Você conhece ou já ouviu falar em Equipamentos de Proteção Individual, também conhecidos como EPI’s? Nas empresas, estes equipamentos devem ser utilizados pelos empregados para minimizar ou evitar danos físicos à sua saúde no local de trabalho.
Estes acessórios são indispensáveis em ambientes insalubres, como as fábricas, construções, indústrias, laboratórios, locais com muitos ruídos e lugares com possibilidades de contaminações.
Veja a seguir quais são os principais equipamentos de proteção individual e como promover o uso consciente na sua empresa.
O que são os Equipamentos de proteção individual?
A NR6 estipula como Equipamento de Proteção Individual – EPI, todos os dispositivos ou produtos de uso individual que o trabalhador utiliza para sua proteção contra riscos à saúde e segurança no trabalho.
Os locais de trabalho considerados seguros podem ter riscos escondidos de diversas maneiras, fazendo assim, dos equipamentos de proteção individual, itens indispensáveis para garantir a integridade dos funcionários.
Os tipos de EPI’s variam muito para cada atividade, sempre de acordo com a parte do corpo e riscos que ameaçam a integridade física do trabalhador durante o exercício de seu trabalho.
Os principais Equipamentos de Proteção individual utilizados nas empresas
- Protetores auriculares e abafadores de ruídos são utilizados para proteção auditiva.
- Filtro e máscaras são utilizados para proteção respiratória.
- Viseiras e óculos são utilizados para proteção visual.
- Capacetes são utilizados para proteção de cabeça.
- Mangotes, cremes de segurança, braçadeiras e luvas são utilizadas para proteção de mãos.
- Cinturões e cintos de segurança são utilizados para proteção contra quedas.
- Botinas, botas, meias de proteção, calças e sapatos são utilizados para proteção dos pés e pernas.
- Macacão e vestimentas para o corpo inteiro são utilizados para proteger todo o corpo.
Obrigatoriedade do fornecimento de EPI’s
A obrigatoriedade do fornecimento de EPI’s ocorre de forma gratuita para o empregado em perfeitas condições de uso e estado de conservação nos seguintes casos:
- Atendendo situações emergenciais.
- Implantações de medidas de proteção coletiva.
- Medidas de ordem geral que não ofereçam segurança contra riscos e doenças no trabalho.
Com a NR10 a vestimenta também se tornou um dispositivo de segurança, incluindo a proibição de acessórios e adornos.
Importância da utilização de EPI’s
Os equipamentos de proteção individual são importantes para proteger os trabalhadores, diminuindo os riscos a qualquer tipo de acidente ou doença relacionada ao trabalho.
A NR6 estabelece a obrigatoriedade do fornecimento dos EPI’s de forma gratuita durante o período em que ele estiver na empresa exercendo suas funções.
Sendo também obrigatoriedade da empresa, e dos empregados responsáveis, garantir o uso correto e adequado de cada equipamento de proteção individual. Os equipamentos devem ser utilizados por todo o expediente de trabalho, seguindo cada uma das especificações e determinações.
Responsabilidade dos empregados
Os empregados devem fazer uso dos equipamentos da melhor forma possível, respeitando sua conservação e especificações. A má conduta e cuidado com os equipamentos podem acarretar em penalidades e notificações.
Dicas para promover o uso consciente do EPI
Realizar campanhas na empresa pode promover o uso consciente do EPI! Através de atividades educativas é possível mostrar para os empregados a importância do uso correto de cada EPI.
Faça DDS (Diálogo diário de Segurança)
São as “pequenas palestras”, geralmente com duração entre 5 a 15 minutos, tratando sobre os temas relacionados à saúde, riscos e medidas preventivas relacionadas ao trabalho.
Semana Interna de Prevenção de Acidentes
A SIPAT possui diversas atividades que promovem o uso consciente dos equipamentos de proteção, apresentando seus muitos benefícios em utilizá-los de forma consciente.
Palestras
As palestras, diferente dos DDS, são realizadas com maior duração e trata assuntos específicos. Podem ser ministradas nas SIPAT ou sempre que a empresa achar necessário.
Treinamentos de integração
Ao iniciar na empresa o trabalhador precisa ter o primeiro contato com os equipamentos de proteção individual. A integração irá garantir o melhor uso dos equipamentos desde o primeiro dia de trabalho.
Informativos
Campanhas com placas e informativos nos murais da empresa ajudam estimular a prevenção contra acidentes de trabalho. Os informativos irão alertar e lembrar que os EPI’s garantem muito mais segurança para todos os funcionários.
Benefícios do uso de EPI’s para os empregadores e empregados
A segurança do trabalhador tem ganhado destaque nos últimos anos, e é um assunto debatido constantemente entre os empregadores, governo e sindicatos.
Benefícios para o Empregador
O EPI protege contra acidentes de trabalho, minimizando os impactos causados por possíveis imprevistos, garantindo a integridade individual no ambiente de trabalho.
Benefícios para o Empregado
Como vimos anteriormente, além dos benefícios relacionados aos EPIs, que protegem a saúde e integridade dos empregados, transtornos legais com a justiça do trabalho, como futuras multas e processos trabalhistas de qualquer tipo são evitados.
Vale lembrar
Para o empregado, os EPIs geram proteção à saúde física e mental, quando utilizados de forma correta.
É muito importante que o empregado faça uso dos EPIs, exatamente da forma determinada em treinamento, pois em muitos casos, mesmo a empresa tomando todas as medidas cabíveis para garantir o uso do EPI, a má utilização proposital poderá causar problemas graves para ambos os lados.
Outro ponto a ser levado em consideração é de que os EPIs são equipamentos totalmente gratuitos para o empregado, e precisam ser higienizados de maneira correta e trocados sempre que necessário.
As atividades de promoção de saúde e segurança geram uma série de benefícios, como: garantia da qualidade de vida melhorada, redução de custos, satisfação no trabalho e reconhecimento no mercado e acidentes de trabalho reduzidos.
Por fim, a educação é o principal ponto para garantir a melhor utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, a melhor forma de obter resultados concretos e efetivos para a mudança de comportamento dos empregados a respeito do uso de EPI’s.
Espero que as informações sejam úteis para você! Toda semana preparamos um conteúdo diferente para auxiliar na prevenção de acidentes de trabalho.
Não perca tempo! Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos artigos exclusivos.