Há apenas três meses do fim, o ano de 2020 deixou todo mundo zonzo. A pandemia do Coronavírus, que assombrou o planeta, parou empresas e economias inteiras por todas as partes.
Diante disso, a maioria das organizações teve que substituir a presença física dos colaboradores nas dependências da empresa, pelo Home office (trabalho em casa), pelo menos, naquelas que tinham como fazer dessa forma.
A pandemia ainda não foi embora, mas as restrições foram flexibilizadas, chegando, enfim, a hora de retomar todas as atividades. Claro que seguindo as novas medidas de higienização indicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
A SIPAT não foi suspensa
Apesar do ano atípico, as normas de Segurança do Trabalho continuam vigentes, inclusive, a realização da SIPAT (Semana de Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho), que é obrigatório para toda empresa que possui a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) constituída.
Mas é preciso evitar aglomeração. Até que a vacina seja aplicada, dificilmente poderemos ter eventos presenciais. Por isso, a SIPAT deve ser realizada no formato online ou a maior parte dela, se a primeira opção não for possível.
E a notícia pior (ou melhor) é: a Semana deve acontecer até o final do ano, uma vez que o evento deve ser feito, obrigatoriamente, todo ano.
Diante disso, elencamos cinco razões para sua empresa realizar a SIPAT o mais rápido possível, sem ter que responder por essa falta lá na frente.
Afinal, instruir funcionários a respeito dos riscos inerentes à atividade laboral é uma Norma prevista na Legislação Trabalhista, portaria nº 3214/78, NR 5.
1. Ficar em dia com a legislação
A legislação prevê uma série de multas para quem não cumpre as normas regulamentadores da área de SST (Saúde e Segurança do Trabalho). E elas podem variar bastante, a depender da regra que foi infringida.
Isso sem contar as possíveis indenizações por acidente do trabalho e a péssima reputação que a empresa vai ter no mercado. Pode parecer besteira em termos financeiros, mas no quesito imagem, pode gerar prejuízos financeiros incalculáveis.
2. Planejar com antecedência
Tudo bem que a antecedência nesse caso, não é a desejável, uma vez que para realizar uma SIPAT é preciso planejar cada detalhe, desde o melhor período a ser realizado, que não interfira muito naqueles dias ou meses de maior produção, até os assuntos que serão abordados e os formatos mais adequados para cada grupo.
Portanto, quanto mais rápido a empresa definir quando vai realizar a Semana, mais efetivo será o resultado. Principalmente, porque, segundo as regras de segurança para evitar o contágio da Covid-19, é necessário evitar aglomerações.
Sendo assim, será preciso realizá-la de maneira virtual. Ou seja, em plataformas digitais que precisarão ser apresentadas aos colaboradores antes mesmo do início do evento.
3. Utilizar as plataformas digitais disponíveis
Existem muitas plataformas digitais que podem ser utilizadas de maneira gratuita. Mas a escolha delas vai dependo do perfil do grupo de funcionários.
Em alguns casos, como áreas ligadas à tecnologia, por exemplo, as redes sociais poderão contribuir de forma decisiva, com a utilização de Lives e vídeos animados. O objetivo é chamar a atenção do público-alvo para as ações de segurança e saúde no trabalho.
O whatsapp também é outra tecnologia que pode ser bem aproveitada para fazer interação, gincanas e ações direcionadas a grupos de trabalho específicos.
4. Abordar novas restrições de saúde
Mais do que nunca, a SIPAT deve ser realizada. Afinal, estamos diante de uma pandemia que já contabiliza mais de 130mil mortes e muitos novos doentes a cada dia. O que nos obriga a respeitar uma série de medidas para evitar a transmissão no vírus.
Como tudo isso ainda é muito novo, a comunicação deve ser clara, objetivo e enfática para que a Covid-19 não tenha o contágio ainda mais acelerado especialmente entre os colegas de trabalho.
Por isso, a necessidade urgente de incluir as medidas de segurança contra o vírus e suas possíveis consequências, se não respeitadas.
5. Gastar menos recurso
Se há uma coisa boa para a empresa no meio de toda essa onda de doenças, mortes e prejuízos financeiros, é o fato de economizar recurso com a SIPAT online.
Isso porque, se realizada toda de maneira virtual, a Semana tende a gastar menos que o formato presencial, já que as ferramentas são mais práticas, não há impressão de material, alimentação coletiva, nem investimentos em grandes espaços ou auditórios.
Espero que o post seja bem aproveitado por você e caso esteja à procura de uma ferramenta que atenda a sua SIPAT de forma online conte com a Realizarte. Nós temos um programa de palestras completo para o seu evento. Clique aqui para conhecer!