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Como elaborar Plano de segurança no trabalho?

Plano de segurança no trabalho: quais são os itens do documento?

Fortalecer a segurança no ambiente de trabalho e promover bem-estar, para os colaboradores, é uma tarefa essencial nas organizações.

Afinal, se a saúde e conforto dos funcionários estiver comprometida, os resultados da empresa também estará, já que riscos na empresa favorecem a ocorrência de doenças ocupacionais, acidentes, estresse e falta de produtividade.

Para evitar esses problemas, ter um plano de segurança no trabalho é fundamental, pois esse documento planifica as ações a fim de promover a saúde e segurança do trabalhador.

Neste artigo, colocamos 5 itens necessários para a criação desse documento, que faz a diferença na gestão de segurança. Confira o que você vai encontrar:

  • Por que ter um plano de segurança no trabalho?
  • 5 itens essenciais para o seu plano

Por que ter um plano de segurança no trabalho?

No plano de segurança, todas as ações para manter o trabalhador bem, seguro e com sua saúde preservada são definidas.

Por isso, esse documento é de estrema importância, visto que através dele a empresa poderá traçar estratégias para a prevenção de acidentes, além de saber quais medidas deverão ser tomadas, caso imprevistos ocorram.

A elaboração do plano de segurança deve ser feita em equipe, incluindo um engenheiro de segurança do trabalho, um médico, responsáveis pela empresa e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), se houver.

Quanto mais tiver pessoas engajadas com a segurança, na elaboração do plano, maiores serão as chances de que ele esteja completo e eficaz.

No próximo tópico, veja quais itens devem compor o plano de segurança, como modelo. Contudo, nada impede que sua empresa inclua outros fatores que sejam essências para a realidade do negócio.

5 itens essenciais para o seu plano

  1. Mapear os riscos

Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental que haja o entendimento do que pode causar riscos e comprometimento a saúde dos colaboradores.

Por isso, faça o levantamento de todas as situações de risco podem ter na empresa, por exemplo: utilização de máquinas, produtos ou tipos de pisos que gerem riscos.

  1. Listar os EPIs necessários

Os Equipamentos de Proteção Individual são fundamentais para a prevenção. Dessa forma, liste quais são os EPIs necessários para a segurança de sua equipe, analisando cada setor e cada função.

  1. Padronizar processos

Uma empresa sem processos padronizados dificulta a identificação de problemas com a segurança, pois será quase impossível identificar responsáveis ou as causas de acidentes.

A padronização permite que os gestores saibam com precisão onde o erro aconteceu e quais iniciativas para evita-lo.

  1. Criar um cronograma de manutenção

Coloque no seu plano o cronograma com datas previstas de manutenção para máquinas e equipamentos.

Isso irá garantir que surjam falhas inesperadas e reduzirá os perigos no ambiente.

  1. Documentar acidentes ocorridos

Esse item é de extrema importância, pois através da documentação a equipe entenderá quais atitudes causaram o acidentes evitando repeti-las.

  1. Promover treinamentos para a cultura de segurança

Por fim, mas de muita importância, coloque no seu plano treinamentos regulares sobre segurança no trabalho para toda a equipe.

Com treinamentos periódicos, você irá promover a cultura de segurança, conscientizando toda equipe, educando e reduzindo atitudes inconscientes.

Nesse sentido, a Realizarte promove palestras e treinamentos dinâmicos, divertidos e inspiradores para conscientizar sua equipe, reduzindo significativamente os riscos.

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