Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Capacete para Segurança do trabalho

Qual o papel da comunicação empresarial na segurança do trabalho?

O público interno de uma empresa é muito importante, por isso, é necessário investir em maneiras de garantir a segurança do trabalho.

Mais do que isso, a segurança no ambiente de trabalho é um direito dos trabalhadores e as organizações devem estar atentas a isso. Garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro não apenas protege o colaborador, mas torna a produtividade melhor.

Existem muitas atividades que expõem os trabalhadores a algum tipo de risco, e é papel da empresa conscientizar os seus profissionais acerca desses riscos e de como evitar acidentes.

Um acidente, por menor que seja, pode representar muitos prejuízos ao trabalhador e também muita dor de cabeça para a organização.

Por se tratar de uma conscientização que deve partir do empregador, se um acidente acontece porque o funcionário não foi bem orientado ou porque faltaram equipamentos de segurança, os prejuízos são ainda maiores.

Além de conscientizar sobre a importância e os cuidados necessários, as empresas devem fornecer equipamentos de proteção individual obrigatórios. Para não errar e garantir a segurança dos trabalhadores, é preciso estar atento a todas as normas.

Neste artigo, nós vamos falar sobre o que é comunicação empresarial, sua relação com a segurança do trabalho e dar dicas sobre algumas estratégias de comunicação empresarial visando a segurança do trabalho.

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial mudou muito nos últimos anos. Mas, de forma resumida, essa comunicação está relacionada a estratégias utilizadas pelos mais variados portes de empresas para atingir seus objetivos.

Alguns desses objetivos pode ser o aumento de sua credibilidade, melhoria da imagem da organização, melhoria de resultados e crescimento dos lucros. No entanto, a internet trouxe muita concorrência a todos, por isso o foco da comunicação empresarial tem se expandido.

Não se trata apenas de uma maneira de se destacar para o público externo, mas também para seu público interno.

Reter talentos é fundamental para as organizações, pois as concorrências não existem apenas a nível de espaço no mercado, mas também em relação ao quadro de funcionários.

Para a sobrevivência e manutenção das empresas, é fundamental que ela saiba se comunicar com seu público interno, ou seja, com seus colaboradores.

Isso porque eles são parte fundamental para que uma organização desempenhe o seu papel na sociedade e, também, como fornecedora de um bem, produto ou serviço.

Os gestores são parte fundamental nessa comunicação, além de pessoal estrategicamente escalado para ajudar nessa comunicação.

A comunicação empresarial pode ser aplicada para diversas finalidades e para qualquer tipo de organização seja esta com ou sem fins lucrativos. E o público interno é um dos principais a quem a comunicação empresarial se dirige.

Dos colaboradores e de seu bom trabalho depende a empresa. Portanto, é necessário que a organização seja tão boa para eles quanto é para seus clientes.

Dessa maneira, a comunicação empresarial traz diversos benefícios para a organização, como:

  • Evita rumores e fofocas;
  • Faz o colaborador se sentir valorizado;
  • Abre espaço para sugestões;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora o clima organizacional.

A comunicação dentro da empresa pode ser usada para os mais diversos assuntos, dentre eles a segurança do trabalho.

Comunicação empresarial e segurança do trabalho

A segurança do trabalho é regulamentada por uma série de normas que devem ser respeitadas pelas empresas.

Por exemplo, o quadro II da NR 4 diz que a partir de 50 funcionários, uma empresa está sujeita à constituição do SESMT.

Sendo assim, empresas que tenham um quadro de funcionário acima de 50, precisam ter funcionários integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

A comunicação também é parte fundamental para essa segurança. Uma fabricante de tubo schedule, por exemplo, precisa investir na comunicação como uma chave para a prevenção de doenças e acidentes provenientes de atividades realizadas dentro da organização.

É importante que a empresa conte com uma equipe destinada a essa comunicação, para conscientizar os trabalhadores e garantir que todas as medidas necessárias para segurança do trabalho sejam cumpridas.

Muitos gestores acreditam que se comunicam o suficiente com seus colaboradores, e que as informações podem ser passadas de uns para os outros de maneira eficiente. Isso não é verdade.

Uma fabricante de bobina térmica para relógio de ponto, por exemplo, precisa, antes de implantar essa comunicação, planejá-la muito bem. Não planejar é um grave erro que pode ter consequências terríveis.

É por meio do planejamento que a empresa identifica falhas e acertos, todas as informações que precisam ser passadas e todos os critérios em segurança do trabalho que precisam ser esclarecidos com os colaboradores.

Esquecer-se de alguma informação ou não transmiti-las por completo quando o assunto é a segurança do trabalho pode provocar acidentes que prejudicam o trabalhador, inclusive podendo provocar a sua morte.

A comunicação empresarial nesse ponto precisa ser elaborada por uma equipe dedicada exclusivamente a isso. Realizar treinamentos também é importante, assim como reciclagens.

Uma empresa fabricante de escadas possui muitos funcionários porque a procura por escada marinheiro com guarda corpo na internet é grande. Por conta disso, é natural que tenha muitos colaboradores.

Estes fazem uso de materiais diversos para a fabricação dessas escadas e muitos podem apresentar riscos para a saúde e integridade física do profissional. A comunicação empresarial tem como papel orientar sobre o uso das ferramentas.

A conscientização e a prevenção contra terríveis acidentes dependerão exclusivamente de uma boa comunicação empresarial, no que diz respeito à segurança do trabalho.

Para que essa comunicação seja efetiva e compreendida por todos os colaboradores, algumas estratégias em comunicação devem ser colocadas em prática.

Estratégias em comunicação empresarial para segurança do trabalho

A segurança no trabalho, como já vimos, é um direito do trabalhador e uma obrigação das empresas. Principalmente as industriais, como uma empresa de hidrojateamento industrial, precisam estar atentas a todas as normas.

Existem diversas estratégias focadas nesse tipo de comunicação empresarial que podem ser adotadas por todos os perfis de empresa.

Treinamentos são uma excelente estratégia para esclarecer os colaboradores. Eles permitem uma visão real dos riscos de todas as atividades, estimulam atitudes positivas e construtivas e ressaltam as necessidades de cada tarefa.

Campanhas também são excelentes estratégias de comunicação empresarial voltada à segurança do trabalho. Fabricantes de lentes podem realizar atividades que apresentem algum tipo de risco.

Para oferecer o melhor produto para os consumidores que vão pesquisar sobre lentes esclerais, elas precisam primeiro pensar na segurança e na qualidade de vida de seus colaboradores, e as campanhas são muito eficientes nisso.

Elas estimulam a comunicação sobre acidentes e transmitem confiança para os colaboradores que tenham receio em denunciar situações irregulares.

Outra maneira é por meio de banners. Espalhar banners pelas empresas torna acessível e compreensível todas as informações. Para estender essas informações para fora da empresa, investir em vídeos no site da organização também é uma boa estratégia.

Por exemplo, uma grande empresa fabricante de tubos de aço pode disponibilizar, em seu website, um curso de algumas horas para informar e reforçar temas relacionados à segurança, uso de equipamentos, riscos entre outros.

O colaborador pode fazer o curso em casa ou a empresa pode separar algumas horas da semana para a realização. Para reforçar informações importantes e também preparar novos colaboradores, esta é uma excelente estratégia.

Mapear locais da empresa que apresentem riscos de acidentes, intoxicação, vazamentos, inflamáveis entre outros. Também é uma maneira de comunicação empresarial contra acidentes de trabalho.

Identificar esses territórios de maneira chamativa, usando cores, cartazes e placas certamente diminuirão os riscos de acidentes. Todo tipo de empresa pode usar esse tipo de comunicação.

Uma tradutora, que conta com muitos profissionais e onde a procura por tradução juramentada é grande, pode sinalizar escadas, áreas externas dentre outros. Quedas em escadas e banheiros não sinalizados também se configuram acidente de trabalho.

Por fim, outra estratégia é publicar relatórios sobre as medidas tomadas para garantir a segurança dos colaboradores. Isso prova o comprometimento da organização e as realizações alcançadas.

Imaginando que uma fabricante de grampeador pneumático para madeira tenha usado todas as estratégias mencionadas neste artigo, com certeza ela obteve muitos resultados positivos ao longo do ano.

Colocar tudo isso em um relatório no final do ano, antes do recesso ou das festas e expô-lo será como um presente para os colaboradores.

Eles verão com os próprios olhos todos os esforços da empresa ao longo do ano para garantir sua segurança.

Isso se transforma em reconhecimento e traz mais motivação. E tudo isso só foi possível porque houve um árduo trabalho de comunicação empresarial voltada para a segurança do trabalho.

A satisfação dos colaboradores se transformará em motivação para trabalhar melhor, com segurança e fazer a empresa crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Acidente de trabalho, Prevenção de acidentes, Segurança do trabalho, Trabalho seguro
Dinâmicas de grupo: ferramenta para desenvolver pessoas e eliminar acidentes de trabalho
5 estratégias de gestão de negócios essenciais para sua empresa

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.