Para que uma empresa possa crescer e ter uma equipe devidamente qualificada, é necessário ter um bom gestor de pessoas, que vai liderar os profissionais do negócio e garantir o desempenho ideal dos colaboradores.
As grandes empresas, e em especial as que possuem áreas estratégicas, precisam sempre de líderes capacitados para que a organização do departamento, assim como a delegação de tarefas e funções seja feita do melhor modo possível.
Isso porque essas características influenciam diretamente na rotina do estabelecimento, ajudando na execução de tarefas e no cumprimento dos prazos.
Ao contar com um bom gestor, uma fábrica de uniformes profissionais femininos, por exemplo, não apenas terá mais sucesso na execução das suas atividades internas, como também pode melhorar o seu número de vendas, e trazer bons resultados para a empresa.
Apesar de alguns profissionais possuírem vocação para a liderança, é possível desenvolver características e reforçar habilidades para se tornar um bom gestor e, assim conseguir administrar com sabedoria a rotina de um estabelecimento.
Afinal, liderar uma equipe de pessoas não é uma função simples. Ao contrário, ela exige conhecimento e experiência profissional para garantir o funcionamento de uma empresa, sem comprometer a qualidade e a agilidade da produção diária do local.
Para quem quer se tornar um bom líder de pessoas, é essencial conhecer quais são as principais características desse profissional, de modo a identificá-las em si mesmo e trabalhar mais as que precisam ser aperfeiçoadas.
Se você quer saber detalhes sobre o assunto, siga na leitura deste artigo para entender o que um gestor precisa ser para se destacar no mercado e ser reconhecido como um profissional valioso.
O que é um gestor de pessoas?
O bom gestor de pessoas é aquele que ganha a liderança de uma empresa ou de um setor, e utiliza os seus conhecimentos e habilidades para administrar uma equipe e conseguir obter a melhor produtividade possível dos colaboradores.
Se uma empresa de pintura predial precisa de um líder para auxiliar nas atividades do negócio, de modo a treinar e gerenciar a equipe externa, por exemplo, ela precisará ter um profissional capacitado para a função.
Há duas maneiras principais de ter um administrador competente para a sua empresa. Contratando um profissional já capacitado ou investindo na formação de um dos seus colaboradores que mostrou tendências de liderança em vários momentos.
Mas, para que ele comece a desempenhar o papel de gestor, existem etapas que precisam ser percorridas.
É preciso ter habilidades próprias, que podem ser trabalhadas para render mais frutos, e possibilitem a coordenação de um grupo de colaboradores do local.
Entre os principais atributos de um bom gestor de pessoas, podemos elencar os seguintes:
- A motivação transmitida para uma equipe;
- A inspiração causada em outros colaboradores;
- A busca pelo desenvolvimento pessoal;
- A capacidade de gerenciar emoções.
Todas essas características influenciam diretamente no papel de um bom gestor, que vai ser o espelho de muitos funcionários que vão tê-lo como um exemplo de profissional dentro do estabelecimento.
Dessa maneira, é possível entender a importância e a necessidade de possuir um líder capacitado dentro de uma empresa de impermeabilização, assim como em uma indústria de cosméticos ou de negócios de outros segmentos.
As características de um bom gestor
Depois de entender o que é um bom gestor, é interessante conhecer as características mais marcantes de um líder de pessoas.
O perfil desse tipo de colaborador é essencial para que uma empresa possa crescer, justamente porque cada habilidade de um gestor pode influenciar positivamente na administração do negócio e no gerenciamento da equipe.
Se uma loja de armários planejados para quarto conta com um gestor, certamente os resultados e o cumprimento das metas serão satisfatórias, trazendo lucros cada vez mais interessantes para o estabelecimento.
Por isso, é essencial que o administrador esteja sempre buscando o aperfeiçoamento das suas habilidades, de modo a proporcionar um bom desempenho para o negócio.
Um bom gestor tem autoconhecimento
Uma das características mais marcantes de qualquer líder é o autoconhecimento. Saber em quais pontos é preciso investir e melhorar, assim como utilizar o que há de positivo na própria personalidade, é indispensável para uma atuação exemplar.
Sendo assim, aquele profissional que possui autoconhecimento e sabe administrar as suas expectativas, anseios e frustrações, é um colaborador apto para liderar pessoas e conduzir o crescimento interno de uma empresa.
Um bom gestor tem proatividade
Para que uma fábrica de coifa de inox possa expandir o negócio, ela certamente dependerá de administradores capazes de tomar a iniciativa na resolução de problemas e ter voz ativa na tomada de decisões.
Isso só é feito por gestores proativos, que não se intimidam diante das dificuldades e aproveitam qualquer uma das oportunidades que surgem no seu horizonte para crescer e aprender.
Desse modo, um funcionário proativo é aquele que se destaca entre os demais, justamente porque ele não é acomodado e espera pela solução para um problema, mas toma para si a responsabilidade de resolver uma determinada situação.
Não à toa, o gestor é aquele que toma a frente em um momento problemático e traz uma solução eficiente, garantindo que o estabelecimento não seja prejudicado por falhas que podem ser revertidas facilmente.
Um bom gestor é comunicativo
Um bom líder é aquele que sabe se comunicar com a sua equipe no momento certo e da forma mais adequada.
Se uma empresa especializada na emissão de Laudo NR10 conquista novos clientes pela qualidade dos serviços prestados, o gestor precisa saber parabenizar o seu time e recompensar o bom trabalho com bonificações.
Do mesmo modo, quando algo sai do esperado e traz problemas para o negócio, é preciso passar os feedbacks de modo assertivo, coletivamente ou individualmente, para que uma solução seja colocada em prática.
Além disso, saber realizar uma reunião de equipe, que possa trazer melhorias para a execução de tarefas, assim como para informar sobre as novidades que serão implementadas na empresa, é parte importante da gestão de pessoas.
Isso porque quando há a correta administração das expectativas e das situações de ansiedade no estabelecimento, a rotina de trabalho não é prejudicada, e garante que os funcionários estejam alinhados com a empresa.
Essas ações dependem de uma boa comunicação, que é uma das principais características do bom gestor de pessoas.
Um bom gestor é estratégico
Trabalhar de maneira estratégica é fundamental para qualquer profissional, já que as decisões tomadas de maneira assertiva refletem positivamente dentro de um estabelecimento.
Um verdadeiro líder sabe quando é preciso utilizar uma ação estratégica para que a empresa obtenha mais lucros, economize recursos ou para aumentar a sua produtividade.
Se está ocorrendo altos gastos com contas de consumos básicas, o gestor busca meios de minimizar esses prejuízos, encontrando uma solução como a instalação de sistema de captação de água da chuva e uso de campanhas para conscientização da sua equipe.
Do mesmo modo, se ao analisar o trabalho dos colaboradores ele percebe que um determinado profissional poderia ter um desempenho melhor em outra área, ele rapidamente remaneja o funcionário para o setor adequado.
Com isso, ele consegue auxiliar o colaborador a encontrar funções que sejam feitas de maneira mais prazerosa, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade interna do negócio.
Um bom gestor sabe delegar funções
Um dos grandes defeitos de vários líderes é não saber delegar funções para os seus funcionários, o que pode gerar atraso na entrega de um trabalho e prejudicar o funcionamento do estabelecimento por causa disso.
Se o gestor de uma gráfica sabe dividir as atividades internas entre os profissionais, indicando quem deve fazer a impressão de rótulos adesivos, assim como quem fará o design de cartões de visita, toda a rotina da empresa flui de modo mais natural.
Nesse sentido, um bom gestor sabe delegar as funções de acordo com a capacidade dos seus colaboradores e, com isso, ele garante que o desempenho da equipe seja cada vez melhor.
Além disso, quando há excesso de trabalho, o verdadeiro líder não é aquele que fica, de longe, apontando o que deve ser feito. Ele coloca os seus serviços ao dispor do time, e trabalha tanto quanto os outros colaboradores.
Por isso, tão importante quanto saber delegar funções é tomar a iniciativa e colaborar para o cumprimento de prazos junto com todo o quadro de funcionários do estabelecimento.
Um bom gestor está sempre se atualizando
Também é válido ressaltar que uma das características do bom gestor é buscar aperfeiçoamento profissional constante.
Justamente porque outras pessoas dependem da sua capacidade de solucionar problemas e administrar o dia a dia de um estabelecimento, o líder está em processo contínuo de formação, e investe a na sua capacitação para trazer benefícios ao negócio.
Um gestor de pessoas é empenhado em dar o melhor de si para a equipe, para a empresa e para o seu crescimento pessoal.
Por isso, ele é um profissional do mercado que deve ser valorizado pelo trabalho exercido e pela capacidade de fazer uma empresa crescer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.