A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, SIPAT, acontece anualmente e precisa se reinventar para fugir da mesmice e despertar o interesse dos participantes.
Embora ela seja especial por reforçar as normas de segurança que garantem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, muitos deles veem os temas e a forma como eles são passados de maneira ultrapassada e até mesmo desnecessária.
Para lhe ajudar a tornar essa semana mais interessante e que o conteúdo abordado nela se fixe na mente e na rotina dos participantes, vamos dar 05 dicas para uma SIPAT de sucesso!
Aproveite a experiência dos trabalhadores
Muitos profissionais (CIPA) responsáveis pela SIPAT acabam não considerando que ela é voltada principalmente para o trabalhado, então, por que não começar o evento escutando-os?
Pergunte sobre a SIPAT do ano anterior; O que pode ser aplicado na rotina de trabalho; O que eles gostariam de ver relacionado à saúde e segurança no trabalho etc. A partir disso, você pode montar um conteúdo baseado nas necessidades dos trabalhadores, em sintonia com o que a empresa precisa.
Uma SIPAT só terá sucesso se o público-alvo se sentir parte dela. Pense nisso!
Use e abuse das artes
Sabe aquele formato de palestra em que uma pessoa fica no palco de um auditório falando, falando, falando e todos sentados escutando e morrendo de sono? Ou em uma sala com a luz apagada e alguém passando os slides? Fuja desse cenário.
Que tal criar uma paródia com uma música sucesso do momento? Isso ajudará a associar segurança com humor. Por que não montar uma peça abordando os principais riscos que envolvem a atividade do trabalhador e até mesmo inclui-lo nessa encenação?
Use a tecnologia
Nesse caso, é possível até mesmo unir arte e tecnologia. A criação de vídeos educativos e divertidos pode ser apresentado e compartilhado com os funcionários para que esses possam rever e mostrar para a sua família. Criando um material legal (visando a prevenção de acidentes), certamente, o trabalhador assistirá ao vídeo inúmeras vezes, além de compartilhá-lo com a sua rede familiar e de amigos.
Durante a SIPAT, você pode criar quiz online, pedir que eles acessem pelos seus celulares. Para motivá-los, você pode premiar o vencedor com algo simbólico (Essa é uma excelente estratégia para chamar atenção para o que está sendo abordado).
Faça Dinâmicas
Muitas empresas pensam na dinâmica apenas na hora do processo seletivo, mas saiba que ela pode ser ótima para fixar conteúdos e explorar o conhecimento dos participantes.
Pesquise dinâmicas que atendem ao perfil da empresa e dos trabalhadores e aplique-as durante a SIPAT. Isso, além de ser inclusivo, no sentido de deixar os funcionários mais ativos, pode ser divertido e enriquecedor para todas as partes.
Foque no conteúdo sem esquecer das pessoas
Evite passar o conteúdo de forma impositiva e obrigatória. Tente fazer com que a equipe entenda que a SIPAT não é apenas algo obrigatório, mas algo necessário.
Evite o conteúdo impositivo daqueles que despejam teorias e não sabem lidar com pessoas. Interação é fundamental (visando a prevenção de acidentes) para que haja troca e aprendizado.
Você precisa de auxílio para a junção de todas essas dicas? Acesse nosso portfólio e conheça mais do trabalho da Realizarte Palestras, empresa que tem como um dos seus objetivos o foco no desenvolvimento de cada participante.
Dúvidas sobre o tema abordado? Entre em contato conosco e vamos lhe ajudar!