Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

trabalho seguro o que é

Trabalho seguro: como eliminar os acidentes de trabalho

SIPAT online

Um ambiente de trabalho seguro é fundamental para preservar a saúde dos trabalhadores e eliminar os riscos de acidentes. Para garantir um ambiente seguro, as empresas devem seguir normas de segurança do trabalho, bem como repassar orientações para os seus funcionários, seja em forma de treinamento ou através de ações como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

Normas de segurança do trabalho

As normas de segurança são fundamentais para evitar a ocorrência de acidentes e criar um ambiente de trabalho mais seguro. Por esse motivo, é importante que as empresas estejam operando sempre de acordo com as normas. Entre as normas de segurança que devem ser seguidas estão:

  • Norma Regulamentadora n°2

A Norma Regulamentadora n°2 exige que o ambiente de trabalho seja vistoriado e aprovado por agentes do Ministério do Trabalho e Emprego. Quando aprovado, a empresa recebe um Certificado de Aprovação de Instalações (CAI) que garante que o ambiente atende as condições necessárias para o seu funcionamento.

O CAI deve ser solicitado não só no momento de abertura da empresa, como também quando houver modificações relacionadas a estrutura e equipamentos.

  • Norma Regulamentadora n°5

Já a Norma Regulamentadora de n°5 estabelece a obrigatoriedade da criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que deve ser formada por colaboradores da própria empresa. É função da CIPA identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho e promover formas de prevenção.

  • Norma Regulamentadora n°6

Sendo de suma importância para prevenção de acidentes, a Norma Regulamentadora n°6 exige que a empresa forneça de forma gratuita e em bom estado Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para que os funcionários executem suas atividades.

Além do fornecimento, cabe a empresa também disponibilizar capacitação e treinamentos para o uso correto dos equipamentos para que assim seja possível evitar a ocorrência de acidentes.

  • Norma Regulamentadora n°16

Diferente das demais, a Norma Regulamentadora n°16 se trata de um adicional de 30% do salário para os trabalhadores que executam as suas atividades em condições perigosas que podem comprometer a sua integridade. Como é o caso dos trabalhadores que lidam com produtos inflamáveis, explosivos e energia elétrica.

Dinâmicas para SIPAT
  • Norma Regulamentadora n° 26

A Norma Regulamentadora n°26 é responsável por regular as sinalizações de segurança no ambiente de modo a evitar a ocorrência de acidentes de trabalho. É fundamental que os funcionários conheçam as sinalizações e estejam atentos a ações que possam comprometer a sua integridade física.

Importância da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

A SIPAT é um evento obrigatório anual estabelecido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que busca conscientizar os trabalhadores sobre as medidas de segurança necessárias para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Geralmente os assuntos relacionados a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais são abordados por meio de palestras, treinamentos ou até atividades recreativas como dinâmicas e gincanas que possibilitam uma interação maior com os colaboradores.

Assim, por meio da SIPAT é possível reforçar as ações de segurança de maneira mais lúdica, sendo melhor assimiladas pelos colaboradores. Além de despertar nos empregados atitudes de vigilância, promovendo uma cultura de prevenção na empresa. Isso sem mencionar que através da SIPAT é possível trazer novas experiências e práticas sadias de convivência e trabalho em equipe.

Dentre os temas que podem ser abordados na SIPAT estão: uso adequado e importância dos equipamentos de segurança; práticas de combate a incêndio; importância das sinalizações de segurança; ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais; cuidados com a ergonomia; medidas de primeiros socorros; ruídos e seus efeitos ao organismo.

Devido a relevância da SIPAT na prevenção de acidentes de trabalho, é importante que seja amplamente divulgada por meio de murais e canais da internet de modo a conseguir o engajamento dos empregados. É fundamental reforçar na divulgação que se trata de um evento único que aborda assuntos de extrema importância para a saúde, bem-estar e integridade física dos funcionários.

Portanto, torna-se cada vez mais necessário que as empresas sigam as normas de regulamentação bem como promovam eventos como a SIPAT para que assim seja possível reduzir o número de acidentes e tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todas.

Agora que você já sabe como eliminar os acidentes de trabalho, por que não conferir mais conteúdos como esse no nosso blog?

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Acidentes de trabalho: dicas importantes para eliminá-los em 2022
Cultura de segurança: o que faz parte dela e qual a sua importância?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu