O que você sabe a respeito das palestras SIPAT? Provavelmente já ouviu falar, mas não conhece exatamente do que se trata. Uma das principais questões que você precisa entender é que esse evento pode ser indispensável para a sua empresa.
Esse tipo de investimento deve ser realizado de forma estratégica para trazer bons frutos para o negócio. Foi justamente pensando nisso que listamos os principais pontos para organizar uma excelente SIPAT. Confira!
O que significa SIPAT?
A sigla se refere à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, período previsto na Portaria n.º3.214, NR-5, item 5.16 e que deve obrigatoriamente ser dedicado em todas as empresas.
De modo geral, a SIPAT tem como objetivo promover o conhecimento e conscientizar os colaboradores quanto à saúde ocupacional, segurança no local de trabalho e prevenção de acidentes. Aqui, palestras, dinâmicas, gincanas e sorteios são alguns exemplos de atividades.
Não existe uma obrigatoriedade quanto ao número mínimo de funcionários para que a SIPAT seja considerada válida. Contudo, sua realização independe do tamanho da empresa.
Como surgiu a SIPAT?
A semana tem sua origem no ano de 1971, a partir do decreto 68.255, onde foi instituída a Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A motivação surgiu por causa do alto índice de trabalhadores acidentados na época.
Quando ela deve ser realizada?
Não existe nenhuma exigência na NR-5 referente à data de realização do evento, porém, é necessário que ela seja feita durante a vigência dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA). Assuntos como alcoolismo, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, acidentes e saúde fazem parte da “programação obrigatória” da semana. No entanto, fica a critério da empresa a forma como esses temas serão abordados.
O que deve ser considerado na SIPAT?
Primeiramente, é importante ressaltar que todas as reuniões devem ser registradas pela CIPA. Esse registro deve conter a lista de presença, as atividades realizadas, os palestrantes e demais informações. Outro ponto é que não existe lei que define os temas obrigatórios para a semana.
O evento é comumente organizado por profissionais de RH ou técnicos de segurança do trabalho. Para obter ótimos resultados, a contratação de uma empresa especializada também é uma ótima opção.
Como organizar a SIPAT?
O evento deve ser planejado com antecedência, uma vez que é necessário fazer uma análise da organização para trabalhar os temas mais relevantes de acordo com a demanda dos gestores. É importante ficar atento aos seguintes fatores:
- quem será o responsável por promover a SIPAT;
- qual membro será o coordenador;
- como será a divisão de tarefas;
- qual será a data de realização;
- quem serão os responsáveis por preparar e apresentar as atividades.
Lembre-se de que a divulgação é um passo crucial para o engajamento da equipe, por isso, utilize de formas criativas para envolver os profissionais.
Como podemos perceber, o evento envolve assuntos de grande relevância para a saúde e segurança dos colaboradores, que se sentem mais motivados ao trabalharem bem informados e com menores riscos físicos e mentais.
Entendeu como funcionam as palestras SIPAT? Se você quer aprender mais sobre prevenção de acidentes e demais informações importantes para a saúde da sua equipe, entre em contato com nossa empresa agora mesmo!