Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Palestras para SIPAT

Palestras: ferramenta para eliminar riscos de acidente

SIPAT online

Apesar de, a princípio, não ter sido vista com bons olhos pelo empregador, a Legislação estabelecida obrigou as empresas a implantarem as estratégicas de Saúde e Segurança do Trabalho. Exemplo disso foi adoção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, que atua na fiscalização das Normas Regulamentadoras e investigação dos acidentes, além de agir nos processos de conscientização do colaborador.

Porém de nada adianta seguir todas as regras, se não houver comprometimento do empregado. Afinal, é ele quem está na linha de ação, na execução das tarefas e, por isso, a responsabilidade de prevenir acidentes passa, primordialmente, por ele.

Dessa forma, as campanhas de conscientização realizadas na empresa como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, os Diálogos Diários de Segurança e as demais conversas sobre a prevenção e acidentes devem ser colocadas no mesmo patamar de importâncias das demais ações na área.

As palestras de DDS, por exemplo, são curtas, em geral, giram em torno de 15 minutos, mas se bem estruturada, podem evitar um grande acidente, pois naquele dia a conversa foi sobre determinado equipamento, o qual o trabalhador usou com precisão, posteriormente.

O poder das Palestras

As conversas precisam ser bem organizadas de forma a prender a atenção do empregador. Ou seja, é necessário tratar de forma criativa aquele ponto relevante que parece chato e ele já está cansado de ouvir.

Tudo parece fácil, até que em algum momento o colaborador se depara com uma armadilha: a cilada organizada naturalmente pelo cérebro.

Dinâmicas para SIPAT

Sim, nosso corpo é capaz de pregar peças e a deixar passar detalhes quando o tema já foi ouvido e visto muitas vezes. Acontece que em ambientes de trabalho de risco, um cinto frouxo pode provocar danos irreversíveis.

Aumento da percepção

A nossa palestra Percepção do Risco aborda justamente essa questão. Ela traz circunstâncias, através de imagens, que, junto com técnicas de ilusionismos, induz o participante a não perceber os detalhes que gerariam riscos de acidentes de trabalho.

Com isso, e metodologia consegue instigá-los a participar, pois acaba sendo um desafio, a interagir com a temática e a compreender que, além da prevenção individual, o cuidado precisa ser coletivo e permanente. É a descoberta de um novo olhar sobre a prevenção de acidentes e a percepção de riscos

Sonhos e segurança

Em um diálogo sobre sonhos e objetivos, o empregado discorre sobre suas ambições familiares e profissionais. É com base nesse aspecto individual que a nossa palestra A Fórmula Mágica da Segurança transporta o colaborador ao mundo que ele pretende viver através daquele trabalho. Mas para isso, ele precisa estar com saúde.

O método tira do sonho dos participantes o sentimento de que ele também é responsável por se manter integro até o final da tarefa. Com isso, a palestra estimula o atendimento das regras e o uso correto dos EPIs, além do respeito pelo trabalho e pelas pessoas envolvidas no processo de Segurança do Trabalho.

E então está esperando o quê para levar essas palestras na sua empresa? Deseja mais informações sobre isso? Visite o nosso site para conhecer todas as nossas palestras. Você também pode deixar um comentário abaixo. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Atividades de riscos: 4 dicas para evitar os acidentes de trabalho
Como o treinamento pode ajudar a desenvolver talentos na sua equipe

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu