Você já ouviu falar na 4º Revolução Industrial? Parece coisa do futuro, mas ela já está acontecendo e estamos participando desse contexto.
Mais conhecida como Indústria 4.0, essa revolução está mudando totalmente a forma como as pessoas trabalham, pois relaciona o uso de tecnologias, como robótica avançada por exemplo, para automatizar processos.
Dessa forma, tais tecnologias podem diminuir riscos de acidentes de trabalho, visto que reduz muito tarefas manuais que expõem a integridade do colaborador.
Nesse contexto, a modernização das Normas Regulamentadoras (NR) está cada vez mais em evidência, afinal se há uma mudança na forma como se trabalha, existe também a necessidade de modernizar tais normas.
Neste post, entenda o contexto da Indústria 4.0 e como se dará a modernização das NRs. Veja o que separamos:
- O que é a Indústria 4.0?
- Como a modernização tem ocorrido nesse contexto
- Esteja preparado
O que é a Indústria 4.0?
O conceito de Indústria 4.0 também remente a 4ª Revolução Industrial pois tem transformado as industrias através de automação, novas ferramentas digitais e outras tecnologias que tem inovado e modernizado as tarefas.
Nesse cenário, trabalhos repetitivos tendem a ser cada vez mais substituídos por máquinas e robôs. Assim, ainda existirão funções para os colaboradores, porém com características mais estratégicas.
Enfim, de maneira resumida, a Indústria 4.0 engloba tecnologias para automação e troca de dados, utilizando conceitos como Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem para melhorar a eficiência e produtividades dos processos industriais.
Por conta dessas mudanças, é fundamental que ocorra a modernização das NRs, para garantir o trabalho seguro. Acompanhe o próximo tópico para entender como isso ocorrerá.
Como a modernização tem ocorrido nesse contexto
Algumas mudanças nas NRs já aconteceram em 2019, a fim de proporcionar flexibilização para empresas e trabalhadores, além de diminuir custos. Porém, o contexto pede maiores atualizações.
As NR 12 e NR 17 podem sofrer mais alterações para adaptação à Indústria 4.0, visto que a primeira diz respeito a interação entre trabalhadores e máquinas. Já a NR 17 relata sobre a ergonomia.
Sobre as mudanças recentes, podemos destacar na NR 12:
– Assegurar o alinhamento do país com as normas técnicas nacionais e internacionais;
– Flexibilizar a aplicação com mais opções técnicas;
– Diferenciar máquinas novas e usadas para alguns requisitos, respeitando as características construtivas;
– Incorporar itens que garantem mais segurança jurídica;
– Trabalhar a Indústria 4.0 e robótica.
Entretanto, no Brasil ainda há um impasse para essa modernização: as empresas precisarão modernizar para, depois, definirem as novas normas de segurança.
Por outro lado, essa modernização tem sido lenta, visto que a as próprias NRs tem impedido a implementação de novas tecnologias. Pois se não há uma norma que preveja a segurança do uso de uma ferramenta nova, que interage com o colaborador, a empresa poderá ser punida, caso o trabalhador sofra algum tipo de acidente.
Esteja preparado
As normas já previstas visam proporcionar uma melhor relação entre empresa e colaborador, através de iniciativas de segurança. As quais resultam em benefícios para ambos.
Por isso, não devem ser ignoradas ou desatualizadas. Assim, é importante acompanhar as flexibilizações que, certamente, irão acontecer.
Dessa forma, será possível se adequar com modernização para a empresa e segurança para os funcionários.
Nesse processo, conte com a Realizarte para ajudar a preparar sua empresa, eliminando os riscos de acidentes de trabalho. Clique no link e conheça nossas soluções.