O técnico de segurança do trabalho é o elo entre a teoria que visa garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e a prática exercida por eles. Porém, para que esse elo seja firme, coerente e assertivo é necessário estar atento a algumas questões.
Neste artigo, selecionamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar a comunicação do(a) técnico(a) de segurança do trabalho com a sua equipe.
Continue a leitura deste texto e alcance os seus objetivos a partir do seu discurso!
Falar é bom, mas escutar é fundamental
A equipe de trabalhadores sabe que você é a figura que representa os conhecimentos sobre a saúde e segurança no ambiente de trabalho, mas isso não significa que a sua voz deve ser a única a tratar sobre esse assunto. Por isso, a nossa primeira dica é: escute o que os empregados têm a dizer.
Muitas vezes, buscamos métodos de como melhorar a nossa comunicação, mas raramente pensamos em como escutar melhor. Lembre-se que da sua equipe podem vir críticas que visam a melhoria e sugestões surpreendentes que podem ajudá-lo a perceber riscos e posturas profissionais que prejudicariam o seu trabalho e, consequentemente, a empresa.
Escutar é abrir espaço para ser escutado em outro momento.
Seja explícito: a sua fala deve ser entendida por todos
O nosso discurso é como as roupas que usamos: para trabalhar, de forma geral, nos vestimos socialmente. Para ir à praia, usamos maiô, sunga, biquíni e afins.
Dessa mesma maneira deve ser a nossa fala. Se você está conversando com o diretor da empresa ou com outro profissional da sua área de formação, muito provavelmente, eles entenderão os termos técnicos, as complexas analogias e, portanto, conseguirá estabelecer um diálogo.
Mas, será que usando esse mesmo discurso com a equipe operacional você também será entendido como espera? Aqui entra a ideia de que o discurso é como a nossa escolha de roupa.
Nesse cenário, selecione palavras mais simples, tente partir do cotidiano do trabalhador, tente usar uma linguagem acessível, pois só assim uma comunicação sem ruídos será estabelecida.
A primeira dica de “escutar” é importantíssima para que esta seja colocada em prática.
Repasse o que foi conversado
A fim de comprovar que a sua equipe de trabalho entendeu o que foi dito por você, aplique a ideia da brincadeira de telefone sem fio. (Evidencie que o objetivo é fazer circular exatamente o que foi tratado, mas na linguagem que o funcionário considerar mais objetiva).
Você pode pedir que o membro de um turno explique a um de outro turno o que foi abordado na reunião, o que deve ser feito etc. Esteja presente para avaliar como o seu discurso está sendo entendido e repassado. Com isso, você poderá identificar os pontos que você está falhando e, até mesmo, revisar a sua didática de conversar com o time.
Converse sobre temas diversos
Uma outra forma de melhorar a comunicação com a equipe de trabalho é conversando sobre temas diversos. Ou seja: tente estabelecer diálogos sobre temas do dia a dia. Por exemplo: clima, como foi o final de semana, o que ele fazia antes do emprego atual etc.
Criar uma conexão com a equipe é muito bom, pois ajuda a eliminar a tensão quando chegar o momento de tratar assuntos ligados estritamente ao ambiente de trabalho.
Invista nessas dicas e alcance os seus objetivos usando a sua fala.
Você conhece outras dicas que podem ajudar a melhorar a comunicação com a equipe? Compartilhe este texto e fale sobre a sua percepção deste tema.
Caso haja alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco!
1 Comentário. Deixe novo
Muito bom, ideias fluem na minha mente.
Mas tenho uma pequena dificuldade em colocá-las para fora.