O brainstorming é uma estratégia usada pelas empresas para estimular soluções criativas no dia a dia. Essa tempestade de ideias – tradução para o termo – acontece em reuniões.
Seu intuito é compartilhar ideias e soluções valiosas para a organização. Isso porque, conseguir tomar decisões importantes, é uma capacidade que garante a competitividade dentro das empresas.
Para isso, elas investem em técnicas que estimulam o pensamento estratégico, fazendo com que a gestão alcance soluções eficazes para os desafios.
O brainstorming pode ser aplicado por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Mesmo assim, nada resolve reunir as pessoas para esse turbilhão de ideias se não houver a adoção de boas práticas.
Logo, mais do que acreditar que várias cabeças pensando juntas é a solução que a empresa precisa, é necessário conhecer a fundo o brainstorming, sua importância e as vantagens trazidas por ele.
Isso vai ajudar a colocar do jeito certo a prática dessa estratégia, e os resultados positivos vão aparecer em seguida.
Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é o brainstorming e trazer todas as informações que você precisa conhecer sobre o assunto.
O que é brainstorming?
Brainstorming é uma estratégia que busca o compartilhamento espontâneo de ideias que tragam soluções para os problemas da empresa, além de aumentar a criatividade dos colaboradores.
Por isso, é fundamental que seja feito com o maior número de pessoas possível, preferencialmente aquelas mais atrativas para a empresa. Isso porque elas conseguem reunir perspectivas diferentes.
A pluralidade de ideias é a principal razão do brainstorming, focado muito mais em quantidade do que em qualidade.
Para isso, as críticas não devem ser o foco da estratégia, mesmo em relação àquelas ideias que pareçam não ser tão eficazes.
Isso porque elas podem servir como um ponto de partida para que uma empresa de consultoria ambiental possa implantar outras soluções.
Mesmo com essa brecha, é importante ter um foco, um objetivo claro. Portanto, os participantes precisam estar cientes do que eles precisam solucionar, ou da ideia que precisam desenvolver.
Importância do brainstorming
Se várias pessoas ao mesmo tempo se reúnem para pensar sobre a solução de um problema ou trazer uma nova ideia, não fica difícil entender a importância do brainstorming para as organizações.
Sua relevância pode ser medida por conta das vantagens trazidas por ele. Se uma fabricante de produto para limpar ferrugem utiliza essa estratégia, ela tem acesso a benefícios como:
- Interatividade;
- Colaboradores mais valorizados;
- Ajuda na comunicação;
- Confiança.
Quando há um compartilhamento de ideias, a interação entre os colaboradores de uma empresa é muito maior.
E quando os funcionários percebem que a organização quer ouvir o que eles têm a dizer, sentem-se mais valorizados.
Por isso, essas pessoas se sentem mais a vontade para se comunicar, perdendo o receio de ter sua ideia desvalorizada.
Como consequência disso, os gestores passam a ter mais confiança no trabalho de sua equipe, percebendo que escutá-la pode trazer muitas vantagens. Mas além destes também surgem outros benefícios, como:
1 – Exposição de ideias
O brainstorming permite que haja uma exposição de ideias, facilitando para que essas ideias não apareçam durante a reunião.
2 – Resolução de problemas
Os colaboradores de uma fábrica de etiquetas em rolo personalizadas conhecem bem o negócio e sabem como ele funciona. Por isso, eles conseguem trazer mais do que ideias, mas apresentam respostas para muitos problemas e situações.
3 – Ambiente da empresa
Essa estratégia também estimula o espírito de equipe, o que valoriza o ambiente da organização, tornando-o mais tranquilo e até descontraído.
4 – Incentivo
O brainstorming também faz com que as pessoas queiram colocar em prática suas capacidades, deixando à disposição da organização tudo aquilo que pode ajudá-la de alguma forma.
Além de todas as vantagens mencionadas, colocar essa estratégia em prática é muito simples, o que também beneficia a organização financeiramente.
Como fazer brainstorming
Com o objetivo em mente, é importante colocar essa estratégia em prática e começar a usufruir de seus benefícios.
E antes de qualquer coisa, uma empresa de manutenção de compressores schulz deve garantir que todos os colaboradores cheguem preparados à reunião.
Para isso, eles devem ser comunicados com antecedência sobre o que será discutido durante o brainstorming.
Portanto, é fundamental deixar claro qual o tipo de problema, ou qual é a necessidade da empresa. Isso vai permitir que os colaboradores pesquisem um pouco mais a fundo.
Também é importante que ele seja realizado em um ambiente agradável, bem iluminado, espaçoso, arejado, confortável, sem ruídos e sem distrações. Após isso, é necessário:
Apresentar o problema
A reunião deve ser iniciada com uma apresentação clara do problema. Para isso, é necessário ressaltar todos os pontos relevantes.
No desenrolar da sessão, é primordial manter o foco no problema em questão, pois o assunto pode ser desviado para temas secundários.
Equilibrar a discussão
Se uma construtora tem como pauta aluguel de andaimes, é importante que ela equilibre a discussão, de modo que todos tenham a possibilidade de falar.
Ou seja, todos devem ter a oportunidade de expor suas ideias e acrescentar informações.
Portanto, deixar que uma pessoa exponha tudo de uma vez só pode desequilibrar a discussão, e fazer a conversa perder a dinâmica.
Anotar tudo
É importante anotar tudo o que for considerado durante a reunião, inclusive aquelas ideias que pareçam fora de contexto no momento. Isso ajuda a ponderar cada solução apresentada, e peneirar as mais viáveis.
O ideal é que alguém seja designado exclusivamente para fazer isso. Além disso, é importante usar algumas técnicas
Técnicas indispensáveis para um bom brainstorming
É importante sempre adotar as melhores práticas durante o brainstorming para garantir resultados eficientes e produtivos. E dentre as principais técnicas estão:
1 – Preparação com antecedência
É necessário que os colaboradores estejam preparados com antecedência para a reunião. Portanto, se a empresa quer discutir sobre recuperação de concreto, ela deve orientar seus colaboradores, para que eles possam trazer soluções mais eficientes.
É como um professor que primeiro ensina a matéria, para depois aplicar uma prova. Para isso, uma ideia é preparar materiais onde a equipe possa estudar antes de propor alguma solução.
2 – Análise SWOT
A análise SWOT é um mapeamento que permite identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que cercam as empresas, interna e externamente
Juntamente com o brainstorming, ela cria uma representação gráfica da situação da organização ou de um de seus departamentos.
Isso permite que os participantes tenham mais facilidade em compreender o problema.
3 – Método do gatilho
Esse método é simples e funciona para a maioria das empresas. Por exemplo, se uma instituição quer discutir sobre como melhorar o levantamento de fauna e flora em sua localização, pode usar as opiniões iniciais como ponto de partida.
Para isso, deve discutir o maior número de sugestões possível, mesmo aquelas que parecem não ter sentido.
Após isso, a escolha das melhores vai garantir mais insights para a equipe. Isso vai se repetindo, até que a solução final seja encontrada.
4 – Teleporte
Dentro do brainstorming, o teleporte está entre as técnicas mais inovadoras. É necessário que a equipe mantenha sua mente aberta, pois dessa forma é mais fácil encorajá-la a pensar no enfrentamento do problema em cenários distintos.
Por exemplo, como seria contratar empresas de portaria e controlador de acesso em outro país ou em outro estado.
Isso faz com que a mente dos colaboradores trabalhe de maneira diferente, pois cada um imagina-se em outra situação.
5 – Post-its
O uso de recursos gráficos é fundamental porque eles trazem mais visibilidade para ideias e agilidade nos processos.
Além disso, também inspira a equipe, e aqueles bloquinhos coloridos autocolantes são excelentes para isso.
Uma ideia é dar um bloquinho para cada participante e pedir que escrevam as ideias. Depois, peça para que colem essas ideias em um quadro compartilhado.
Essa é a visão perfeita da sintonia do brainstorming, facilitando o surgimento de uma boa solução para o problema em questão.
6 – Mudança de atributo
Essa técnica segue a mesma linha do teleporte. Mas ao invés de colocar a equipe em um cenário diferente, cada participante se coloca no lugar de outra pessoa.
Isso permite que eles pensem no problema sob a perspectiva de uma pessoa diferente.
Essa mudança de atributo gera pensamentos diversificados, trazendo ideias mais ricas para a reunião.
Conclusão
Mais do que uma reunião, o brainstorming é um processo criativo que pode ser empregado em todo e qualquer perfil de organização. Ele possibilita que os mais variados objetivos sejam discutidos da melhor maneira.
Para que ele seja feito da maneira certa, o principal é garantir um ambiente livre, longe das críticas, e que realmente estimule a criatividade do colaborador.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.