Responsável por desenvolver práticas de segurança, implantar normas legais, inspecionar campo, elaborar planos de ação, realizar formação e conscientização do colaborador, entre outras funções, o profissional Técnico de Segurança do Trabalho desempenha um papel estratégico nas organizações.
O objetivo final dele é proporcionar um ambiente de trabalho seguro para o empregado, implantando as leis de Segurança do Trabalho dentro da empresa. Para isso, o Técnico elabora um planejamento específico que engloba ações de prevenção e saúde no trabalho, para as atividades laborais desenvolvidas na área de atuação da empresa.
Apesar de ser um profissional essencial para o desenvolvimento das ações de Segurança do Trabalho da organização, o empregador nem sempre o enxerga com bons olhos. Isso porque, ele atua para regularizar situações adversas que vão desde a criação de eventos de capacitação até a sinalização de que será preciso substituir equipamentos de segurança ou modernizar determinado campo de trabalho, o que, muitas vezes, implica em aumento de custo para o empresário.
Do outro lado, o empregado pode ver o Técnico de Segurança do Trabalho com desconfiança, por conta dos procedimentos legais que ele acaba por revisar e exigir diariamente, o que pode gerar uma antipatia por parte dos colaboradores. Para lidar com esses dois polos, e ainda estar atento às atualizações da legislação, será preciso desenvolver algumas competências.
Assumir atitudes empáticas
Para contornar esse meio de campo e estabelecer uma relação de confiança de ambos os lados, é preciso ter empatia. Compreender o perfil de cada colaborador e as reclamações que poderão gerar ações em prol de um ambiente mais seguro. Também será preciso tratar cada colaborador de maneira respeitosa, observando os mais diferentes níveis de atuação. Isso porque, em muitas situações, o técnico vai funcionar como um porta-voz do empregado, levando sugestões, expectativas e críticas ao empregador.
Ser agregador
Estimular o trabalho em equipe e torná-los um time, onde cada um tem seu papel e cada função será essencial para a entrega final com êxito. Para isso, será preciso, escutar cada um deles e incentivar os diálogos e rodas de conversa, sobre os mais diversos assuntos. Entender os modelos mentais dos colegas e realizar atividades de integração. O técnico deve se tornar o ponto de apoio do empregado.
Ter capacidade de decisão
Já dissemos que é fundamental ouvir e estabelecer uma relação de confiança com o empregado e empregador, mas isso não pode interferir no poder decisório que é peculiar à profissão. O Técnico deve ter segurança para tomar decisões, mesmo após escutar os envolvidos. Ele precisa analisar de forma sensata, sempre balizado pela lei, para apontar diretrizes para a área de atuação. Essa postura vai demonstrar a competência em definir estratégias adequadas para a organização.
Ser proativo
Conhecer bem a estrutura física da empresa em que atua. Pesquisar histórico e situações que possam comprometê-la para adotar medidas preventivas e ações que preparem a empresa para o imprevisto. Para isso, poderá contar com os colabores mais antigos, além de documentos guardados. A proatividade vai fazer com que o Técnico se antecipe a crises e imprevistos.
Manter capacitação atualizada
As NRs e legislação da área são atualizadas permanentemente. Por isso, será necessário buscar agregar conhecimento e realizar capacitação periodicamente. Além disso, o profissional deve ampliar a bagagem técnica, de olho no que o mercado vem exigindo do Técnico de Segurança do Trabalho, como a integração com o setor de Recursos Humanos e sua atuação junto à área administrativa da organização.
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4 Comentários. Deixe novo
Parabéns , excelente informações que só vem agregar mais conhecimentos.
Viciante sua forma de falar da Norma… Nota mil!!!!
Priscilla, obrigado. Conte sempre com a gente!
Essas 5 características citadas, me parece fundamentais para essa profissão. Usá-las da melhor maneira possível, é o segredo para obter o sucesso. Parabéns pela explicação.