Atualmente, os treinamentos podem ser realizados de maneiras diversas, recorrendo à tecnologia para implementar modos mais efetivos de aprendizado, um desses recursos inovadores é a gamificação.
Ela funciona como uma estratégia que visa engajar e estimular os funcionários, que precisam passar por um treinamento corporativo.
O uso desse método garante melhores resultados para empresa, provenientes de trabalhadores mais produtivos em eficientes, devido ao estímulo presenciado.
Apesar de seus bons resultados, essa metodologia ainda não foi popularizada, e, devido à ignorância acerca da aplicação desse método, sua implementação pode se tornar um desafio para a empresa.
Por isso, é primordial entender o que é a gamificação!
O que é a gamificação?
No âmbito do treinamento empresarial existem diversas metodologias que podem ser adotadas pelas empresas, desde realizá-lo via ensino à distância, até o meio mais tradicional do mercado, o expositório.
Sendo a gamificação uma dessas técnicas, que pode garantir benefícios não ofertados por outros métodos.
Essa estratégia é composta por elementos presentes nos jogos, mas que não são voltados ao entretenimento, e sim, ao aprendizado, motivando os trabalhadores que precisam absorver as informações dos treinamentos, mas podem concretizar isso por uma linguagem mais próxima de suas realidades e estimulantes simultaneamente.
São usados ranking, pontuações e storytellings, visando a mudança de algum hábito ou comportamento.
Tais objetivos estão mais propensos a serem alcançados através dessa técnica, devido ao fato dos jogos, por si próprios, serem responsáveis pela motivação necessária em treinamentos de qualidade.
As experiências imersivas e interativas podem agregar essas vantagens em diversas áreas do conhecimento e de trabalho.
Além disso, esse método não é exclusivo dos treinamentos, podendo ser utilizado em recrutamentos, tarefas cotidianas e até para a comunicação interna da equipe, mas seu destaque é no treinamento corporativo, mas como isso funciona na prática?
Como é aplicada a gamificação nas empresas?
Como já citado, a gamificação é uma técnica que pode ser incorporada em segmentos distintos no ambiente corporativo, um de seus focos, é o desenvolvimento e treinamento de pessoas.
Esses setores são os que mais se beneficiam com seu uso, por transformar os funcionários em agentes ativos no aprendizado, através do sistema de recompensas para os objetivos alcançados que sejam comuns aos da empresa.
Ainda é possível que os gestores possuam acesso completo aos dados e desenvolvimento dos profissionais, usados para a formulação de novas estratégias que visem a melhora dos resultados individuais e coletivos da empresa.
Quais são as vantagens do uso da gamificação?
A gamificação pode ser utilizada de maneira tradicional ou digital, o que é indiferente aos resultados obtidos com seu uso, mas possibilita a sua aplicação em empresas de qualquer porte.
Principalmente por ser flexível, portanto, ser adaptável a qualquer ambiente ou conteúdo, entre as muitas vantagens de sua utilização estão:
O aumento da colaboração dos profissionais é nítido após o uso dessa metodologia, esse treinamento incentiva o engajamento nas atividades da empresa, incluindo cumprir as propostas realizadas pelo setor de pessoas.
A maior vantagem de sua utilização é a eficácia da memorização de informações, absorvidas em momentos de estímulos positivos.
Afinal, cada ser humano possui seu próprio método de aprendizado, desde textos, até imagens ou áudios, por ser uma metodologia ampla, a gamificação consegue abranger diversos tipos de aprendizagem, e assim, alcançar o sucesso de todo o tipo de público.
Como funcionam os relatórios automáticos?
Foi citado que uma das vantagens da utilização dessa tecnologia, é o acompanhamento do desempenho e desenvolvimento do funcionário através de relatórios disponibilizados periodicamente.
Essa função está disponível apenas em sua versão digital, que entrega dados confiáveis ao setor de pessoas, responsável por usá-los na elaboração de estratégias para o sucesso.
Se realizada da maneira correta, a implementação da gamificação nas empresas contribui para o sucesso da gestão de pessoas, e pode ser efetuada adaptadamente para cada empresa em particular.
Como é feita a retenção do conhecimento?
Ficou explicito que a gamificação é a principal responsável pelo armazenamento de informações de maneira mais eficiente, para ser possível colocá-los em prática durante o cotidiano do profissional.
Além disso, é feito o uso de um sistema de pontuação para garantir que o funcionário não avance no aprendizado sem que o conteúdo necessário fosse adquirido.
As aulas são divididas em níveis, que exigem uma determinada quantidade de pontos para ser comprovada a sua eficácia, e que permita que o funcionário troque de nível.
Para conhecer as melhores opções de treinamentos corporativos, acesse o nosso site.