Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Prevenção de acidentes

Prevenção de acidentes: cinco dicas para a realização da SIPAT 2020

SIPAT online

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, SIPAT, acontece anualmente e precisa se reinventar para fugir da mesmice e despertar o interesse dos participantes.

Embora ela seja especial por reforçar as normas de segurança que garantem a saúde e o bem estar dos trabalhadores, muitos deles veem os temas e a forma como eles são passados de maneira ultrapassada e até mesmo desnecessária.

Para lhe ajudar a tornar essa semana mais interessante e que o conteúdo abordado nela se fixe na mente e na rotina dos participantes, vamos dar 05 dicas para uma SIPAT de sucesso!

  1. Aproveite a experiência dos trabalhadores

Muitos profissionais responsáveis pela SIPAT acabam não considerando que ela é voltada principalmente para o trabalhado, então, por que não começar o evento escutando-os?

Pergunte sobre a SIPAT do ano anterior; O que pode ser aplicado na rotina de trabalho; O que eles gostariam de ver relacionado à saúde e segurança no trabalho etc. A partir disso, você pode montar um conteúdo baseado nas necessidades dos trabalhadores, em sintonia com o que a empresa precisa.

Uma SIPAT só terá sucesso se o público-alvo se sentir parte dela. Pense nisso!

  1. Use e abuse das artes

Sabe aquele formato de palestra em que uma pessoa fica no palco de um auditório falando, falando, falando e todos sentados escutando e morrendo de sono? Ou em uma sala com a luz apagada e alguém passando os slides? Fuja desse cenário.

Que tal criar uma paródia com uma música sucesso do momento? Isso ajudará a associar segurança com humor. Por que não montar uma peça abordando os principais riscos que envolvem a atividade do trabalhador e até mesmo inclui-lo nessa encenação?

Dinâmicas para SIPAT
  1. Use a tecnologia

Nesse caso, é possível até mesmo unir arte e tecnologia. A criação de vídeos educativos e divertidos pode ser apresentado e compartilhado com os funcionários para que esses possam rever e mostrar para a sua família. Criando um material legal, certamente, o trabalhador assistirá ao vídeo inúmeras vezes, além de compartilhá-lo com a sua rede familiar e de amigos.

Durante a SIPAT, você pode criar quiz online, pedir que eles acessem pelos seus celulares. Para motivá-los, você pode premiar o vencedor com algo simbólico (Essa é uma excelente estratégia para chamar atenção para o que está sendo abordado).

  1. Faça Dinâmicas

Muitas empresas pensam na dinâmica apenas na hora do processo seletivo, mas saiba que ela pode ser ótima para fixar conteúdos e explorar o conhecimento dos participantes.

Pesquise dinâmicas que atendem ao perfil da empresa e dos trabalhadores e aplique-as durante a SIPAT. Isso, além de ser inclusivo, no sentido de deixar os funcionários mais ativos, pode ser divertido e enriquecedor para todas as partes.

  1. Foque no conteúdo sem esquecer das pessoas

Evite passar o conteúdo de forma impositiva e obrigatória. Tente fazer com que a equipe entenda que a SIPAT não é apenas algo obrigatório, mas algo necessário.

Evite o conteúdo impositivo daqueles que despejam teorias e não sabem lidar com pessoas. Interação é fundamental para que haja troca e aprendizado.

Você precisa de auxílio para a junção de todas essas dicas? Acesse nosso portfólio e conheça mais do trabalho da Realizarte Palestras, empresa que tem como um dos seus objetivos o foco no desenvolvimento de cada participante.

Dúvidas sobre o tema abordado? Entre em contato conosco e vamos lhe ajudar!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Quais são as principais características de um bom gestor de pessoas?
Movimento Maio Amarelo: dicas para programar atividades de conscientização para sua equipe

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu