Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

atividades insalubres

Quais as principais atividades insalubres desenvolvidas no Brasil?

Insalubre significa pouco saudável, capaz de provocar doenças, isto é, o que se pode encontrar no ambiente de trabalho onde se manipula produtos químicos, se maneja ferramentas e se utiliza de máquinas diversas.

Os riscos profissionais são decorrentes, exatamente, dessas condições inseguras, ou seja, das condições precárias de trabalho, capazes de afetar a segurança e a saúde do trabalhador. Esses riscos podem ser classificados como operacionais e de ambiente.

Os primeiros são inerentes à ocupação do empregado, variando de acordo com o tipo de atividade e local em que atua, cabendo à Segurança do Trabalho a sua prevenção.

O segundo diz respeito à falta de precauções quanto ao próprio ambiente de trabalho: pisos defeituosos ou escorregadios, máquinas desprotegidas, empilhamentos precários, peças soltas pelo chão e equipamentos elétricos sem isolamento ou aterramento, cabendo ao empregador proporcionar um ambiente adequado, com o mínimo de riscos ao empregador.

Atividades insalubres no Brasil

No Brasil, o crescimento da construção civil, da indústria, de áreas do comércio e da prestação de serviços, fez com que ambientes insalubres se expandissem ainda mais. Para acompanhar esse aumento, a legislação trabalhista se viu forçada a criar leis próprias na tentativa de evitar ou, ao menos, reduzir, os efeitos colaterais para a saúde do colaborador.

Nesses ambientes é preciso utilizar máquinas, ferramentas e espaço atmosféricos próprios para a realização de determinado serviço que, por diferentes motivos, são impróprios para a atividade do homem.

Isso porque, o funcionamento desses equipamentos geram ruídos, processos químicos e movimentações que podem causar danos à saúde do ser humano.

Apesar disso, a presença humana é necessária justamente para operar essas máquinas e produtos específicos, mesmo com o alto índice de automação ocorrido nos últimos anos. Para compreender um pouco mais sobre quais atividades são mais presente no Brasil e seus efeitos no colaborador, elencamos alguns exemplos.

  • Atividades insalubres: construção civil

Nos últimos anos, esse campo foi um dos que mais cresceu no país. Junto com elas vem o uso de máquinas pesadas e ferramentas manuais que podem gerar vibrações localizadas, aquelas recebidas por uma determinada parte do corpo, e vibrações de corpo inteiro, aquelas recebidas por todo o corpo do indivíduo.

Essas vibrações têm como efeito a perda de sensibilidade do tato, deslocamento dos nervos, problemas nas articulações, entre outros. Por isso, a necessidade de métodos para controle como a automatização, a utilização de materiais absorventes, equipamentos de proteção individual (EPI), limitação do tempo de exposição, educação dos trabalhadores e exames médicos.

  • Atividades insalubres: indústrias metalúrgicas e siderúrgicas

Na indústria, setor que impulsiona a economia do Brasil, o calor é um dos agentes ambientais mais frequentes, é o caso das fundições, usinas, fábricas, olarias, indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, onde a temperatura atinge, em muitos casos, níveis elevados, que, se não forem cuidados preventivamente, poderá constituir séria ameaça à saúde dos trabalhadores.

Esse fator também atinge trabalhadores de áreas rurais e de atividades executadas a céu aberto, como insolação, câimbra, desidratação e erupções na pele.

  • Atividades insalubres: embarcações, escavações e minas

Existem ainda os ambientes, onde se realizam atividades ou operações em locais alagados ou encharcados, com umidades excessivas, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, como embarcações, escavações, minas, entre outros. São situações classificadas também como insalubres que devem ter a atenção dos profissionais de segurança do trabalho.

Nesse caso, eles precisam ser verificados com visitas ao local para estudar a implantação de medida de controle.  A exposição do trabalhador à umidade pode acarretar doenças do aparelho respiratório, quedas, doenças de pele, doenças circulatórias, entre outras.

  • Atividades insalubres: Frigoríficos

Para as atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho. A atividade pode afetar, principalmente, as extremidades e áreas salientes do corpo, como pés, mãos e face, gerando doenças dermatológicas graves.

A Realizarte Palestras e Treinamentos foca em todos esses aspectos para que o profissional tenha total domínio no assunto e, principalmente, todas as informações necessárias para lidar com a prevenção nesse tipo de ambiente. Quer saber mais? conheça um pouco do nosso trabalho no site https://realizartepalestras.com.br/.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Atividades insalubres, Insalubridade, Percepção de Riscos, Prevenção de acidentes
O que é brainstorming e qual a importância para o seu negócio
Como estimular intraempreendedores na sua equipe

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.