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Quase acidente de trabalho: motivo de preocupação ou oportunidade?

Quase acidente de trabalho: motivo de preocupação ou oportunidade?

A segurança no trabalho é algo inegociável, que deve ser praticada pela empresa e seus funcionários, assim, é possível evitar acidentes e garantir o bem-estar de todos, mas, como lidar com um quase acidente de trabalho?

Cada empresa possui sua maneira e procedimentos para encarar determinadas situações, afinal, deve haver um planejamento e procedimento que oriente os funcionários para agir corretamente em alguns tipos de eventos, aos quais eles estão expostos durante a atividade.

Mas o que acontece quando um acidente de trabalho quase aconteceu, porém, não foi totalmente concretizado? Continue lendo e entenda qual o melhor a fazer nessa situação.

O que é um quase acidente de trabalho?

Todos sabem que um acidente de trabalho é quando um funcionário, em seu local de trabalho, muitas vezes, enquanto realiza seu serviço ou em decorrência de algum risco que seu ofício o expõe, sofre um acidente, que pode gerar danos a sua saúde física, mental ou emocional.

Existem diversas formas de prevenção, normas regulamentadoras e empresas especializadas que contribuem a reduzir ou erradicar os casos de acidentes de trabalho.

Quando ocorre um evento que poderia ter resultado em um acidente de trabalho, mas, por algum motivo, não foi finalizado, é chamado de quase acidente de trabalho, ou seja, quase aconteceu um acidente, mas, ele não chegou a ocorrer de fato.

Essas situações podem envolver maquinários, equipamentos, quedas, agentes e muitos outros fatores, basicamente, são situações que colocam a integridade física ou psicológica do funcionário em risco por uma sequência de fatos, que, caso não fosse interrompida, resultaria em um acidente.

Ao invés de ignorar um quase acidente, é preciso usá-lo como uma oportunidade de reforçar as medidas de segurança adotadas.

Até porque, há a possibilidade de ocorrer uma situação semelhante novamente, e esta não ser interrompida, gerando um acidente de trabalho de fato, o que não deve acontecer, funcionando como um verdadeiro alerta.

Deve ser motivo de preocupação?

De certa forma, a ocorrência de um quase acidente de trabalho é um motivo de preocupação, mas também, deve ser encarado como uma oportunidade, afinal, aquela situação poderia ter resultado em um acidente de fato, com lesões e danos significativos.

Como já foi dito, um quase acidente deve ser visto como um alerta de que existe alguma questão no local de trabalho, que precisa ser corrigida antes que um acidente real ocorra, esse tipo de evento nunca deve ser ignorado, podendo levar a situações mais perigosas no futuro.

Se um quase acidente aconteceu uma vez, nada impede que ele se repita e pior, se concretize sem interrupções, esse é o principal motivo para se preocupar com a ocorrência de quase acidentes e buscar ações preventivas.

Além disso, relatar quase acidentes e não tomar as medidas necessárias para prevenir futuras ocorrências pode resultar em implicações legais e regulatórias para as empresas, incluindo multas e sanções.

Devem ser considerados oportunidades?

Por outro ângulo, essas situações podem ser excelentes oportunidades para garantir a melhoria contínua da segurança da empresa, afinal, eles podem servir como pontos de partida para revisar e aprimorar políticas, procedimentos e treinamentos, contribuindo para as práticas de segurança e prevenção de acidentes.

Quando algo assim acontece, os funcionários ficam mais alerta e apreensivos, então, essa situação consegue ajudar a promover uma cultura de segurança no local de trabalho onde os funcionários estão mais dispostos a relatar problemas e a trabalhar juntos para prevenir acidentes, praticando o que é ensinado nos treinamentos.

Abrangendo seus impactos na área financeira da empresa, pode haver economia de custos ao prevenir acidentes, isso porque, sua prevenção é mais econômica do que lidar com as consequências de acidentes reais, como custos médicos, perda de produção, possíveis processos judiciais e danos à reputação da empresa.

Por fim, demonstrar que a empresa está comprometida com a segurança dos funcionários é uma parte importante da responsabilidade social corporativa, o que pode melhorar a imagem da empresa, além de tornar o local de trabalho mais agradável e seguro para os funcionários.

Quase acidentes de trabalho não devem ocorrer, mas, caso aconteçam, eles devem ser tratados com seriedade e como um alerta para o que precisa ser melhorado na empresa, a fim de promover segurança no trabalho e evitar futuras situações semelhantes.

Confira alguns métodos de promover a segurança no trabalho no nosso site.

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