A Portaria 3.275/89 do Ministério do Trabalho enumera, pelo mesmo, dezoito atividades que o Técnico de Segurança do Trabalho deve executar.
Entre as responsabilidades desse profissional está, em resumo, a de aplicar soluções por meio de análises de risco e tratar de forma preventiva todas as possibilidades de acidente ou doenças ocupacionais.
Claro que isso implica em se comunicar, tanto para propor soluções ao empregador, como para dialogar com o empregado. Neste último caso, o contato é muito mais próximo e permanente, uma vez que o trabalho de conscientização e treinamento é diário.
Oratória x desenvolvimento de equipes
Saber prender a atenção do espectador não é apenas importante para emitir a informação que se pretende repassar. É também ensinar, conscientizar, passar conhecimento e ajudar a contribuir para a ação de agentes.
Na área de Segurança do Trabalho é ainda mais fundamental a oratória, uma vez que é, a partir desse processo de diálogo com a equipe, que o grupo poderá trabalhar melhor para reduzir os riscos de acidentes do trabalho, internalizando os procedimentos e aprimorando as técnicas de prevenção.
Por isso, o profissional de Segurança do Trabalho precisa estar preparado para encarar palestras e treinamento, tanto do ponto de vista do conteúdo como em termos de técnicas de oratória.
Estudar o conteúdo para torná-lo mais atrativo com esquemas de gráfico, desenho, mapas e dinâmicas, aliado a um discurso bem preparado com algumas técnicas da oratória, com certeza vão tornar o conhecimento repassado muito mais proveitoso e consolidado para a plateia de colaboradores.
O poder da oratória
Daí vem a importância da oratória. Afinal falar em público exige técnica e desenvoltura, ainda mais quando se trata de lidar com pessoas, com colaboradores e equipes de trabalho. Para isso, além do conhecimento da área, é preciso adotar algumas técnicas.
Para dar uma mãozinha a você, Técnico em Segurança, que precisa ministrar palestras e treinamentos diariamente, resolvemos trazer algumas dessas técnicas para contribuir um pouco para o seu dia a dia.
E se ao final quiser conhecer mais sobre esse e outros assuntos. Acesse https://realizartepalestras.com.br/ e conheça mais do trabalho desta empresa que tem como um dos seus objetivos o foco no desenvolvimento de cada participante.
Treine a oratória
Mesmo que você esteja acostumado a fazer apresentações constantemente é fundamental treinar sempre que possível. A prática é o elemento básico e nunca deve ser menosprezado. Tenha sempre a sua apresentação memorizada, elabore as perguntas que possam surgir, treine na frente do espelho, tente apresentar para familiares ou amigos, enfim, não se permita estar “enferrujado”.
A postura
A postura é outro aspecto que não pode ser deixado de lado. Até porque, antes de pronunciar qualquer palavra, sua postura já começa a falar tudo a seu respeito. Assim, uma coluna não ereta, movimentações apressadas e muitos gestos com as mãos podem indicar ao espectador sentimentos como falta de confiança ou desleixo. Por isso, evite essas práticas.
Olhe no olho
A atitude simples de olhar para o público aumenta o nível de atenção e estabelece uma relação de credibilidade e segurança entre o falante e o ouvinte. Por isso, nada de falar olhando para o chão ou para o teto quando estiver falando. Afinal, o que eu você tem a dizer é muito importante e interessa à plateia e, para elas entender isso, vai precisar sentir confiança no emissor.
Espero que as dicas listadas faça com que você consiga transmitir cada informação com eficiência! Aproveite e compartilhe este artigo com seus pares! E se ainda não assinou nosso newsletter, faça isso agora mesmo!