A percepção de risco pode ser definida como a noção e o cuidado que as pessoas têm sobre o perigo que determinada situação, máquinas ou atividades podem oferecer.
Essa noção não deve ser de exclusividade do técnico de segurança do trabalho, mas de toda equipe envolvida. Mesmo aqueles que não trabalham diretamente exposto ao risco.
Por isso, consideramos que esse assunto é perfeito para ser abordado durante a SIPAT 2020.
Veja os motivos abaixo:
Ver a prática na teoria e a teoria na prática
Quando se trata de percepção de risco não vale ficar apenas na teoria. A junção da teoria e da prática é fundamental para que a explicação e tal percepção sejam fixadas na mente dos funcionários.
Então, para ter sucesso com isso, sugerimos que exemplos de acidentes sejam descritos, explicados como poderia ser evitado, quais precauções a equipe poderia ter tomada etc. Isso é a prática na teoria.
Para a teoria na prática, os trabalhadores podem ser levados a alguma parte da empresa para que eles vejam máquinas, comportamentos e ações que podem ser tomadas para evitar que o risco seja efetivado e se torne um acidente.
Entender a importância de considerar o risco
A palavra risco é um dos sinônimos da palavra perigo. No caso do risco no ambiente de trabalho, ele não está restrito a acidentes individuais ou da equipe, ele se estende também para acidentes ambientais.
Tratar sobre os riscos que envolvem a atividade dos funcionários e até mesmo da empresa é evidenciar que há uma preocupação com o recurso humano, com a comunidade externa e com o meio ambiente.
Durante a SIPAT, você pode usar simulações apresentando os principais riscos do trabalho desenvolvido pela equipe. A visualização das consequências de um acidente pode ser uma maneira eficaz de fazê-la ficar atenta.
Percepção de Risco: observar casos reais
Apresentar casos de acidentes que poderiam ser evitados caso a percepção de risco fosse considerada não é instaurar medo, mas mostrar que esse tema não é mais um para cumprir tabela.
Quando citamos acidente, consideramos não apenas aqueles que acontecem no ambiente de trabalho, mas aqueles que envolvem pessoas que não estão diretamente ligadas à empresa, mas que são passíveis de sofrer com o risco que ela oferece.
Conectar os trabalhadores a casos reais é importante para validar toda a teoria e para ajudar a reforçar a importância do uso dos equipamentos de segurança e o comprometimento com a vida e a saúde.
Trocar experiências
A SIPAT é uma excelente oportunidade para que os funcionários falem sobre as suas percepções. Imagina um colaborador citando um exemplo de risco que pode ter passado despercebido? A troca de experiência entre eles? Certamente, essa troca é enriquecedora para a equipe e permitirá que eles se ajudem, se fiscalizem e tornem a percepção de risco cada vez mais presente na rotina.
A Realizarte Palestras e Treinamentos foca em todos esses aspectos para que a SIPAT tenha o seu objetivo cumprido e que os temas abordados ressoem por todo o ano. Precisa de ajuda para programar esse evento em 2020? Conheça nossas palestras para este evento tão importante, nós podemos ajudar a melhorar a percepção de risco da sua equipe!
Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco!