No setor industrial, o uso de equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais são indispensáveis.
Os trabalhadores que atuam nas áreas industriais são educados para saber que o uso de equipamentos de segurança como EPIs e EPCs deve ser feito de forma regular.
Tanto por questões de saúde e segurança quanto por exigência da lei, esses equipamentos precisam ser priorizados em qualquer empresa.
Isso porque, os equipamentos de segurança são uma das melhores medidas preventivas para diminuir os riscos imediatos de danos e ferimentos ao colaborador.
Na área industrial, existem normas regulamentadoras que tratam das condições para esse tipo de funcionamento com segurança.
Tanto das instalações elétricas como de máquinas e equipamentos as NR 10, NR 12 e NBR-5410 são documentos oficiais que fornecem todas as informações acerca dos equipamentos de segurança.
Para facilitar a sua vida, no artigo de hoje, nós da Realizarte trouxemos para você um apanhado geral sobre os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos de segurança.
Acompanhe a leitura e fique por dentro do tema!
O que são os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais?
No ambiente industrial, as intervenções e manutenções em equipamentos é uma atividade de rotina essencial para a segurança e produtividade.
Para realizar esses processos, os profissionais geralmente precisam manusear itens energizados.
Por isso, é necessário executar o bloqueio e travamento desses dispositivos industriais.
Vejamos a seguir a definição de cada ponto desses no breve resumo abaixo:
Bloqueio
O bloqueio ocorre quando é necessário impedir com cadeados ou outros meios mecânicos o religamento ou acionamento dos dispositivos.
Esses dispositivos podem ser válvulas ou disjuntores, por exemplo.
Travamento
O travamento ou “lockout” é o processo em que são utilizados dispositivos para impedir a exposição do funcionário a situações de risco, como o acesso a tensão perigosa.
Dispositivos industriais
Os dispositivos industriais contam com diversos modelos, podendo se apresentar como peças ou sistemas dinâmicos e automáticos.
Esses dispositivos podem ser detectores de presença, chaves e interruptores de segurança, sensores, botão de emergência e até mesmo sistemas protegidos por biometria.
Para que servem os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais?
Os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais são Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e servem para proteger os colaboradores de possíveis riscos coletivos durante a execução do trabalho.
É comum que, nas atividades rotineiras de utilização ou manutenção de máquinas pode ocorrer a liberação de energia inesperada.
Esse evento pode causar graves acidentes e até mesmo a morte do funcionário.
Nessa realidade, o Ministério do Trabalho regulamentou a obrigatoriedade de sinalizar, bloquear e travar fontes de energia com dispositivos de alto potencial de isolamento.
Com essas medidas, o funcionamento de uma máquina ou de um equipamento pode ser mais seguro para os colaboradores.
No caso do bloqueio, os equipamentos dessa natureza servem para impossibilitar o religamento de painéis elétricos e máquinas durante o período de manutenção.
Para isso, é utilizada a sinalização adequada, com cadeados e etiquetas contendo data, hora, motivo da manutenção e o nome do técnico responsável.
Já o travamento tem como função impedir o acionamento das máquinas ou acesso ao local durante uma inspeção nos equipamentos.
O procedimento de travamento pode contar com o uso da garra de bloqueio para travar disjuntores e válvulas.
Essa peça é capaz de realizar até seis travamentos em uma única fonte de energia, de forma a garantir a segurança para os operadores até a conclusão da atividade.
Lembrando que o travamento deve conter etiquetas de identificação para oferecer 100% de eficácia do processo!
Por fim, os dispositivos industriais têm como função facilitar os comandos e controlar os equipamentos.
Através desses dispositivos é possível regular posição, temperatura, velocidade e até ligar/desligar uma máquina.
A importância do sistema de bloqueio
A importância do sistema de bloqueio está justamente na sua capacidade de bloquear o acionamento de uma máquina.
Quando o colaborador precisa realizar a manutenção de um equipamento, somente desligá-lo pode ser perigoso.
Afinal, um colega desavisado pode ligar enquanto o técnico ainda estiver executando o procedimento.
Em mudança de turno esse risco é ainda maior!
Nessa realidade, o bloqueio de equipamentos energizados, seja por eletricidade, radioatividade ou vapor, deve ser feito para garantir a segurança do profissional.
A importância do sistema de travamento
O sistema de travamento é fundamental tanto para impedir o acionamento de um equipamento quanto para barrar o acesso de um funcionário a uma área restrita.
Esse bloqueio de pessoas se faz necessário para que uma pessoa não autorizada não remova um item sem o uso de um mecanismo de destravamento ou chave.
A importância dos dispositivos industriais
Os dispositivos industriais são importantes tendo em vista que os mesmos ajudam a diminuir os riscos, contribuem para a segurança do ambiente, organizam e agilizam os processos.
Consequentemente, as atividades se tornam mais eficientes.
Onde os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais podem ser usados?
Esses equipamentos podem ser utilizados nos mais diversos segmentos.
Na indústria, os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais geralmente são empregados durante a intervenção de uma máquina que precisa de manutenção.
Nesse cenário, podemos citar máquinas com energias perigosas que precisam ser controladas e identificadas adequadamente, como fontes elétricas, hidráulicas, térmicas, químicas ou mecânicas.
Tipos de equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais
Ao fazer uma rápida busca no mercado, você pode perceber que existem inúmeros tipos e modelos de sistemas que oferecem bloqueio, travamento e dispositivos industriais.
Comumente, os mais empregados na indústria são as garras, cadeados, etiquetas, cofres de bloqueios, sensores, disjuntores e fecho com lingueta de aço.
Mesmo com tanta variedade, é preciso ter uma padronização.
Dessa forma, é possível realizar o uso adequado desses equipamentos e garantir a segurança dos usuários.
Não somente, é imprescindível que os colaboradores recebam o treinamento de como manusear corretamente os sistemas.
Com isso, os procedimentos poderão ser executados de forma correta, com menores chances de ocorrência de acidentes.
Agora que você já conhece a função dos equipamentos de bloqueio, compartilhe este post com seus amigos para que eles tomem conhecimento sobre a importância de se proteger de acidentes de trabalho!
Gostou do conteúdo? Para conferir mais artigos como esse, é só acessar o nosso blog!