Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

O que é a indústria 4.0?

Indústria 4.0: como se dará a modernização das Normas Regulamentadoras

SIPAT online

Você já ouviu falar na 4º Revolução Industrial? Parece coisa do futuro, mas ela já está acontecendo e estamos participando desse contexto.

Mais conhecida como Indústria 4.0, essa revolução está mudando totalmente a forma como as pessoas trabalham, pois relaciona o uso de tecnologias, como robótica avançada por exemplo, para automatizar processos.

Dessa forma, tais tecnologias podem diminuir riscos de acidentes de trabalho, visto que reduz muito tarefas manuais que expõem a integridade do colaborador.

Nesse contexto, a modernização das Normas Regulamentadoras (NR) está cada vez mais em evidência, afinal se há uma mudança na forma como se trabalha, existe também a necessidade de modernizar tais normas.

Neste post, entenda o contexto da Indústria 4.0 e como se dará a modernização das NRs. Veja o que separamos:

  • O que é a Indústria 4.0?
  • Como a modernização tem ocorrido nesse contexto
  • Esteja preparado

O que é a Indústria 4.0?

O conceito de Indústria 4.0 também remente a 4ª Revolução Industrial pois tem transformado as industrias através de automação, novas ferramentas digitais e outras tecnologias que tem inovado e modernizado as tarefas.

Nesse cenário, trabalhos repetitivos tendem a ser cada vez mais substituídos por máquinas e robôs. Assim, ainda existirão funções para os colaboradores, porém com características mais estratégicas.

Enfim, de maneira resumida, a Indústria 4.0 engloba tecnologias para automação e troca de dados, utilizando conceitos como Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem para melhorar a eficiência e produtividades dos processos industriais.

Por conta dessas mudanças, é fundamental que ocorra a modernização das NRs, para garantir o trabalho seguro. Acompanhe o próximo tópico para entender como isso ocorrerá.

Como a modernização tem ocorrido nesse contexto

Algumas mudanças nas NRs já aconteceram em 2019, a fim de proporcionar flexibilização para empresas e trabalhadores, além de diminuir custos. Porém, o contexto pede maiores atualizações.

As NR 12 e NR 17 podem sofrer mais alterações para adaptação à Indústria 4.0, visto que a primeira diz respeito a interação entre trabalhadores e máquinas. Já a NR 17 relata sobre a ergonomia.

Dinâmicas para SIPAT

Sobre as mudanças recentes, podemos destacar na NR 12:

– Assegurar o alinhamento do país com as normas técnicas nacionais e internacionais;

– Flexibilizar a aplicação com mais opções técnicas;

– Diferenciar máquinas novas e usadas para alguns requisitos, respeitando as características construtivas;

– Incorporar itens que garantem mais segurança jurídica;

– Trabalhar a Indústria 4.0 e robótica.

Entretanto, no Brasil ainda há um impasse para essa modernização: as empresas precisarão modernizar para, depois, definirem as novas normas de segurança.

Por outro lado, essa modernização tem sido lenta, visto que a as próprias NRs tem impedido a implementação de novas tecnologias. Pois se não há uma norma que preveja a segurança do uso de uma ferramenta nova, que interage com o colaborador, a empresa poderá ser punida, caso o trabalhador sofra algum tipo de acidente.

Esteja preparado

As normas já previstas visam proporcionar uma melhor relação entre empresa e colaborador, através de iniciativas de segurança. As quais resultam em benefícios para ambos.

Por isso, não devem ser ignoradas ou desatualizadas. Assim, é importante acompanhar as flexibilizações que, certamente, irão acontecer.

Dessa forma, será possível se adequar com modernização para a empresa e segurança para os funcionários.

Nesse processo, conte com a Realizarte para ajudar a preparar sua empresa, eliminando os riscos de acidentes de trabalho. Clique no link e conheça nossas soluções.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Plano de segurança no trabalho: quais são os itens do documento?
Como realizar a SIPAT 2021 com qualidade e segurança?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu