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Comunicação no ambiente de trabalho

Comunicação no ambiente de trabalho: saiba como falar com as diferentes gerações

As empresas estão cada vez mais diversificadas quando se trata da idade dos funcionários, são pessoas de várias gerações trabalhando em um ambiente de trabalho em comum.

Como bem sabemos cada geração possui interesses, visões e perspectivas diferentes, dessa forma, a comunicação no trabalho pode ser uma das coisas que mais ficam abaladas.

Sem uma boa comunicação a produtividade cai, as relações profissionais ficam conturbadas e a empresa tende a perder com isso.

Desenvolver estratégias para que haja uma boa comunicação entre os funcionários é algo essencial para que tanto a empresa quanto os colaboradores não sejam afetados.

Existem diversas formas de fazer com que um único ambiente de trabalho seja agradável para todas as gerações e assim as tarefas possam ser desenvolvidas sem a presença de conflitos, entre elas:

Atividades de interação

Separar grupos de idades diferentes não é uma boa solução nesses casos, o importante é saber lidar com todos seja lá qual for a idade.

Nesse caso, a solução fica por conta de interação, fazer com que funcionários de diversas gerações interajam das mais diferentes formas cria a oportunidade que eles conheçam uns aos outros, e assim, gera-se a oportunidade de percepção de que, todo mundo tem um pouco a aprender um com o outro.

As dinâmicas interativas são uma boa alternativa, além de proporcionar uma interação de forma divertida fará com que os funcionários conheçam mais um pouco os seus parceiros de trabalho.

Reconhecimento intra e interpessoal

Reconhecer que todos possuem uma habilidade especial, indiferente da geração ao qual pertencem é uma excelente forma de promover uma boa comunicação no ambiente de trabalho.

Ao reconhecer que cada um pode oferecer alguma coisa que possa ajudar no cumprimento de tarefas, se torna muito mais fácil interagir, descobrir novas coisas e adquirir mais conhecimento.

Para fazer esse tipo de ação é necessário que, primeiro, exista uma atividade de reconhecimento.

Reconhecer que você tem algo a oferecer e que outras pessoas podem aprender com você e assim entender que os outros funcionários também possuem conhecimentos que podem ser passados para os colegas de trabalho, a comunicação no ambiente de trabalho se torna mais interessante para ambos os lados.

Valorização de habilidades

Com o avanço da tecnologia é essencial ter pessoas que saibam lidar com e-mails, aplicativos de mensagens e afins (esta é uma característica da nova geração), mas também é necessário reconhecer que os demais possuem outras habilidades que a atual geração, talvez, desconheça.

Essa valorização de habilidades de ambas as gerações leva a empresa a dispor de uma grande carga de conhecimento, montar equipes de pessoas de diferentes gerações é uma boa oportunidade para fazer com que exista interação, troca de interesses e muito mais comunicação no ambiente de trabalho.

Palestras para os funcionários

Investir em palestras é outra boa alternativa para que os funcionários venham a dialogar, trocar ideias e consequentemente melhorar o processo de comunicação no ambiente de trabalho.

Havendo respeito entre as gerações (e claro, trazer palestras sobre esta temática), companheirismo e amizade, cria-se a oportunidade de aproximar os funcionários de diferentes gerações através das emoções.

Desenvolvimento da gentileza

Um dos problemas na hora da comunicação no ambiente de trabalho entre pessoas de diferentes gerações é a ausência da empatia e gentileza.

Achar que uma geração é superior ou inferior a outra por motivo x ou y é uma perda de tempo, como já foi dito, todas as gerações possuem conhecimentos interessantes a oferecer, misturando isso a empresa só tem a crescer.

Para concluir, comunicação no ambiente de trabalho se trata de uma das bases para um ambiente de trabalho saudável e para que uma empresa desenvolva uma atividade produtiva, e principalmente para que os funcionários vejam o lado positivo de conviver com pessoas de ideias e visões diferentes, desenvolvendo um bom trabalho e destacando a empresa no mercado.

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