Todo técnico de segurança do trabalho precisa saber que o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais especializados e atualizados. Por isso, mesmo que você tenha anos de experiência ou um emprego fixo, você não deve ficar na zona de conforto ou achar que basta uma formação e já está tudo garantido. Isso é um engano!
Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas de cursos e treinamentos que você, técnico de segurança do trabalho, pode fazer para estar sempre um passo à frente do que o mundo profissional busca.
Técnico de Segurança do Trabalho: atenção ao que o mercado pede
A nossa primeira dica é: PESQUISE! Sim. Antes de decidir no que você vai investir o seu tempo e o seu dinheiro faça uma análise de quais qualificações as empresas da sua região tem solicitado. Sabe aquela empresa que você sonha em trabalhar? O que você precisa ter para se tornar um funcionário dela? O caminho é basicamente esse.
Começamos com essa dica para despertar em você o hábito de estar antenado ao que acontece na sua área de formação. Saiba onde você quer chegar e escolha o caminho até lá.
CIPA
Se você pretende trabalhar ou já está inserido em uma empresa que possui mais de 20 funcionários, saiba que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é obrigatória para elas.
Portanto, para que você domine efetivamente este assunto, você pode investir em um curso da NR5. Com ele, você estará apto para entender desde a etapa da formação da CIPA até os assuntos relacionados ao sindicato e ao Ministério do Trabalho.
Cursos ou treinamentos das Normas Regulamentadoras
Essa dica é abrangente, mas visa ajudar a pensar no que você precisa. Como? No que você trabalha ou pretende trabalhar? Lugares fechados? Nas alturas?
Neste tópico vamos listar algumas normas que você pode se dedicar:
- Se você quer ser um especialista em como operar corretamente máquinas e equipamentos, você deve buscar cursos focados na NR12. Com a modernização e inserção de máquinas em várias atividades de trabalho é certo que o investimento na NR12 será um grande diferencial no seu currículo.
- Aqueles que gostam de trabalhar garantindo a segurança até mesmo nas alturas podem investir na NR35. É importantíssimo o profissional que tem esse tipo de trabalho dominar essa norma, pois, no Brasil, 30% dos acidentes de trabalho estão relacionados a essa atividade.
- Para preparar profissionais que trabalham em lugares fechados (tanques, bueiros etc), muitas vezes inapropriados para a presença humana, o técnico de segurança do trabalho deve investir na NR33.
O seu trabalho pode não ter sido contemplado nos exemplos acima, mas a dica mestre é: pesquise qual norma trata da atividade que você exerce e se aprofunde nela.
Técnico de Segurança do Trabalho: seja diferente, faça a diferença
Muitos profissionais investem em cursos e treinamentos para melhorar o seu desempenho profissional, mas acabam não tendo sucesso com isso. Por isso, não apenas nas Normas Regulamentadoras e nos aspectos técnicos deve ser composta a sua atualização profissional. Invista em treinamentos que te ajudarão a ser mais flexível, ajude a melhorar o relacionamento da equipe, consiga superar e contornar os momentos de crise etc.
Para que isso seja alcançado, uma ótima opção é o treinamento “A arte de fazer a diferença”. Saiba mais sobre o programa e os objetivos do curso acessando o link: https://realizartepalestras.com.br/
Tem dúvidas sobre esse assunto? Entre em contato conosco que faremos o possível para lhe ajudar!