O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma ferramenta usada desde a década de 1990 pela área de segurança do trabalho, mas que continua muito atual.
Hoje, o seu uso está se expandido e gerou novas ferramentas de educação e prevenção de acidentes no trabalho, ligadas principalmente à qualidade, segurança e higiene.
A ampliação dos conceitos se deve ao fato de que as organizações enxergam no DDS a oportunidade de fazer com que os funcionários discutam em seu cotidiano assuntos que envolvam o interesse da segurança e qualidade de vida no trabalho de todos.
Mais sobre o DDS
O DDS é destinado aos funcionários das empresas para que eles vivenciem em suas atividades diárias questões como respeito à qualidade, segurança, saúde e meio ambiente.
O DDS é aplicado, de forma geral, em 5 a 15 minutos, sempre antes do inicio da jornada de trabalho. É reservado um tempo para discussões e instruções básicas de assuntos relacionados à prevenção de acidentes, à saúde e à segurança.
Importância do DDS
O DDS é uma ferramenta muito eficiente quando o assunto é a prevenção de acidentes do trabalho.
A sua prática e divulgação são fundamentais e vêm ganhando cada vez mais espaço nas empresas de todos os segmentos, inclusive entre os técnicos de segurança do trabalho, por oferecerem aos funcionários a conscientização da importância de ter a segurança aplicada no cotidiano de suas tarefas.
Benefícios do DDS
Veja alguns benefícios que o DDS traz às empresas praticantes:
- redução de acidentes do trabalho;
- engajamento dos funcionários;
- diminuição de custo com assistência médica;
- aumento do nível de satisfação e segurança dos funcionários;
- aumento da produtividade.
Realização do DDS
O método do DDS pode ser aplicado por qualquer pessoa designada para a atividade, seja um colaborador capacitado para o mesmo, seja o empregador ou o técnico de segurança do trabalho. O importante é que o DDS seja desenvolvido com base nos riscos ambientais e na necessidade de prevenção envolvida.
O primeiro passo, antes de realizar o DDS, é informar aos colaboradores o que é essa ferramenta e por que está sendo aplicada durante a jornada de trabalho. É sempre importante enfatizar que é um procedimento simples e rápido, mas que traz grandes resultados em relação à prevenção de acidentes.
Separamos para você algumas dicas para colocar o DDS em prática:
- leve especialistas nos assuntos tratados para transmitir mais credibilidade e maior responsabilidade aos funcionários;
- é importante divulgar o calendário de DDS e os assuntos que serão abordados;
- a interação com o conteúdo deve ser rápida, como comentamos no primeiro tópico: 5 a 15 minutos, no máximo;
- o conteúdo deve ser objetivo e fazer parte da rotina dos funcionários;
- a comunicação com os funcionários deve ser próxima e em linguagem atraente;
- deixe sempre espaço para dúvidas ou sugestões no final dos encontros.
Faça uma ata de tudo o que for tratado no DDS, como sugestões ou novas questões a serem abordadas. Isso ajuda os encontros a serem cada vez mais atrativos para os funcionários e respalda o setor de segurança quanto à aplicação de ações preventivas.
O que você achou deste post sobre Diálogo Diário de Segurança? Deixe o seu comentário conosco!