+55 (43) 3344-0690
contato@realizartepalestras.com.br
  • Início
  • Quem Somos
  • Palestras SIPAT
  • Treinamentos
  • Blog
  • Solicite orçamento
Prevenção de acidentes uso de EPI

Qual o trabalhador ideal para prevenção de acidentes?

1 de outubro de 2020
Raphael Lima
Segurança do trabalho
Nenhum comentário

Uma empresa sem um olhar dedicado à Saúde e Segurança do Trabalho (SST) tende a aumentar os riscos de acidentes e, por consequência, pagar multas e indenizações decorrentes de funcionários acidentados.

Assim, para além de respeitar a legislação, cumprindo todas as Normas exigidas pela área, o empresário responsável precisa demonstrar o mínimo de cuidado com os colaboradores e com a própria reputação da empresa (isso é extremamente importante para prevenção dos acidentes).

Sendo assim, os eventos realizados para conscientizar os funcionários sobre a sua responsabilidade em utilizar as ferramentas necessárias para cuidar de si e do outro, devem ser permanentes.

Sabemos que esse é um trabalho de construção diária e chega a cada um de maneira diferente.

Enquanto alguns sabem e não adotam as práticas, outros procuram seguir todas as orientações repassadas nas instruções diárias e nas palestras.

Vamos nos ater em como se comporta uma colaborador consciente da sua responsabilidade e, por isso, obediente ao que diz as Normas de SST. Ele, normalmente, adota as seguintes atitudes de prevenção:

1. Evita distrações

Um funcionário comprometido cumpre suas tarefas com foco e atenção, porque entende que qualquer distração pode ser sinônimo de acidente, consigo e com o colega.

Assim, ele procura ao máximo preservar a vida daqueles que o rodeiam, evitando utilizar aparelhos celulares ou outros suportes que possam mudar o foco da sua atividade e, assim, reduzindo todo e qualquer risco para seus pares.

2. Mantém o local de trabalho organizado

Os riscos de acidentes de trabalho são mais altos em locais onde há desorganização, bagunça, caixas pelo chão, papéis espalhados, entre outros.

Assim, demonstra cuidado, funcionário que organiza e mantém organizado o espaço tanto para si como para seus colegas, evitando possíveis danos também aos equipamentos, que devem ser guardados em lugar determinado.

3. Exige o uso de Equipamentos de Proteção (EPI)

Os Equipamentos de Proteção Individual são apenas uma parte do que deve ser usado para minimizar os riscos de acidentes. Ainda assim, eles são essenciais para proteção individual e, portanto, devem ser usados conforme orientação, além de manter o cuidado no que lhe couber.

Portanto, o colaborador responsável utiliza o seu corretamente e cobra o mesmo dos seus pares, chamando a atenção de quem não faz (mentalidade de que a prevenção é prioridade).

Mas, infelizmente, esse não é o comportamento da maioria. Pois essa postura não vem de casa e deve ser despertada gradativamente, à medida que os funcionários forem sendo capacitados para tal.

Ou seja, se a empresa tem como meta tornar todos os colaboradores responsáveis e comprometidos com a SST no posto de trabalho, deve investir em informação e formação.

Afinal, somente com o processo permanente de capacitação, o colaborador poderá internalizar as normas e transformá-las em atitudes de rotina. O que não é tarefa fácil, mas é possível.

Se essa é a sua ideia, não deixe de ler as dicas que trouxemos para você. Ainda está em tempo de aplicar estratégias para tornar seu funcionário mais atento e responsável.

Prevenção de acidentes: dicas para desenvolver habilidades

Falamos muito de formação, porque é por meio dela que conseguimos tanto conscientizar como estimular o colaborador a desenvolver habilidades, assim como torná-lo mais comprometido.

É aquela velha história “tem que vestir a camisa”. Mas isso não acontece da noite para o dia, nem por meio de mágica. É fruto de um processo de construção, em que o funcionário deve se sentir cada vez mais a figura central da empresa.

1. Aposte na capacitação

A formação é o primeiro passo para trazer o colaborar para as normas de SST. Não adianta desenvolver outras habilidades, se antes ele não tiver a consciência de que esse aspecto é fundamental para que ele e seus colegas estejam seguros.

Para isso, palestras tradicionais já não funcionam. Por isso, a empresa deve investir em diálogos mais próximos com o colaborador, trazendo exemplos da vida cotidiana, ferramentas de comunicação que façam parte do dia a dia deles e atrações lúdicas (como as palestras com mágicas).

2. Valorize o profissional

Aqui não se trata apenas de melhor remuneração, mas de bonificação, plano de carreira, incentivos para estudos e cursos, entre outros, mas antes de tudo o lugar de protagonismo. Criar canais de diálogo reais, nos quais o colaborador possa ser escutado pode ser um bom caminho.

3. Busque atividades envolventes

Falamos sempre de qualificação, direcionada para a formação ou capacitação técnica, mas não é só de informação que o ser humano vive. É preciso buscar atividades e eventos que possam estimular a interação entre colegas e um clima organizacional mais tranquilo e informal.

Assim como investir em dinâmicas de grupo, atividades de relaxamento e diversão para que o colaborador se sinta bem cuidado e visto como pessoa, ser humano, fora da formalidade de um ambiente de trabalho.

Espero que o artigo te ajude moldar o perfil de cada trabalhador da sua equipe (e fazer a prevenção de acidentes funcionar de forma eficaz), nós aqui na Realizarte estamos dispostos a oferecer palestras e materiais que podem te ajudar nesta caminhada! Entre em contato conosco ou deixe um comentário. Ficaremos felizes em ajudar você!

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes e com os colegas de trabalho nos grupos que você participa!

Acidentes de trabalho, Ambiente seguro, Prevenção de acidentes, Segurança do trabalho
Raphael Lima
Mágico e Palestrante profissional requisitado em todo país. As empresas onde já ministrou palestras e treinamentos o tem reconhecido como uma das maiores revelações da atualidade. Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Pessoas pela UNIUBE. Atuou como líder de equipes num dos maiores Call Center do Brasil (DEDIC-GPTI-CONTAX); é comunicador, diretor executivo e palestrante da Realizarte Palestras e Treinamentos, cujo foco é trazer a motivação trabalhista dentro da esfera empresarial, usando a mágica como meio interacional da mensagem a ser inculcada. Assim, os temas são voltados para segurança no trabalho, relacionamento interpessoal, motivação e desenvolvimento de equipes. Já ministrou palestras para mais de 5000 colaboradores de empresas em todo o Brasil, como PETROBRAS, Hydro, Cocamar, Celesc, Fischer, OAS, Furnas, SLC Agrícola, Café Iguaçu, entre outras. E, apaixonado por Deus, esposo da Larissa e papai da Laurinha.
Post anterior
Como conduzir palestras online no setor da saúde?
Próximo post
SIPAT online: 5 razões para realizar imediatamente

Posts relacionados

Dicas para SIPAT 2021

Quais os melhores temas de palestras para SIPAT 2021?

12 de janeiro de 2021
quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho

Saiba quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho

5 de janeiro de 2021
Como funciona e quais as vantagens da cultura de aprendizado

Quais as vantagens de investir na cultura de aprendizado?

29 de dezembro de 2020

Comentários Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

  • Depoimentos
  • GuestPost
  • Meio ambiente
  • Motivação
  • Notí­cias
  • Saúde do trabalhador
  • Segurança do trabalho
  • Segurança no trânsito
  • SIPAT

Posts recentes

Dicas para SIPAT 2021

Quais os melhores temas de palestras para SIPAT 2021?

12 de janeiro de 2021
quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho

Saiba quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho

5 de janeiro de 2021
Como funciona e quais as vantagens da cultura de aprendizado

Quais as vantagens de investir na cultura de aprendizado?

29 de dezembro de 2020
Como fazer a SIPAT 2021 interativa

Faça a SIPAT 2021 acontecer de forma interativa e diversificada

22 de dezembro de 2020
retorno ao trabalho com segurança pós pandemia

A pandemia não acabou: 5 dicas para o retorno ao trabalho com segurança

15 de dezembro de 2020

Somos uma instituição totalmente focada no desenvolvimento de pessoas, cuja finalidade é ajudar a eliminar o acidente de trabalho nas empresas de todo o Brasil.

Posts recentes

  • Quais os melhores temas de palestras para SIPAT 2021? 12 de janeiro de 2021
  • Saiba quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho 5 de janeiro de 2021
  • Quais as vantagens de investir na cultura de aprendizado? 29 de dezembro de 2020
  • Faça a SIPAT 2021 acontecer de forma interativa e diversificada 22 de dezembro de 2020

Contatos

contato@realizartepalestras.com.br
+55 (43) 3344-0690
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Realizarte Palestras © 2018 Todos os direitos reservados

  • Palestras SIPAT
  • Blog
  • Solicite orçamento
Menu