Atualmente, a segurança no ambiente de trabalho é uma das grandes preocupações em diversos setores. Afinal, tais acidentes podem ocasionar riscos ocupacionais que podem afetar a saúde e bem-estar de seus trabalhadores. A ficha de equipamento de proteção individual (EPI) é um documento que tem como objetivo principal garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores de uma empresa, sendo uma ferramenta fundamental para assegurar a adoção eficaz desses equipamentos.
Com o objetivo de te auxiliar a garantir uma maior segurança para os colaboradores da sua empresa, no artigo de hoje vamos falar sobre o que é a ficha de EPI e qual a sua importância para segurança dos trabalhadores e para prevenção de acidentes e doenças laborais.
E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e veja por que a ficha de EPI é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores de uma empresa.
O que é a ficha de EPI?
A ficha de EPI é um registro detalhado e específico de cada equipamento de proteção individual que um trabalhador deve utilizar em suas atividades laborais – que é construído com base nas necessidades de cada empresa.
Nela você encontra todas as informações necessárias sobre os equipamentos de proteção individual, como instruções de uso adequado, manutenção, técnicas e muito mais!
O principal objetivo da ficha é garantir que os trabalhadores compreendam os equipamentos que estão utilizando, fazendo assim, com que eles a utilizem-nos de maneira correta e adequada. Além de que, eles compreendam os seus benefícios em termos de segurança e proteção individual.
Em suma, a ficha de EPI é uma ferramenta fundamental para promover a conscientização e a eficácia dos equipamentos de proteção individual no ambiente de trabalho. Além de auxiliar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, contribuindo assim, para um ambiente de trabalho seguro e agradável para todos os funcionários.
O que deve constar na ficha de entrega de EPIs?
Através da ficha de EPI, a empresa consegue controlar e monitorar o uso desses equipamentos, garantindo o cumprimento da norma regulamentadora 6.
A ficha de EPI deve constar informações detalhadas sobres os equipamentos fornecidos para que os trabalhadores compreendam a sua importância e como fazer o uso adequado deles.
Confira agora os principais elementos que não podem faltar em uma ficha de EPI:
- Na ficha deve constar a identificação do equipamento de proteção individual, ou seja, o seu nome, código de identificação e seu fabricante ou fornecedor.
- Além disso, deve conter na ficha uma descrição detalhada do EPI e suas especificações – materiais, tamanhos
- Nela não pode faltar orientações sobre como colocar, ajustar, retirar e utilizar o equipamento corretamente durante a atividade
- Na ficha também deve constar as limitações de uso do equipamento, ou seja, condições nas quais ele não deve ser utilizado
- Nela deve constar instruções sobre como limpar, higienizar e armazenar o equipamento de forma adequada.
- Também deve constar sua data de fabricação, data de vencimento e indicação de quando o equipamento deve ser substituído
- A ficha deve ter referencias as normas técnicas e regulamentações as quais o equipamento atende, além de possui certificação de qualidade e segurança.
- Também deve ter espaço para assinatura do trabalhador e data de entrega da ficha ao trabalhador para um melhor monitoramento da empresa
- Por fim, a ficha de EPI deve conter informações sobre treinamentos obrigatórios e recomendações para o uso correto do equipamento. Além de conscientizar os trabalhadores sobre a importância de sua utilização adequada.
Qual a importância da ficha de EPI?
A ficha de EPI desempenha um papel crucial na promoção da segurança no ambiente de trabalho, visto que, este documento contribui em diversos aspectos da gestão da segurança ocupacional.
Além de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da utilização adequada dos equipamentos de proteção através das informações detalhadas, o que reduz o risco de acidentes e lesões no local de trabalho, a empresa segue em conformidade com as normas e regulamentações da legislação.
A ficha de EPI ajuda a informar os trabalhadores sobre os perigos potenciais existentes no ambiente de trabalho e como evitá-los, minimizando assim, a exposição a esses riscos.
O documento ainda ajuda no monitoramento, manutenção e substituição dos equipamentos, assegurando assim, que eles sempre estejam em boas condições.
A ficha ainda auxilia em uma constante melhoria do ambiente de trabalho, visto que, através do monitoramento, fica mais fácil de identificar as tendências, problemas recorrentes e necessidades de treinamento adicional.
Em suma, a ficha de EPI tem um papel fundamental na segurança e bem-estar dos trabalhadores de uma empresa, proporcionando a eles um local seguro e saudável de trabalho.
E então, o que achou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse!