Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Cultura de segurança: 6 mitos que você precisa conhecer

Segurança no trabalho: 6 mitos sobre cultura que você precisa conhecer

Ao propagar um tema em grande escala, pode acontecer de mitos serem propagados sem que haja sua correção, por isso, conscientizar corretamente as empresas e funcionários é primordial para a eficácia da segurança no trabalho.

A adoção de um conjunto de medidas, práticas e políticas que promovem a segurança dos funcionários em seu local de trabalho, visando a proteção da saúde, integridade física e bem-estar.

Sendo seu principal objetivo a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e lesões, garantindo a segurança psicológica e física dos colaboradores. Além de proteção aos recursos materiais da empresa, a cultura de segurança deve ser cultuada pelas empresas e também seus colaboradores, sendo do interesse mútuo a sua aplicação e efetividade.

Entre seus benefícios é possível destacar a redução de custos com acidentes e doenças ocupacionais, melhorando a produtividade, aumentando a moral dos funcionários, sua produtividade e mantendo uma boa reputação no mercado.

Mitos sobre a cultura de segurança no trabalho

Independente do ambiente de trabalho, é essencial manter a segurança de todos que o habitam e os próprios recursos ali presentes, por isso, a segurança no trabalho é inegociável, mesmo que em ambientes que não expõem constantemente os colaboradores como ocorre em algumas profissões.

Apesar de estar presente em tantos segmentos distintos, ainda assim, surgiram diversos mitos sobre o tema, que, caso aplicados, consegue prejudicar a sua eficácia ou compreensão, por isso, confira alguns exemplos abaixo e entendo porque estes são fatos inverídicos.

“A segurança é responsabilidade apenas dos profissionais de segurança”

Notoriamente, os especialistas em segurança são capacitados para desempenhar um papel específico e fundamental na promoção da segurança no trabalho, no entanto, a responsabilidade de aplicá-la e adotar atitudes de prevenção não são exclusivas destes profissionais.

Diferentemente do que muitos imaginam, cabe igualmente aos colaboradores que estão presentes no local de trabalho, e, constantemente expostos a determinados riscos, se comprometer com a segurança, independentemente do cargo ou função desempenhada.

Além de colocar em prática os métodos de segurança, os funcionários devem observar se estes estão sendo realmente seguidos, se ocorreu algum incidente que poderia ter resultado em um acidente, ou, se a empresa está tomando todas as medidas necessárias para garantir a sua segurança.

“Apenas pessoas negligentes sofrem acidentes”

Infelizmente, mesmo que a pessoa seja atenta e cautelosa, é possível ocorrer um acidente ou fatalidade, afinal, não há como prevê-los, e sim, adotar todas as medidas possíveis para preveni-los, que, devem ser fiscalizadas.

A maioria dos acidentes ocorre devido a falhas no sistema ou processos deficientes, não apenas por negligência individual, portanto, não importa o nível de experiência, acidentes podem acontecer, mas, igualmente, podem ser evitados e bem lidados.

“Quanto mais regras de segurança, melhor!”

É comum pensar que para prevenir algo, é mais interessante adotar muitas regras na tentativa de erradicar a situação, porém, uma quantidade elevada de norma, procedimentos e regras pode acabar atrapalhando mais do que auxiliando os funcionários e a empresa.

Afinal, sobrecarregar os colaboradores pode, na verdade, tornar o ambiente de trabalho mais confuso e menos seguro, para evitar que isso ocorra, é importante focar em regras e procedimentos assertivos, assim, garantindo que todos os compreendam e sigam.

“Segurança é uma despesa desnecessária”

Investir em segurança para os colaboradores e para a empresa, nunca, será algo desnecessário, além de ser uma responsabilidade e dever tornar o local de trabalho mais seguro, no entanto, esse investimento pode trazer economias substanciais a longo prazo.

Quando bem desenvolvida, a implantação da cultura de segurança pode deixar de ser uma despesa e se tornar um modo de economizar, afinal, os custos derivados de acidentes ou multas são reduzidos, ou erradicados.

“Não é todo setor que precisa disso”

Os acidentes de trabalho podem acontecer em qualquer setor ou tipo de trabalho, porém, há o mito de que apenas funções que expõem constantemente seus funcionários a riscos precisam da aplicação das práticas de prevenção de acidentes.

Enquanto, na realidade, todas as funções estão sujeitas a acidentes, alguns trabalhadores são expostos a mais riscos devido a sua atividade, mas, não interfere na ocorrência de outros tipos de acidentes. A segurança é universalmente relevante e pode ser adaptada a qualquer ambiente, todos os setores têm riscos associados que podem ser gerenciados eficazmente.

Promova a segurança no trabalho por meio de palestras, acesse o nosso site e promova a segurança na sua empresa.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Cultura de segurança, Prevenção de acidentes, Segurança do trabalho
Quase acidente de trabalho: motivo de preocupação ou oportunidade?
Como aproveitar ao máximo as palestras SIPAT 2024: dicas essenciais

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.