Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

O que é SIPAT? Palestras para equipes

O que é SIPAT? Entenda como funciona

SIPAT online

Você já deve ter ouvido falar sobre o assunto, mas talvez não saiba exatamente o que é SIPAT. A sigla significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, evento obrigatório por lei em todas as organizações brasileiras, independentemente do ramo de atuação.

Além disso, trata-se de um recurso útil para o crescimento das companhias e a garantia da segurança, da saúde e do bem-estar dos colaboradores. São propiciados inúmeros benefícios não apenas aos funcionários, mas aos gestores e empresários.

Quer entender, de uma vez por todas, o que é SIPAT e quais são suas vantagens para um empreendimento? Confira os tópicos que listamos abaixo!

O que é SIPAT?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho visa à prevenção de acidentes e, também, de doenças que estão relacionadas ao ambiente laboral. O assunto a ser abordado varia de acordo com as necessidades apontadas por cada organização.

Essa iniciativa está sob responsabilidade da CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes — e prevista na Portaria nº 3.214, item 5.16, letra O. O texto afirma que as empresas devem realizar, anualmente, ações especializadas em segurança e medicina do trabalho.

Assim, durante o período de uma semana, são realizadas palestras, workshops e gincanas. Também são distribuídas cartilhas educacionais para conscientizar os colaboradores sobre a importância de se prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É fundamental que a realização da reunião seja registrada pela CIPA. Dessa forma, a lista de presença e uma relação de todas as atividades que foram desenvolvidas são indispensáveis para a comprovação de que o evento de fato ocorreu.

Quais são seus benefícios?

Menor custo com afastamentos

Por meio da conscientização sobre doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho, esses índices tendem a diminuir. E, consequentemente, o número de pessoas afastadas também vai cair com o tempo.

Além de não precisar gastar com a contratação de funcionários temporários, a organização não vai ter despesas com advogados para responder aos processos trabalhistas movidos quando alguém é acidentado.

Por meio do material distribuído e das atividades oferecidas, os funcionários tornam-se mais aptos a identificarem situações que coloquem em risco a integridade física da equipe. Após a semana, eles já estarão preparados para evitar e solucionar problemas.

Prevenção do vírus HIV (AIDS)

A SIPAT não tem como finalidade (e, tampouco, obrigatoriedade) tratar sobre o HIV. Todavia, existem muitas companhias que aproveitam a semana de conscientização da segurança no trabalho para abordar esse tema.

Isso porque a CIPA, conforme o item 5.16 da Portaria nº 3.214, deverá participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de campanhas de prevenção à AIDS. Dessa forma, muitas organizações optam por dedicar apenas um momento para tratar de todos os assuntos obrigatórios durante o ano, visando reduzir as horas dispendidas em treinamento.

Garantia de que os trabalhadores utilizem corretamente os EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser utilizados conforme a orientação da NR 6 e fornecidos pelas empresas a seus colaboradores. Eles precisam estar constantemente em bom estado, sendo trocados sempre que houver necessidade.

Entretanto, mesmo com o alto investimento feito pelos empreendimentos, ainda existem funcionários que não utilizam corretamente os EPIs. Há também os gestores que não cobram — e, muito menos, punem — aqueles que cometem essa infração.

Dinâmicas para SIPAT

Uma vez que a SIPAT promove treinamentos e conscientização a respeito da segurança no local de trabalho, os próprios funcionários passam a garantir o uso correto desses equipamentos. Isso porque os membros da equipe prestam auxílio uns aos outros e ajudam na preservação dos itens, estendendo a vida útil daquilo que utilizam.

Como organizar a SIPAT?

Quando realizá-la?

O primeiro passo para organizar a SIPAT é entender qual deve ser sua duração e quando ela deve ser realizada. Como o próprio nome explicita, a SIPAT deve durar uma semana. Entretanto, a legislação não estabelece um período específico para sua realização. Dessa forma, ela pode ocorrer em qualquer mês do ano.

Não é necessário que a empresa organize palestras e seminários em todos os dias da semana. As atividades podem ser variadas, mesclando palestras, campanhas de conscientização sobre a segurança do trabalho, a saúde e o bem-estar do trabalhador com workshops, gincanas e apresentações de mágica, entre outras atividades.

Quantos funcionários é preciso ter para promover a SIPAT?

Conforme a legislação, não existe número mínimo ou máximo de funcionários necessários para a realização da SIPAT. O que a lei estabelece é que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho seja organizada pela CIPA.

Já com relação à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a obrigatoriedade surge a partir do momento em que a companhia contrata e registra colaboradores pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Dessa forma, podemos considerar que toda empresa que adota o regime formal de contratação deve eleger membros e constituir a CIPA. E é de obrigação da comissão a organização da SIPAT.

Entretanto, diante dos inúmeros benefícios trazidos por sua realização, a SIPAT pode ocorrer em organizações que seguem outros regimes de contratação, como PJ (pessoa jurídica), terceirização ou prestação de serviços.

Quais são os objetivos?

Além de garantir a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), reduzir custos com afastamentos de funcionários em razão de acidentes ou doenças e, ainda, elucidar questões importantes e didáticas sobre a transmissão do vírus HIV, a SIPAT tem outros objetivos importantes. São eles:

  • aumentar a integração entre colegas de trabalho (e entre colaboradores e gestores);
  • melhorar o clima organizacional;
  • fazer com que a motivação do time cresça;
  • ampliar a produtividade;
  • difundir medidas e protocolos de segurança a serem seguidos em casos de acidente;
  • informar e capacitar todos os funcionários com relação ao seguimento de normas e regras de segurança;
  • abordar assuntos de higiene pessoal, saúde pública, vacinação etc.

Entretanto, para atingi-los, é necessário organizar uma SIPAT eficaz. Uma maneira diferenciada, por exemplo, é adotar shows de mágica durante as palestras.

Isso porque tal tipo de apresentação, além de ser lúdico, prende a atenção dos colaboradores, transmitindo informação e conhecimento de maneira divertida. A abordagem inovadora é determinante para o engajamento.

Neste artigo, explicamos o que é SIPAT, quais são os objetivos e benefícios da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e de que maneira cumprir a legislação. Vimos também como organizar um evento eficaz e que promova um diferencial prático na empresa, propiciando um ambiente cada vez mais protegido.

A segurança do trabalho não pode ser deixada de lado. Companhias que não dão a real importância às ações preventivas acabam enfrentando situações adversas e, por vezes, irreversíveis, que poderiam ter sido evitadas.

Agora que você já sabe o que é SIPAT, que tal deixar um comentário abaixo? Entre para a conversa, divida suas dúvidas e veja como podemos ajudá-lo a criar uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho inesquecível!

E, caso queira obter mais informações sobre o assunto, baixe nosso e-book agora mesmo para conferir como preparar uma SIPAT de sucesso!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Prevenção de acidentes de trabalho: aprenda a reduzir os riscos
Palestras corporativas: afinal, porque são importantes?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu