Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Plano de emergência

O que é plano de emergência?

SIPAT online

Você já ouviu falar no plano de emergência? A empresa que você atua possui um? Se não, qual o motivo?

Quando ocorre um acidente no ambiente de trabalho, como um incêndio, por exemplo, as pessoas normalmente não sabem como agir diante da situação de pânico, não é mesmo?

Nestes casos de emergência a reação se resume em gritaria, correria, pessoas ficando presas em elevadores e outras situações parecidas.

De fato, a falta de instruções sobre como agir em situações de emergência leva ao questionamento: o que fazer nestes momentos?

A solução para resolver este problema existe e chama-se plano de emergência, é exatamente sobre a sua importância que quero falar com você neste artigo!

Por que ter um plano de emergência?

Não são poucos os casos de acidentes oriundos de incêndios ou outras situações em que há exposição ao perigo.

Escolas, empresas, grandes edifícios, hospitais e qualquer outro ambiente em que existe grande quantidade de pessoas estão sujeitas a situações como estas e necessita de um plano de emergência, isso porque ele permite auxílio aos mais diversos tipos de incidentes.

Nos casos de incêndios, por exemplo, o plano de emergência é um planejamento que busca:

  • Preparar as pessoas para situações de risco;
  • Informações sobre o que fazer caso um incêndio ocorra;
  • Orientações de como agir e por onde evacuar o local onde o mesmo esteja ocorrendo;
  • Dicas sobre o que fazer para diminuir as consequências do incêndio.

Funcionários: preparação para casos de emergência

Todos os funcionários de qualquer organização devem receber treinamentos para que executem ações preventivas da melhor maneira possível em situações de exposição ao perigo.

O plano de emergência visa ensinar por qual lugar os funcionários e outras pessoas deverão evacuar o local de trabalho, como usar um extintor de incêndio e a manter a calma, por exemplo.

Quem pode elaborar?

O plano de emergência precisa ser elaborado por profissionais envolvidos com a Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da empresa.

Dinâmicas para SIPAT

Na sua elaboração é necessário verificar a disponibilidade de materiais de segurança como extintores de incêndio, iluminação de emergência, alertas e entre outras coisas que possam auxiliar na hora da saída do local e redução dos transtornos.

Apresentações e treinamentos relacionados ao plano de emergência devem ser ministrados por um profissional especializado levando em consideração diversos aspectos, como a estrutura do prédio, proximidade a hospitais, corpo de bombeiros e polícia.

Vale lembrar que, no plano de emergência também é importante que estejam presentes todas as informações necessárias a fim de facilitar o trabalho do corpo de bombeiros, tais como áreas de risco, se o local possui acesso para deficientes físicos e a existência de saídas de emergência.

Plano de emergência: deve ser acessível a todos!

O plano de emergência não deve ser de conhecimento somente dos funcionários do lugar em questão, além do treinamento para os funcionários também é importante que o plano de emergência seja acessível aos olhos de todos os visitantes. Ele deve ser disponibilizado em portas, corredores e todos os outros locais de fácil acesso.

Diminuindo as consequências dos incidentes

O plano de emergência é um método para diminuir consequências dos incidentes, não é algo como um carro de bombeiros a porta do edifício, e sim um documento cujo objetivo é orientar pessoas que possam ser expostas a uma situação de emergência.

Para evitar situações de risco se faz necessário a realização de constantes vistorias, avaliação de qualquer coisa que possa apresentar possíveis riscos e resolução de problemas o mais rápido possível.

Fios elétricos, elevadores e lugares em que exista concentração de gás devem ser inspecionados constantemente.

Para que um plano de emergência ajude em casos de riscos é necessário que os funcionários estejam cientes do documento.

Funcionários com cursos e habilidades em primeiros socorros precisam do livre acesso a caixas de primeiros socorros para prestar os devidos atendimentos.

Segurança em primeiro lugar

Pensar na segurança e bem estar dos seus funcionários é uma questão que precisa ser pensada além de qualquer interesse próprio, ter um plano de emergência mostra a preocupação com a integridade física dos trabalhadores.

Além de ser um benefício para a empresa, a segurança do trabalho, é também benefício para os trabalhadores que passarão a ter muito mais confiança e poderão desenvolver suas funções sem se preocupar exageradamente com os acidentes, uma vez que a própria empresa estará tratando disso.

Lembrou alguma informação importante sobre o plano de emergência? Compartilha com a gente nos comentários!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Entenda a relação entre Segurança do Trabalho e estratégias de endomarketing
Saúde do trabalhador: dicas para uma rotina de trabalho saudável

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu