Quantos acidentes de carro você já viu sendo noticiados na TV ou, infelizmente, presenciou? Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o quinto país do mundo em mortes no trânsito. Todos os anos, cerca de 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante.
Justamente por causa desses números alarmantes, foi criado o movimento Maio Amarelo. Ele tem por finalidade a conscientização da população sobre a importância da segurança no trânsito, bastante em decorrência do elevado quantitativo de mortes que ocorrem nas vias do país diariamente.
Embora seja associado a um mês específico, ele não se trata de uma campanha mensal ou temporária. A ideia principal é despertar toda a sociedade para que cada um faça sua parte e mude suas atitudes em relação ao problema, todos os dias.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o post e conheça algumas informações relevantes sobre o movimento Maio Amarelo agora mesmo. Confira!
1. Como surgiu o movimento Maio Amarelo?
O movimento Maio Amarelo foi pautado graças ao sucesso de movimentos como “Outubro Rosa”, que diz respeito ao combate ao câncer de mama, e “Novembro Azul”, que se refere à luta contra o câncer de próstata.
Com o grande poder de mobilização dos movimentos citados, o Maio Amarelo aproveitou a onda para promover atividades voltadas à conscientização em relação ao comportamento de cada cidadão no trânsito.
Como símbolo, o movimento tem o laço na cor amarela, na medida em que esse item já é um ícone consagrado em diversas campanhas, tais como as de HIV. Além disso, a cor amarela traz a ideia de alerta, sendo assim uma escolha ideal para transmitir a essência do movimento.
2. Qual o objetivo do movimento Maio Amarelo?
A proposta do movimento é mobilizar toda a sociedade colocando em evidência o tema da segurança viária. Para tanto, seus representantes promovem ações e disseminam o conhecimento necessário para que as pessoas possam conviver mais harmonicamente com um trânsito mais seguro e respeitável.
3. Como as empresas podem participar dessa causa?
Como já citamos, o movimento Maio Amarelo não se trata de uma campanha ou partidarismo. Trata-se de um movimento do qual todos os cidadãos podem participar, incluindo as empresas.
Dessa forma, cada instituição privada pode utilizar o laço símbolo do movimento Maio Amarelo e criar ações de conscientização, especialmente, claro, no mês de maio. Nesta perspectiva, é importante ressaltar que não é aconselhável deixar passar batido esse tipo de evento. Ainda mais que o tema também pode ser abordado no sentido de prevenir acidentes de trabalho.
É bem relevante que as empresas estejam engajadas nessa causa, principalmente porque, muitas delas, possuem frotas de veículos e estão, portanto, mais diretamente ligadas aos riscos e às consequências dos acidentes de trânsito.
Por meio de treinamentos é possível ensinar os colaboradores melhores maneiras de se portar no trânsito, além de ajudá-los a se proteger e a identificar possíveis riscos nas estradas Assim, eles podes ser treinados para conduzir seus veículos de maneira mais segura e eficiente.
Essas foram algumas informações sobre o movimento Maio Amarelo. E saiba que, mais especificamente sobre o desenvolvimento de uma programação eficaz nas instituições para esse movimento, é possível contratar os serviços profissionais de empresas especializadas em palestras comportamentais.
Elas, além de cuidar de toda a parte de organização do evento, ainda contam com palestrantes de renome, especialistas no assunto e autoridades relevantes que podem oferecer informações essenciais para a sua equipe.
Gostou dessas informações? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos pertinentes como esse direto no seu e-mail!