Desenvolver constantemente campanhas de segurança na empresa é primordial para preservar a saúde, o bem-estar e a vida dos colaboradores. Isso porque a conscientização é construída pouco a pouco, dia a dia, ou seja, a longo prazo.
Portanto, apesar de a importância da realização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) ser inquestionável, é necessário assegurar que os funcionários receberão instruções e informações referentes à própria segurança e a dos colegas o ano inteiro.
Quer implementar campanhas de segurança na sua empresa e não sabe por onde começar? Confira os tópicos que listamos abaixo e descubra!
Planejamento
O primeiro passo para elaborar campanhas de segurança na empresa é observar quais setores apresentam maior índice de acidentes, afastamentos ou queda na produtividade em razão de acidentes de trabalho ou problemas de saúde.
Em seguida, é preciso identificar as causas dessas ocorrências negativas e definir o público-alvo que precisa obter informações para evitar que os problemas voltem a acontecer. Além disso, é importante definir objetivos mensuráveis para serem atingidos durante a realização da campanha e realizar reuniões de equipe para traçar estratégias de ação.
Produção de material
Passada a fase do planejamento, é preciso começar a produção de material. Já ciente do setor e público-alvo da campanha e das razões que causam os afastamentos ou acidentes de trabalho, é necessário definir que tipo de linguagem será adotada para a transmissão das informações. É importante criar um material convidativo e interessante, que desperte a curiosidade e resulte no engajamento dos colaboradores.
É possível utilizar materiais impressos, online ou até mesmo em vídeo para a campanha. Também é válido apostar em uma combinação dessas plataformas, acompanhado de eventos, como palestras motivacionais ou mesmo shows de mágica informativos.
Lançamento
Após o planejamento e a produção de material, é hora de lançar a campanha. O lançamento deve ser criativo e impactante. Precisa-se falar diretamente com o público-alvo e prender a atenção dos colaboradores para instigá-los a interagir com a campanha, estudar e entender que o objetivo de toda ação nada mais é do que a segurança deles próprios.
Desenvolvimento
Depois de lançada, a campanha deve ser desenvolvida. É nesse momento que toda o trabalho ganha forma. É preciso espalhar os materiais impressos produzidos pela empresa, incluir informações nos jornais internos, intranet, murais e outros meios de comunicação dentro da empresa. Também é recomendado a transmissão dos vídeos em locais de grande concentração de funcionários, como refeitórios, por exemplo.
Avaliação
Por fim, é preciso retomar o objetivo definido na fase de planejamento e avaliar se ele foi atingido ou não.
Caso a resposta seja positiva, é necessário estabelecer novas metas e realizar mais campanhas de segurança, já que, como falamos no início do texto, elas devem ser constantes. Se for negativa, é importante identificar falhas e corrigi-las para obter êxito da próxima vez.
Como mostramos acima, criar campanhas de segurança o ano todo e promover ações preventivas a fim de evitar queda na produtividade e aumento nos custos com afastamentos ou problemas de saúde dos colaboradores é uma maneira de resguardar não apenas os próprios funcionários, mas o patrimônio da empresa.
Agora que você já sabe porque as campanhas de segurança na empresa são necessárias, que tal aprender um pouco mais sobre as palestras motivacionais e de que maneira elas contribuem no repasse de informações importantes?