Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

SIPAT na pandemia

SIPAT: Desafios vencidos durante a pandemia do novo coronavírus

SIPAT online

Nesse ano, as empresas estão com as atenções voltadas para a saúde do trabalhador. Diversas medidas protetivas estão sendo implementadas no dia a dia, como o uso de álcool em gel, distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras, adaptação para o home office e aferição da temperatura. Contudo, mesmo com as medidas de proteção tomadas diariamente, não podemos esquecer que a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (SIPAT) deve acontecer, obrigatoriamente, todos os anos.

Mais do que nunca, aproveitando o cenário em que se prega o autocuidado, o evento pode ser ainda mais valorizado.

Dessa forma, adotando medidas protetivas, as empresas buscam formas de realizar a SIPAT de maneira segura e responsável.

Nesse sentido, esse artigo aborda os seguintes tópicos:

  • Lidando com o comportamento dos trabalhadores
  • Novas dinâmicas de engajamento
  • A tecnologia no auxilio da realização da SIPAT

Continue a leitura!

Lidando com o comportamento dos trabalhadores

Entre os desafios enfrentados por empresas para realização da SIPAT, está o novo comportamento dos colaboradores. Além dos riscos inerentes à contaminação, os trabalhadores estão propícios a andarem mais preocupados e distraídos. Esse comportamento pode acarretar a ocorrência de acidentes de trabalho.

É certo que o cenário do mundo do trabalho não é dos melhores nos últimos meses. A constante redução das jornadas e salários, o medo do contágio, o excesso de informações e novas rotinas que estão sendo repassadas para o trabalhador gera ainda mais preocupações.

Nesse sentido, as chefias, técnicos em segurança do trabalho e a CIPA, que são os responsáveis por organizar a SIPAT, devem estar atentos às necessidades dos trabalhadores, com o intuito de criar um evento que entenda a realidade daquele ambiente e gere mais engajamento. Sempre pensando em repassar o máximo de aprendizado possível nesse cenário do novo normal.

Novas dinâmicas de engajamento

Visto as novas propensões de comportamento dos trabalhadores, é necessário criar dinâmicas que fogem dos métodos tradicionais da realização do evento.

Dinâmicas para SIPAT

Muitas empresas ainda vinham realizando treinamentos com palestras da forma tradicional, em auditórios. Contudo, esse modelo pode não ser o recomendado para esse ano por um motivo que merece atenção:

A SIPAT costuma envolver muitos colaboradores em um espaço. Entretanto, a pandemia nos envolve em uma série de restrições, inclusive a não recomendação de aglomerações.

Dessa forma, as empresas tiveram que pensar em novas metodologias para que a SIPAT pudesse ocorrer com sucesso. Entre elas, podemos citar a separação dos colaboradores em equipes, para rodadas de atividades dinâmicas. Dessa forma, evita-se a aglomeração e permite uma maior troca de conhecimentos, visto que são empregadas metodologias ativas de aprendizado.

Outra forma atrativa para utilizar na SIPAT é o esquema de trilha de conhecimento, com pontuações e prêmios ao final. Esse modelo induz a participação e reconhece os colaboradores mais ativos.

A tecnologia no auxílio da realização da SIPAT

A tecnologia é um aliado poderoso para os tempos de pandemia, e pode ser muito bem aproveitado na SIPAT. Se pensamos em metodologias ativas para a participação dos colaboradores, a gamificação das atividades é uma opção bastante interessante.

Nesse modelo de aprendizado, é possível resolver problemas motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Existem algumas plataformas bem famosas na internet para a criação de quizzes com scores, como o Kahoot, uma aplicação que cria perguntas e respostas e gera uma competição saudável e interativa entre os participantes.

Ainda, as videoconferências e lives é outra opção viável neste momento, pois permite que todos os participantes possam tirar dúvidas, conversas e trocar experiências. Manter a interação social, mesmo em tempos de isolamento é essencial para a saúde mental dos trabalhadores.

Nesse sentido, mesmo com todas as mudanças nas rotinas, a SIPAT deve ocorrer com a proposta inovadora de maior engajamento entre os colaboradores. Dessa forma, os aprendizados referentes a saúde e segurança do trabalho podem ser aplicados no dia a dia.

Você gostou do conteúdo? A Realizarte disponibiliza toda semana informações sobre saúde bem como segurança do trabalho. Assine nosso Newsletter receba tudo em primeira mão. Até o próximo!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , , ,
O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?
Qual cenário esperar para a realização da SIPAT 2021?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.