado antes.
Quando fazemos cursos de atualização, de especialização, participamos de eventos, palestras e afins estamos em contato com diferentes rotinas e experiências que podem nos ajudar a ver o que está na nossa frente e a rotina não nos deixa perceber.
Apresentar novos projetos para os clientes
Quando mencionamos clientes não estamos nos referindo apenas à empresa que paga o seu salário ou a sua consultoria. Estamos falando principalmente dos empregados que você tem contato direto. Sim! Comece a enxergá-los como clientes e a sua percepção e responsabilidade podem até melhorar.
Ao passo que você chega com novas ideias, novas formas de passar o conhecimento e de fazê-los entender a importância de colocar as normas e regras em prática, você está fortalecendo a importância de manter um ambiente saudável e seguro.
Esteja ciente de que você é o elo entre a teoria e a prática, então estar atualizado e capacitado para exercer a profissão de técnico de segurança do trabalho é demonstrar responsabilidade com o que se propõe a fazer.
Conhecimento amplo e conhecimento específico
Quando você termina o seu curso de técnico de segurança do trabalho, você sai com um conhecimento amplo sobre o assunto. O amplo conhecimento é importantíssimo para que se tenha uma visão macro, mas a cada dia o mercado tem buscado profissionais especializados.
A maneira que você vai se especializar deve ser escolhida pensando na junção “o que eu gosto de fazer” e “o que o mercado espera de mim”. Muitas vezes, o primeiro item não aparece de forma tão clara, sobretudo para aqueles que ainda não estão no mercado de trabalho ou os que tiveram pouca experiência profissional. Por isso, mais uma vez, dar continuidade aos conhecimentos sobre a sua profissão é importante até mesmo para que você se conheça e conheça novas áreas de atuação.
Gostou do artigo? Compartilhe nas suas mídias sociais e interaja com outros profissionais da área! Faça seu network!
Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato conosco, estamos aqui para “nos ajudar”!