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5 estratégias de gestão de negócios essenciais para sua empresa

Uma boa gestão de negócios faz toda a diferença quando a proposta é alavancar o desenvolvimento e os resultados de uma empresa.

Não é à toa que cada vez mais, existem pesquisas, conteúdos e diretrizes que abordam a importância do planejamento estratégico como um fator que afeta o desenvolvimento dos negócios.

Da organização logística à definição de metas e acompanhamento de  performance, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar aspectos da gestão de um empreendimento e trazer soluções para colaboradores e proprietários no dia a dia.

Independentemente do segmento, organização é o primeiro passo para que um bom trabalho de gestão seja desenvolvido na rotina das empresas.

Quer saber mais sobre o assunto ou deseja implementar melhorias no seu negócio e não sabe por onde começar?

Leia esse artigo e descubra 5 estratégias de gestão de negócios que são essenciais para sua empresa.

1. Elabore um bom planejamento estratégico

Das grandes empresas de usinagem aos micro empreendimentos, nada avança sem um bom planejamento de estratégias.

Na prática, isso quer dizer que, além da proposta de valor do seu negócio, você deve pensar nas ações práticas que vão nortear o trabalho e proporcionar bons resultados para a empresa.

Uma técnica para elaboração de planos estratégicos é imaginar mais de um cenário da empresa, como o ideal, o realista e o problemático.

Dessa forma, os gestores conseguem fazer projeções mais completas, tanto em relação aos bons resultados quanto nos que não são tão interessantes assim.

Lembre-se que  o planejamento estratégico é o coração de toda empresa.

Afinal, é a partir dessa metodologia que capitais financeiros e materiais são definidos, bem como as demandas são organizadas a fim de promover aperfeiçoamentos, oportunidades ou identificar problemas que travam o negócio.

É muito importante valorizar essa intervenção, afinal, o planejamento estratégico serve também para as seguintes ações:

  • Criação de um panorama de metas;
  • Organização da proposta de valor de forma coerente;
  • Organização das ações estratégicas;
  • Identificação de falhas e oportunidades de melhoria.

2. Aposte na gestão de pessoas

Para que uma empresa funcione, é importante que os seus colaboradores se sintam motivados e engajados na rotina de trabalho.

Por isso, investir no departamento de gestão de pessoas é uma ação bastante eficaz para identificar gargalos nesse processo e oportunidades de melhoria do ambiente.

Além de questões essenciais como a oferta de um plano de carreira e dos benefícios que podem atrair os talentos, é importante que a equipe responsável pela gestão de pessoas faça uma análise das necessidade práticas que o negócio pode ter.

Em uma indústria, por exemplo, a utilização de botas de segurança do trabalho e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) é uma obrigatoriedade prevista nas normas reguladoras do Ministério do Trabalho.

Cabe à empresa entender o quanto essas diretrizes são importantes e investir em ações para proporcionar um ambiente de trabalho seguro, adequado e agradável para os colaboradores.

Esse é um pilar importante da gestão de um negócio, pois quando uma empresa deixa de cumprir as obrigatoriedades legais ou não se preocupa com a saúde ocupacional, existem várias consequências negativas que podem surgir.

Veja algumas na lista abaixo:

  • Aumento do número de acidentes de trabalho;
  • Baixo engajamento de colaboradores;
  • Baixa capacidade de retenção de talentos;
  • Problemas internos de organização.

Por isso, fica a dica de investir em um bom ambiente de trabalho.

São estratégias para alavancar esse processo: instalação de escada marinheiro com guarda corpo em situações que envolvem o trabalho em lugares altos.

Assim como, pesquisas de clima organizacional, capacitação de colaboradores, oportunidades de plano de carreira, entre outras.

Quando essas ações são priorizadas, o resultado é uma equipe mais produtiva e acredite, isso influencia  a capacidade de produção do seu negócio.

Portanto, é algo que reflete também nos recursos financeiros e materiais da empresa, além da capacidade de gerar lucro.

3.  Organize a logística do negócio

Outro setor que pode trazer muitos impactos para a operação de uma empresa é o que envolve questões logísticas.

Nichos de atuação específicos como o das transportadoras e dos serviços de entrega que o digam.

Afinal, há uma série de especificidades quando a proposta é transportar mercadorias e assim, fortalecer transações comerciais inteligentes.

Seja para uma entrega de encomenda ou para a solução de situações como a dos fabricantes de esteiras transportadoras em relação à logística.

Você pode  estudar possibilidades como a implementação de softwares de gestão, além de outras técnicas.

Atualmente é tendência a busca por fretes com despesas rateadas, mas não dá para esquecer de outras soluções como a implementação de softwares de gestão e análise inteligente dos dados para redução de custos.

4.  Fortaleça a ação dos times de vendas e marketing

Todos os departamentos de uma empresa precisam de investimentos, certo?

Por isso, pensar em estratégias que fazem a receita do negócio aumentar é uma forma de construir uma boa gestão financeira e, consequentemente, isso irá afetar a tomada de decisão.

Quando o desafio envolve dinheiro, saber valorizar o papel do time de vendas junto à equipe de marketing é muito importante. Ambos os times podem ajudar na prospecção, fidelização e retenção do cliente.

Não importa se a empresa se enquadra em um nicho diferenciado e tem como produto algo bastante específico como reagentes para laboratório ou se a proposta é mais comum.

Uma boa gestão das ações de vendarketing (termo cunhado por especialistas que estudam a conexão das áreas de marketing e vendas) é algo que impacta na empresa como um todo.

Por isso, é importante investir nessas áreas de forma sinérgica e complementar.

Afinal, enquanto a equipe de vendas é focada na realização dos atendimentos, o departamento de marketing cria conexões e agrega valor ao produto da sua empresa.

Ao mesmo tempo em que fortalece ações de posicionamento, relacionamento com os clientes, entre outras abordagens.

De forma geral, a qualidade da gestão desses dois departamentos está relacionada com alguns aspectos da organização. São eles:

  • Geração de receita;
  • Posicionamento da empresa;
  • Análise de oportunidades e lacunas em relação à concorrência;
  • Gestão de relacionamento com o cliente;
  • Construção de proposta de valor;
  • Construção de posição de autoridade e credibilidade no mercado.

Vale lembrar que esses dois trabalhos de gestão são complementares entre si, além de se relacionarem com outros setores.

Vamos supor que um e-commerce internacional realiza um trabalho conjunto de marketing com o time de vendas para elevar o faturamento.

Você pode ter embalado o item da forma certa e ter feito tudo conforme o exigido, mas ainda assim existem situações específicas que podem afetar a entrega da mercadoria.

Uma delas, no caso de envio internacional é o desembaraço aduaneiro, o processo de liberação de uma mercadoria que ficou presa na alfândega.

Mais uma vez, cabe reforçar a importância da gestão de processos com um olhar holístico, capaz de englobar os diferentes problemas e soluções imediatas em relação às relações comerciais.

5.  Use ferramentas para analisar o desempenho

Não existe evolução sem criação de metas e objetivos. Por isso, uma dica para quem deseja fazer um bom trabalho é investir na gestão de KPIs ou métricas.

Elas que, essencialmente, são indicadores de desempenho que podem ser modelados de acordo com a atividade ou o setor da empresa.

Digamos que os objetivos de um grande salão de beleza nos próximos seis meses é otimizar o tempo que cada profissional precisa para realizar sua atividade.

A implementação de equipamentos como o carrinho auxiliar manicure e outros materiais de apoio é uma forma de alcançar esse objetivo.

No entanto, para mensurar se essa ideia deu certo de fato, é interessante contar com ferramentas de análise de desempenho neste período.

É neste ponto que a gestão dos KPIs assume um papel muito importante para que a empresa avalie os erros e acertos e reflita sobre o que precisa melhorar para atingir seus objetivos.

Implementar esse tipo de ação é algo que vale não só para a criação de um novo projeto ou meta, mas também é uma forma de saber o que de fato funciona ou não dentro do empreendimento.

Um exemplo de situação neste contexto é quando um negócio decide avaliar sua capacidade de gerar segurança para os colaboradores em si.

Na prática, isso quer dizer que é necessário confirmar a validade de licenças como o laudo AVCB consulta que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ligado à infraestrutura física da empresa.

Além do projeto contra incêndio, das medidas de prevenção de acidentes de trabalho, entre outras ações.

A combinação da análise da performance da empresa nesse aspecto juntamente com uma gestão de informações relacionadas ao tema é essencial para avaliar se a empresa está em um bom caminho ou precisa rever a estratégia.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as estratégias de gestão que podem ser implementadas em sua empresa, é hora de colocar a inspiração em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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