A Síndrome de Burnout, também chamada por muitos de Síndrome do Esgotamento Profissional, trata-se de um transtorno psíquico representado pelo estado de estresse e tensão emocional.
Diante disso, o local de trabalho quando não está sendo saudável para os colaboradores, pode desencadear diversos tipos de problemas, tanto físicos quanto mentais.
Sendo assim, procurar caminhos e estratégias para proteger os seus funcionários e evitar que esses sufocos se alojem na equipe é fundamental para qualquer tipo de empresa.
Então, quer saber mais sobre a Síndrome de Burnout e evitar o esgotamento da saúde mental de seus contratados? Continue com a leitura deste artigo que nós preparamos especialmente para você!
Confira a seguir!
O que significa a Síndrome Burnout?
A Síndrome Burnout se trata de um transtorno psiquiátrico ligado ao trabalho que possui como principal característica o esgotamento emocional, conectado a vários outros sintomas relacionados à saúde mental.
Para melhorar o entendimento, é recomendado que você saiba que a palavra “Burnout” significa queimar de dentro para fora.
Esse termo retrata as principais características dessa síndrome que é exatamente a sensação de esgotamento físico e mental e a queima de energia, parecendo que vai explodir a qualquer momento.
Abrindo espaço para mencionar que a vacinação é extremamente importante para a saúde pública. Isso ficou bem evidente nos últimos tempos devido à pandemia de Covid-19.
O que pode causar a Síndrome de Burnout?
Essa síndrome pode ser causada por muitos fatores, sendo um ligado a outro. Neste momento, iremos relacionar alguns que para muitos, são considerados os principais, veja:
Jornada excessiva de trabalho
A jornada excessiva de trabalho acontece quando não existem períodos de descanso para os colaboradores, chegando ao final do expediente o cansaço é tão extremo que leva a uma exaustão constante, dores de cabeça e musculares, insônia e etc.
Muitas atribuições e responsabilidades
O excesso de responsabilidades possui relações diretas com o grande volume de trabalho, é quando o empregado fica encarregado por diversas coisas, acaba criando uma pressão grande em seu serviço também e pode conduzir ao cansaço, estresse e insônia.
Grande volume de trabalho
Fator que pode ocorrer devido a pressão, quando existe a cobrança para se cumprir metas e reduzir as cobranças, o colaborador se enche de trabalho, ou também em muitos casos a própria sobrecarga de trabalho vem da própria companhia.
Cobrança e pressão contínua por resultados
Alguns locais de trabalho e superiores transferem pressão constante sobre os seus funcionários, principalmente quando existem vendas para serem feitas ou metas batidas.
Essa pressão contínua e exagerada leva as pessoas ao estresse, a se preocuparem massivamente com seu trabalho, preocupações que refletem em jornadas de trabalho excessivas e esgotamento da saúde mental.
Principais sintomas da Síndrome Burnout
Como mencionamos anteriormente, os sintomas da Síndrome Burnout se manifestam tanto na saúde física e isso pode causar acidentes (principalmente quando é na construção civil) quanto na saúde mental, com um dos principais sendo o esgotamento emocional, podendo estar encarregado de outras coisas.
Sintomas físicos:
- Problemas Gastrointestinais;
- Dores musculares;
- Insônia;
- Hipertensão;
- Sudorese;
- Fadiga;
- Dores fortes de cabeça;
- Pressão alta;
- Mudanças no apetite.
Sintomas mentais:
- Baixa autoestima;
- Pessimismo;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Lapsos de memória
- Dificuldade de concentração;
- Irritabilidade;
- Alterações de humor;
- Isolamento;
- Agressividade com os colegas;
Como podemos tratar a Síndrome de Burnout?
O diagnóstico da Síndrome de Burnout precisa estar baseado em exames psicológicos minuciosos e com uma análise relacionada à real interferência dos estados de trabalho no comportamento do funcionário.
O mais sensato é contratar um especialista. Então, durante o tratamento psicoterápico serão avaliadas três vertentes: sintomas apresentados, a relação com a profissão e a influência do local de trabalho.
Com isso, o tratamento inclui acompanhamento psicológico e, em casos específicos, uso de antidepressivos. Além do mais, também é recomendado incluir atividade física regular, alimentação mais saudável, prática de relaxamento, hobbies e momentos de lazer.
Vale ressaltar que a duração do tratamento é relativa, com chances de durar anos. Em algumas situações, o funcionário precisa até se afastar completamente do trabalho. No entanto, é possível se cuidar sem precisar tirar licença.
Por último, é importante saber que quando o paciente realiza o tratamento de forma correta, os sinais de melhora são vistos rapidamente e repercutem no rendimento do trabalho e no aumento da confiança.
Conclusão
Com este artigo, você ficou por dentro de muitas coisas referente à Síndrome Burnout, desde o que é, o seu desenvolvimento, sintomas e formas de combatê-la e a SIPAT pode ser uma grande aliada nesses momentos.
Sendo assim, é necessário investir na saúde mental da sua equipe de funcionários, isso na verdade, é obrigação ética e legal de qualquer empresa.
Por isso, comece agora mesmo a colocar as nossas dicas em prática e enfrente esse e outros problemas dentro do ambiente de trabalho!
Além disso, não deixe de conferir outros artigos similares ao tema aqui no nosso blog!