A segurança no ambiente de trabalho é essencial para garantir o bom funcionamento da empresa e bem-estar dos funcionários, existem diversas estratégias que propagam informação e promovem a prevenção de acidentes, como a SIPAT, por exemplo.
Seu foco principal é o acesso à informação, por meio de atividades, palestras e oficinas que demonstram como evitar riscos durante a prestação de serviço, que deve ocorrer anualmente, conforme a NR5, norma regulamentadora que traz sua obrigatoriedade.
Conheça um pouco mais sobre o evento e sua importância.
O que é a SIPAT?
SIPAT é uma sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que está presente na rotina de muitas empresas, afinal, é um evento corporativo obrigatório por Norma.
Seu principal objetivo é garantir a absorção da informação acerca da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, buscando a conscientização sobre saúde e segurança.
Como o seu nome sugere, o evento deve possuir a duração de uma semana, e ocorre nas empresas e indústrias de segmentos distintos.
Quando são ofertadas palestras, seminários, atividades e demonstrações que orientam como manter a segurança durante o exercício de serviços que possuem algum tipo de risco ao funcionário, e como identificar potenciais perigos.
Como funciona a SIPAT nas empresas?
Recapitulando, a SIPAT é um evento promovido por indústrias e empresas, que ocorre uma vez ao ano, possui duração de uma semana, onde os funcionários assistem palestras e seminários e participam de atividades e demonstrações que objetivam a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Os tópicos tratados durante o evento podem ser adequados às necessidades de cada segmento ao qual a empresa pertence, conforme os riscos aos quais os funcionários estão expostos.
Além de sua obrigatoriedade ser garantida por meio da NR5, qual é a importância de realizar a SIPAT em uma empresa?
Qual a importância da SIPAT?
Apesar de sua obrigatoriedade por lei, a mesma não específica a maneira como a SIPAT deve ocorrer, deixando as empresas livres para adotar as melhores estratégias conforme seus critérios.
Porém, para garantir sua eficácia, sua organização deve ser assertiva, alternando os métodos, temas e atividades selecionadas em todos os anos, para os funcionários absorverem as informações e as coloquem em prática.
A SIPAT necessita de um planejamento, que dê ênfase nos assuntos mais relevantes para aquele grupo específico de colaboradores, visando a resolução de problemas já existentes e a prevenção de possíveis novos riscos.
Os temas abordados devem fazer parte do cotidiano dos funcionários, para eles colocarem em prática as medidas de segurança aprendidas, deste modo, fica nítida a importância desse evento, e a assertividade de sua realização para a empresa.
Quais são as vantagens da SIPAT?
Ficou claro que o principal objetivo da SIPAT é a prevenção de acidentes, mas, maneiras de evitar a ocorrência de doenças ocupacionais também possuem seu foco.
Podem ser frisados alguns objetivos, primeiramente, a divulgação de informação da prevenção de acidentes e doenças aos trabalhadores, como já foi dito.
Mas, além deste, essa semana estimula a tomada de atitude consciente dos colaboradores, deixando-os mais atentos e prevenidos acerca da execução das ações realizadas no ambiente de trabalho, garantindo sua segurança e dos outros funcionários.
A empresa também consegue ter uma visão mais precisa do conhecimento que os funcionários possuem sobre as formas de prevenção, que pode ser utilizado como direcionamento para os próximos anos, e até para a adoção de políticas e ações específicas para algum tema.
Todos esses objetivos podem ser postos em prática por meio de métodos distintos, sendo os mais comuns as palestras, simulações, distribuição de conteúdo teóricos e práticos que abordem o tema principal escolhido para aquele ano.
Afinal, diferente do imaginado por muitos, os acidentes de trabalho não são resumidos ao uso incorreto de EPIs, e sim, condições psicológicas também podem contribuir para acidentes de trabalho, assim como inúmeros outros fatores.
Ao abordar esses tópicos, os colaboradores são capazes de observar e identificar os sinais que nem possuíam conhecimento da relevância para a ocorrência de acidentes.
Construindo uma cultura de segurança entre os funcionários e a empresa, além de desenvolver o senso de responsabilidade nos colaboradores, enquanto reduz os custos provenientes dos acidentes, possíveis processos e prioritariamente, salvar vidas.
Quais temas podem ser abordados?
Os temas variam conforme as necessidades de cada segmento, e prioridades das empresas, mas, existem alguns assuntos que devem ser abordados independentemente do setor ao qual a empresa pertence.
Como, por exemplo, a segurança, na prática de atividades do cotidiano, ensinando aos funcionários como identificar esses riscos e minimizá-los.
Apesar de popular, o uso correto dos equipamentos de proteção individual, conforme as atividades desempenhadas pelos colaboradores, é essencial para garantir sua segurança, seu uso incorreto desencadeia diversos riscos ao funcionário.
Atrelado a este tópico, pode ser abordada a manipulação de produtos químicos de maneira segura e quais são os principais cuidados durante a sua manipulação.
Outra abordagem essencial em todas as empresas são os primeiros socorros, garantir que os funcionários conhecem a execução dos procedimentos básicos de salvamento, que incluem os acidentes que o ambiente de trabalho expõe e situações individuais que podem ocorrer.
Estes são apenas alguns dos diversos temas que podem ser abordados na SIPAT, que visam a segurança e saúde dos colaboradores, que nem sempre estão garantidas no ambiente de trabalho.
O foco principal deve ser a prevenção de acidentes e conscientização dos trabalhadores acerca da importância da segurança e saúde na empresa, por abordagens assertivas.
Palestra: a fórmula mágica da segurança
Além das palestras convencionais, é interessante envolver “a fórmula mágica de segurança” na SIPAT, as palestras e workshops costumas entregar bons resultados para a empresa, através de um profissional experiente que passa seu conhecimento para os colaboradores de maneira dinâmica.
No entanto, o método da palestra “a fórmula mágica da segurança” apresenta resultados superiores às convencionais, que apesar da assertividade, pode não alcançar todos os funcionários que as assistem.
Esse método de palestra destaca para os funcionários quais são os motivos mais relevantes para aderir às práticas de segurança no trabalho com a empresa.
A fórmula mágica da segurança se refere a prevenção de acidentes atrelada a conquista dos sonhos, de forma que, o funcionário tem a relevância das medidas de prevenção em um plano mais palpável.
Valorizando a vida, as metas e objetivos individuais de cada colaborador e da empresa, de modo a motivar o respeito às orientações presentes nas normas de segurança no trabalho, o uso coreto dos equipamentos de proteção e as atitudes a serem incorporadas no dia a dia.
Para se aprofundar no assunto e garantir a segurança na sua empresa, acesse o nosso blog.