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Prevenção a choques no ambiente de trabalho

Prevenção a choques: dicas para segurança elétrica nos escritórios

Quando pensamos em segurança elétrica, é normal que associe esse risco com a eletricidade aos profissionais que têm contato direto com ela, como os eletricistas. Sim, esses são os trabalhadores mais expostos aos riscos de possíveis descargas elétricas.

Contudo, os escritórios podem esconder muitas armadilhas elétricas para os trabalhadores que realizam suas tarefas diárias nesses ambientes, principalmente quando a utilização e manutenção dos equipamentos não é feita de forma correta.

De forma geral, nos escritórios é comum a presença de computadores, ar-condicionado, impressoras e scanners, e todos esses dispositivos são ligados a eletricidade. Por isso, é necessário atenção às situações de risco que envolvem energia elétrica.

Nesse artigo abordaremos algumas dicas de segurança elétrica nos escritórios, como forma de prevenção a choques e acidentes envolvendo eletricidade.

Acompanhe a leitura!

Mãos molhadas e eletricidade

Devemos ter cuidado ao lidar com aparelhos elétricos sempre, pois o nosso corpo pode conduzir a eletricidade. Somando às mãos molhadas, a vida é colocada em perigo, visto que a água é um excelente condutor de eletricidade.

Assim, quando realizar manutenções ou limpezas, é necessário desconectar sempre o cabo de energia. Também, não se deve manusear os equipamentos enquanto estes estiverem molhados.

Organização dos fios e cabos

A organização de fios e cabos é essencial para prevenir choques. Isso porque, cabos enrolados e mal organizados ocasionam bagunça no escritório e riscos à segurança.

Os fios e cabos precisam ser organizados e escondidos na mesa do escritório, uma outra dica é colocar um suporte de alumínio embaixo da mesa, onde você pode apoiar a extensão.

Dessa forma, evita-se que os funcionários possam chutar ou se embaraçar nos fios, provocando acidentes.

Além disso, evite prender os fios com fitas adesivas no chão. Opte por utilizar acessórios mais apropriados.

Manutenção dos equipamentos

Ao perceber falhas e problemas elétricos, não tente consertar sem o devido conhecimento. É necessário entrar em contato com a equipe de manutenção elétrica da empresa, para que possa solucionar o problema.

Também, não é aconselhável realizar emendas nos fios. Se não for possível a substituição, o isolamento precisa ser feito de forma correta.

Utilização de equipamentos certificados pelo INMETRO

Todos os produtos que apresentem riscos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente, que são comercializados no Brasil, devem estar de acordo com o regulamento e possuir o selo de identificação da conformidade do Inmetro.

Dessa forma, todos os equipamentos elétricos do seu escritório devem ser certificados pelo INMETRO, afim de garantir a segurança dos usuários e a prevenção a choques. Aqueles equipamentos de procedência desconhecida podem esconder riscos.

Para verificar a lista de produtos abrangidos por Programa de Avaliação da Conformidade desenvolvidos pelo Inmetro, acesse os seguintes links:

Produtos com certificação voluntária: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/voluntarios.asp

Produtos com certificação compulsória: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/compulsorios.asp

Cuidados com os equipamentos elétricos

Em alguns escritórios, existem muitos aparelhos ligados a uma única tomada, com isso, ocorre a utilização de T’s. Esses equipamentos devem ser evitados, visto que existe o perigo de sobrecarregar os pontos elétricos.

Além disso, para evitar queima de aparelhos, incêndios e acidentes, é necessário tomar cuidado com extensões e o uso indiscriminado dos adaptadores.

Antes de ligar os aparelhos, verifique os fios alimentadores e plugs. Observe se esses itens estão em conformidade, sem “descapamento” ou fios soltos. Por fim, ao desligar o aparelho, jamais puxe pelo fio. O procedimento correto é desconectar pelo plug.

Dessa forma, tomando cuidados básicos, é possível evitar choques elétricos, preservando sempre a saúde do trabalhador no escritório.

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