Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Palestras SIPAT

Vale a pena investir em palestras SIPAT para minha empresa?

SIPAT online

O que você sabe a respeito das palestras SIPAT? Provavelmente já ouviu falar, mas não conhece exatamente do que se trata. Uma das principais questões que você precisa entender é que esse evento pode ser indispensável para a sua empresa.

Esse tipo de investimento deve ser realizado de forma estratégica para trazer bons frutos para o negócio. Foi justamente pensando nisso que listamos os principais pontos para organizar uma excelente SIPAT. Confira!

O que significa SIPAT?

A sigla se refere à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, período previsto na Portaria n.º3.214, NR-5, item 5.16 e que deve obrigatoriamente ser dedicado em todas as empresas.

De modo geral, a SIPAT tem como objetivo promover o conhecimento e conscientizar os colaboradores quanto à saúde ocupacional, segurança no local de trabalho e prevenção de acidentes. Aqui, palestras, dinâmicas, gincanas e sorteios são alguns exemplos de atividades.

Não existe uma obrigatoriedade quanto ao número mínimo de funcionários para que a SIPAT seja considerada válida. Contudo, sua realização independe do tamanho da empresa.

Como surgiu a SIPAT?

A semana tem sua origem no ano de 1971, a partir do decreto 68.255, onde foi instituída a Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A motivação surgiu por causa do alto índice de trabalhadores acidentados na época.

Dinâmicas para SIPAT

Quando ela deve ser realizada?

Não existe nenhuma exigência na NR-5 referente à data de realização do evento, porém, é necessário que ela seja feita durante a vigência dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA). Assuntos como alcoolismo, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, acidentes e saúde fazem parte da “programação obrigatória” da semana. No entanto, fica a critério da empresa a forma como esses temas serão abordados.

O que deve ser considerado na SIPAT?

Primeiramente, é importante ressaltar que todas as reuniões devem ser registradas pela CIPA. Esse registro deve conter a lista de presença, as atividades realizadas, os palestrantes e demais informações. Outro ponto é que não existe lei que define os temas obrigatórios para a semana.

O evento é comumente organizado por profissionais de RH ou técnicos de segurança do trabalho. Para obter ótimos resultados, a contratação de uma empresa especializada também é uma ótima opção.

Como organizar a SIPAT?

O evento deve ser planejado com antecedência, uma vez que é necessário fazer uma análise da organização para trabalhar os temas mais relevantes de acordo com a demanda dos gestores. É importante ficar atento aos seguintes fatores:

  • quem será o responsável por promover a SIPAT;
  • qual membro será o coordenador;
  • como será a divisão de tarefas;
  • qual será a data de realização;
  • quem serão os responsáveis por preparar e apresentar as atividades.

Lembre-se de que a divulgação é um passo crucial para o engajamento da equipe, por isso, utilize de formas criativas para envolver os profissionais.

Como podemos perceber, o evento envolve assuntos de grande relevância para a saúde e segurança dos colaboradores, que se sentem mais motivados ao trabalharem bem informados e com menores riscos físicos e mentais.

Entendeu como funcionam as palestras SIPAT? Se você quer aprender mais sobre prevenção de acidentes e demais informações importantes para a saúde da sua equipe, entre em contato com nossa empresa agora mesmo!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , , ,
Reportar riscos: devo investir na evolução da comunicação para evitar acidentes?
SIPAT: Qual a importância na formação do trabalhador?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.