Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

PCMSO e PPRA conversa entre mulheres

O que é PCMSO e PPRA? Entenda as diferenças entre os dois!

Termos como PCMSO e PPRA fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa que trabalhe com segurança do trabalho. Afinal, trata-se de dois programas muito importantes no que se refere à saúde e à qualidade de vida dos colaboradores em uma empresa. Mas afinal, o que é PCMSO e PPRA?

É comum que algumas pessoas façam confusão entre os conceitos das siglas, o que pode, até mesmo, gerar danos e trazer prejuízos para a empresa. É por esse motivo que nós elaboramos este post, que tem por objetivo esclarecer, de uma vez por todas, a diferença entre os dois programas.

Quer entender e conhecer melhor sobre o assunto e saber como eles podem ser complementares? Então, siga a leitura e confira agora mesmo!

O que é PCMSO — Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional — PCMSO é obrigatório para todas as empresas que fazem a admissão e a demissão de empregados, buscando sempre a promoção e a preservação da saúde dos trabalhadores.

Regulamentado pela norma regulamentadora nº 07 do Ministério no Trabalho e Emprego, esse programa obriga as empresas a realizarem exames admissionais, periódicos e demissionais para todos os colaboradores, independentemente da quantidade de profissionais que atuem na organização.

Os exames exigidos variam de acordo com a periculosidade das funções que o profissional exerce e devem ser realizados sempre por um médico especialista em Medicina do Trabalho.

Entre os exames que geralmente são solicitados pelo PCMSO, estão os testes de visão, coleta e análise de sangue e fluídos e a audiometria. Profissionais que realizam atividades em grandes alturas ou motoristas, por exemplo, também podem fazer a espirometria. A seguir, vamos detalhar um pouco mais sobre os exames que devem constar em um PCMSO.

Testes de visão

Os testes de visão têm o objetivo de verificar se o colaborador tem alguma doença nos olhos, como o astigmatismo, o daltonismo ou a dificuldade para enxergar longe. Realizar esse exame é importante para que possam ser diagnosticados precocemente problemas que exigem o uso de óculos ou outros tipos de tratamento.

O também chamado exame de acuidade visual serve para que as empresas tenham um histórico da saúde dos olhos de seus funcionários, evitando, assim, atividades que causem perda da visão, por exemplo. O teste deve ser realizado, de preferência, por um médico oftalmologista.

Coleta e análise de sangue e fluídos

Trata-se de exames laboratoriais de sangue e urina, que permitem analisar as taxas de colesterol, glicose, triglicerídeos, entre outras características de cada colaborador. Pessoas que têm diabetes por consequência das altas taxas de glicose no sangue, por exemplo, não devem exercer determinadas funções, como a operação de máquinas, por serem mais suscetíveis a terem um mal súbito.

Audiometria

A audiometria é o exame que objetiva avaliar a capacidade que uma pessoa tem para ouvir os sons e interpretá-los. Trata-se de um teste imprescindível, principalmente para as indústrias, que muitas vezes utilizam máquinas e equipamentos que emitem muito barulho nas linhas de produção.

A ideia do exame, assim como o teste de visão, é analisar, periodicamente, se os colaboradores expostos a esses riscos têm perda auditiva. Em caso positivo, é preciso entender o que está sendo feito errado e adotar posturas preventivas mais eficazes.

Espirometria

Esse exame é cobrado, principalmente, para os cargos em que é preciso ter um preparo físico e respiratório mais avançado. Ele tem o objetivo de registrar os volumes e fluxos de ar nos pulmões de cada indivíduo. Para realizar esse exame, o paciente deve respirar com um aparelho na boca, chamado de espirômetro, que faz o registro do ar respirado.

De maneira geral, podemos dizer que o PCMSO está voltado para a prevenção e o diagnóstico precoce de problemas de saúde nos trabalhadores, sobretudo de doenças causadas pelas atividades que realizam em suas profissões.

O que é PPRA — Programa de Prevenção de Riscos Ambientais?

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais — PPRA é voltado para a prevenção de acidentes e problemas que podem acarretar em danos à saúde dos colaboradores na estrutura da empresa.

Sendo assim, além do médico especialista em Medicina do Trabalho, um engenheiro do trabalho também é o responsável pela elaboração e execução desse programa, que é regulamentado pela norma regulamentadora nº 09 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre outras atividades, os responsáveis pelo PPRA devem fazer um mapeamento de riscos nas empresas. No caso de indústrias que possuem máquinas que fazem barulho muito alto, por exemplo, os engenheiros e os médicos devem propor soluções preventivas para que o ruído não cause danos à audição e, até mesmo, à saúde psicológica do trabalhador exposto a essa situação.

Além dos riscos que já existem na empresa, também devem ser mensurados aqueles que podem surgir, como algo que pode ocorrer proveniente de uma mudança no layout da empresa.

Engana-se quem pensa que apenas as indústrias ou empresas em que os colaboradores realizam um trabalho mais braçal precisam ter um PPRA. Até mesmo nos escritórios em que os funcionários permanecem em ambientes de trabalho totalmente salubres, podem ser desenvolvidas doenças, como a lesão do esforço repetitivo, por digitar demais no computador. De acordo com a norma regulamentadora, o PPRA deve ser divido em seis fases:

  • antecipação e reconhecimento dos riscos;
  • estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
  • avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
  • implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;
  • monitoramento da exposição aos riscos;
  • registro e divulgação dos dados.

Por que PCMSO e PPRA são programas que se complementam?

Ambos os programas são extremamente importantes para a saúde dos colaboradores e exigidos por lei para que as empresas os cumpram. Eles se complementam, sendo necessário que haja um planejamento em conjunto sobre eles.

Agora você já sabe, quando perguntarem, o que é PCMSO. Trata-se de um programa que tem o objetivo de prevenir, monitorar e diagnosticar possíveis problemas de saúde dos colaboradores de uma empresa. Por sua vez, se a pergunta for o que é PPRA, a resposta mais adequada é a de que se trata de um programa que visa reconhecer riscos existentes no ambiente de trabalho para proteger os funcionários de uma organização.

Gostou do nosso artigo e conseguiu entender mais sobre o que é PCMSO e PPRA? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os direitos do trabalhador em relação à sua saúde e segurança dentro das empresas.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
PCMSO, PPRA, Saúde no trabalho, Segurança do trabalho
Programe-se para 2018 e garanta uma SIPAT sensacional
Conheça os benefícios do treinamento comportamental

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.