Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

SIPAT 2021: qual cenário esperar para realização?

Qual cenário esperar para a realização da SIPAT 2021?

SIPAT online

Mesmo com todas as restrições e isolamento social que foram impostas em 2020, assuntos como a saúde e segurança do trabalhador ainda é prioridade. Dessa forma, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) deve ocorrer, obrigatoriamente, como todos os anos.

Pensando na melhor maneira de realizar o evento da sua empresa, esse artigo traz informações de como realizar a SIPAT presencial com cuidados extras, afim de evitar aglomerações e contágio durante o evento.

Os tópicos abordados serão:

  • O que é a SIPAT?
  • Formas de realizar presencialmente a SIPAT 2021
  • Divisão de equipes ao longo dos dias para as palestras
  • A mudança no comportamento das pessoas
  • O uso da tecnologia para o engajamento na SIPAT
  • Conclusão

Acompanhe o artigo e saiba mais!

O que é a SIPAT?

Toda empresa que tem a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) deve realizar, até o final de todos os anos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

A SIPAT é regulamentada pelo  item 5.16 da NR-5, Portaria MTE/DSST n° 8/99, de caráter obrigatório, sendo considerada como uma Campanha de Saúde e Segurança

Esse evento tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança nos locais de trabalho e quais são os atos fundamentais para que o trabalhador se mantenha fora de perigo. Assim, as atividades e palestras desenvolvidas apresentam os procedimentos para que as tarefas sejam feitas sem acidentes, respeitando os procedimentos corretos de segurança de maquinas, equipamentos, produtos etc.

Não somente, na SIPAT também são abordadas palestras de saúde, com temas relacionados ao HIV, LER-DORT a importância da atividade física, ergonomia e ginastica laboral, por exemplo.

Para que o propósito do evento seja atingido com sucesso, é necessário que as pessoas responsáveis pela empresa, os componentes da CIPA e técnicos de segurança do trabalho percebam as necessidades daquele seguimento, para conscientizar os funcionários sobre a importância da segurança e prevenção a acidentes.

Formas de realizar presencialmente a SIPAT 2021

Como vimos anteriormente, a SIPAT deve ocorrer mesmo com as mudanças na rotina “graças ao coronavírus”. Entretanto, o evento não poderá acontecer como nos anos anteriores.

Bem, como a SIPAT funciona? De forma geral, as empresas organizam palestras para os funcionários em auditórios ou grandes salas, e dependendo do tamanho do quadro de colaboradores, as atividades podem ser realizadas em ambientes externos ao local de trabalho, como teatros e ginásios.

Contudo, nesse ano em especial, os organizadores devem estar atentos em relação a aglomerações, para evitar o contágio do COVID-19.

A seguir, separamos algumas dicas para realizar a SIPAT 2021 de forma mais segura.

Divisão de equipes ao longo dos dias para as palestras

Essa tática pode funcionar bem para evitar a aglomeração de pessoas. Contudo, é necessário manter a constante higienização do ambiente. Dessa forma, periodicamente, é necessário higienizar interruptores, botões, maquinas de café e bebedouros por exemplo.

O uso do álcool em gel ainda é essencial. Assim, os organizadores devem disponibilizar nas salas de forma que todas as pessoas possam ter acesso.

Dinâmicas para SIPAT

Máscaras devem ser utilizadas também. Mesmo com a divisão de equipes para tornar o ambiente menos aglomerado, é necessário o uso desse equipamento de proteção.

Também, mesmo com o número reduzido de pessoas por treinamento, é recomendável que seja realizado em ambientes mais arejados, se possível em áreas externas que permitam a circulação do ar. Dessa forma, as partículas não ficam concentradas no ambiente.

As mudanças no comportamento das pessoas

O modelo tradicional para a realização da SIPAT já não é mais tão atrativo para as pessoas. Isso porque o modo de repassar os conteúdos, baseados em atividades passivas, como as palestras em que todos os funcionários estão como ouvintes já não engaja mais.

Esse tipo de comportamento não permite que as informações sejam tão bem assimiladas, e é comum que as pessoas não façam no dia a dia o que acabaram de aprender durante o treinamento.

Então, aliado a proposta da redução das atividades em equipes, os organizadores devem propor dinâmicas mais ativas, onde o colaborador é protagonista do seu aprendizado.

É importante abordar assuntos de maneira a chamar a atenção das pessoas, e que possibilitem o compartilhamento de experiências e conhecimentos. A sugestão é buscar formas de estruturar bem o conteúdo e passa-los de forma mais leve e divertida.

Outra vertente que podemos trabalhar é a criação do senso de equipe. Mesmo com a necessidade de distanciamento para a preservação da saúde, a SIPAT é um ótimo momento para reestabelecer o senso de equipe entre nos funcionários. Com os devidos cuidados, é possível realizar tarefas em grupo, onde são permitidas trocas de conhecimento que possibilita o aprendizado.

Dessa forma, é possível mudar o comportamento das pessoas quanto a assimilação dos conteúdos. As metodologias ativas permitem que o aprendizado seja maior e com isso, levado para o dia a dia no ambiente de trabalho.

O uso da tecnologia para o engajamento na SIPAT 2021

A tecnologia tem sido uma ferramenta importante no ambiente de trabalho para a realização das atividades de maneira remota. Com isso, é válido pensar nela como uma forma complementar a SIPAT 2021 presencial.

Logo, algumas atividades podem ser realizadas de forma remota, com a presença de videoconferência dos palestrantes, a implementação de jogos online e quizzes e rankings entre os colaboradores por exemplo. Não somente, a realidade aumentada é uma ferramenta muito interessante de engajamento.

Nesse cenário, o uso de ferramentas digitais é precioso, com ela é possível compartilhar imagens, vídeos, esquemas etc.

Hoje existe uma adesão maior das pessoas quanto o uso utilizando as ferramentas tecnológicas, é fácil absorver conteúdos como os vídeos no youtube e tutoriais da internet. Assim, esse é o indicativo de que os temas da SIPAT 2021 podem sim serem abordados de forma eletrônica, facilitando o aprendizado.

Conclusão

Como vimos anteriormente, com cuidados extras, é possível realizar a SIPAT 2021 com sucesso, e com o bônus de tornar o evento mais interativo para as pessoas.

Ainda, é conveniente apostar nas ferramentas digitais. Assim, é possível perceber um maior interesse e interação dos funcionários, com atividades lúdicas para tratar de assuntos tão sérios como a Saúde e Segurança.

O mais importante é que os conteúdos sejam bem aproveitados pelos colaboradores, afim de fazer diferença na vida dos profissionais. Por isso, a Realizarte é uma empresa de Palestras e Treinamentos focada no desenvolvimento de pessoas, com o intuito de ajudar a eliminar os índices de acidente de trabalho.

Precisa de ajuda com a sua SIPAT? Então entre em contato conosco!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
SIPAT: Desafios vencidos durante a pandemia do novo coronavírus
4 informações que você precisa saber sobre segurança do trabalho

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu