Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Segurança do trabalho e o acidente de trabalho

Segurança do trabalho: qual a influência sobre a produtividade

SIPAT online

A relação entre segurança do trabalho e produtividade é direta e facilmente constatada pela empresa, em uma simples avaliação quantitativa. Isso porque quando ambiente não é seguro, logo as consequências disso chegam à saúde do trabalhador.

É normalmente quando o colaborador apresenta quadro de enfermidades constantes, resultando em ausências justificadas e, consequentemente, em um braço a menos para produzir.

E mesmo que esse colaborador seja substituído, o novo precisará de um tempo de treinamento para produzir tanto quanto o substituído. Essa ação gera baixa na produção por esse período de capacitação.

As organizações ainda fecham os olhos para isso, mas precisam compreender que seguir rigorosamente as normas de segurança do trabalho costuma trazer mais lucros aos seus caixas. Isso porque, elas terão uma redução nos custos com tratamento médicos de funcionários, e trabalhadores saudáveis produzem mais, aumentando assim, a produção.

Por isso, a importância de investir e apostar na segurança do trabalho. Um ambiente saudável significa saúde e disposição ao funcionário para trabalhar satisfeito e com risco mínimos de doenças ou acidentes de trabalho.

E como toda empresa busca aumentar a competitividade em um mercado tão disputado, não pode perder a oportunidade de crescer em produção e a de ganhar mais espaço nos negócios. Por isso, o empresário deve encarar a segurança do trabalho como um custo-benefício rentável, desde que seja realizado com foco na saúde e no bem estar do seu colaborador.

Segurança do trabalho e ganhos de produtividade

Ausências e faltas decorrentes de licenças medidas ou não são situações esporádicas que podem acontecer em qualquer ambiente de trabalho. Mas isso pode se tornar um problema quando acontece em razão de acidente de trabalho ou enfermidades causados por ambientes inseguros de trabalho.

Dinâmicas para SIPAT

Ou seja, aquele que não favorece a saúde do colaborador, que não oferece condições físicas e emocionais mínimas de trabalho ao funcionário e que, com isso, acaba adoecendo o trabalhador. Um ambiente sem refrigeração, em cidade muito quente, por exemplo. A situação pode gerar uma série de doenças que vão resultar em faltas na empresa.

Um trabalho consistente de prevenção de acidentes pode minimizar os riscos e melhorar o desempenho produtivo em médio prazo. Por isso, a necessidade de uma política eficiente de segurança no trabalho.

Treinamento e engajamento

O treinamento permanente das equipes sobre as questões de prevenção de acidentes e mapeamento de riscos, assim como o uso correto dos equipamentos de segurança e a execução de rotinas são tarefas que vão aumentar a produtividade e engajar mais os funcionários.

Equipes bem treinadas produzem melhor ao desenvolver expertise na operação. Se fizerem isso seguindo normas de segurança, os resultados tendem a ser ainda melhores para os negócios.

Por isso, a importância da Comissão Interna para Prevenção de Acidentes (CIPA). É por meio dela que será feito o trabalho de conscientização e engajamento dos colaboradores. Eles estarão atentos à segurança em todos os detalhes do trabalho e, a partir disso, tendem a ser mais engajados.

Isso porque ao perceber que a empresa tem uma preocupação real com sua saúde e segurança, o funcionário passa a se sentir valorizado como profissional e como pessoa. Esse sentimento de valorização gera engajamento não apenas no sentido de seguir as normas de segurança, mas também no sentido de ter orgulho do local em que trabalha.

A consequência disso são equipes mais comprometidas com o resultado, um ambiente de maior companheirismo e compartilhamento de ideias e, por consequência, naturalmente mais produtivas.

Se você gostou desse conteúdo e deseja se aprofundar um pouco mais nele, continue nos seguindo! Estamos sempre trazendo informações relevantes sobre esse assunto.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
5 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa
Você sabe o que significa FISPQ?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu