Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

LOTO qual real a importância do dispositivo de segurança?

LOTO: qual real a importância do dispositivo de segurança?

A segurança deve sempre ser a prioridade em um ambiente de trabalho, porém, determinados serviços podem expor o profissional a riscos de acidentes ou de desenvolvimento de doenças ocupacionais, para que isso seja evitado, é preciso adotar medidas de segurança como o LOTO.

O que é o LOTO?

A sigla LOTO significa Lockout & Tagout, ou seja, bloqueio e sinalização de energias perigosas, é um método de segurança utilizado para promover a preservação da vida e saúde dos profissionais que estão expostos a riscos no ambiente de trabalho.

Ele pode ser usado para proteger os trabalhadores que atuam com quadro de luz, máquinas em operação, tanques, tubulações e redes de distribuição elétrica, por exemplo, ou qualquer outro equipamento que apresente riscos ao funcionário.

Na prática, o LOTO deve ser aplicado quando as máquinas estão passando por manutenção ou em casos de instalação de equipamentos elétricos, evitando que estes sejam ligados durante esse processo, o que poderia facilmente causar um acidente.

Existem algumas normas, como a Norma Regulamentadora 10 e a Norma Regulamentadora 12, que obrigam o uso do LOTO em todas as manutenções e instalações de equipamentos elétricos.

Para que o processo seja realizado da maneira correta, é necessário o auxílio de profissionais treinados para o bloqueio de energias perigosas, além disso, caso as normas regulamentadoras  não sejam seguidas corretamente, a empresa pode receber multas e em situações mais extremas, pode ser obrigada a pagar uma indenização.

O que ocorre como um incentivo para a aplicação cuidadosa e especializada do LOTO, afinal, sua falta ou realização de forma incorreta expõe os trabalhadores a risco de vida.

O que acontece se o LOTO não for aplicado?

Por se tratar de uma medida de segurança dos trabalhadores, a falta do LOTO expõe os colaborados a um alto risco, que pode ser facilmente evitado com o seu uso correto.

O LOTO é responsável pelo bloqueio de energias perigosas para que instalações e manutenções de máquinas possam ser feitas com segurança, portanto, caso esses procedimentos sejam realizados sem a aplicação da medida de segurança, haverá riscos óbvios.

Algum funcionário pode ligar o equipamento durante uma manutenção ou instalação, sem o conhecimento da situação, ou o trabalhador que está manuseando a máquina neste momento pode sofrer uma descarga de energia armazenada, o que pode ser fatal.

Logo, a importância da aplicação do LOTO de forma correta é justamente garantir a segurança de todas as pessoas presentes em ambiente com instalações elétricas, o que é feito por meio do isolamento e controle das fontes de energia, por meio de um travamento.

Este travamento é realizado mediante dispositivos de bloqueio juntamente às etiquetas e identificação para alertar os trabalhadores, confira a seguir alguns dos métodos mais utilizados.

Cadeado de bloqueio

Esses dispositivos possibilitam o travamento das máquinas que passarão por alguma inspeção ou manutenção até que haja a desenergização dos equipamentos.

O método de cadeado de bloqueio é a junção de cadeados e etiquetas de identificação, que realizam o bloqueio daquele equipamento e de sua energia, assim, não ocorre uma liberação de energia de forma acidental durante uma manutenção, inspeção ou instalação.

Eles podem ter diferentes tamanhos e materiais, variando entre alumínio, aço inox, metal e até plástico, porém, independente destes fatores, todos devem possuir um corpo que não conduza eletricidade e cilindro de chave única.

Dessa forma, no momento em que a chave for colocada no cadeado, a energia não será conduzida de sua haste até a chave.

Garras de bloqueio

Para disjuntores e válvulas são usadas as garras de bloqueio, o que permite que cada funcionário envolvido no serviço possua seu próprio cadeado e etiqueta de identificação para manter a máquina bloqueada.

A energia do equipamento só será desbloqueada após todos os cadeados serem retirados, o que garante mais segurança aos profissionais envolvidos.

Caixas de bloqueio

O método de caixas de bloqueio é mais comum em manutenções, instalações ou inspeções que exigem uma quantidade maior de funcionários, tornando o bloqueio das máquinas com fontes de energia distintas, mais simples.

Enquanto possibilita um controle maior do processo de manutenção, o que reduz os acidentes com energias perigosas no ambiente de trabalho, afinal, o eletricista encarregado da manutenção realiza o bloqueio do painel elétrico com a sua chave dentro da caixa de bloqueio.

Essa caixa possui espaços designados aos cadeados de cada trabalhador, portanto, a caixa só poderá ser aberta após a retirada de todos os cadeados dos trabalhadores, permitindo o acesso à chave do eletricista, que pode religar a máquina.

Todos os métodos acima são acompanhados por etiquetas de identificação, para compreender melhor como garantir a segurança no trabalho, acesse o nosso blog.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Cultura de segurança, Prevenção de acidentes, Segurança no trabalho
Segurança psicológica: 5 passos para implementá-la imediatamente
Inspeção de segurança: descubra os erros que você deve evitar

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.