Frequentemente, as empresas usam as dinâmicas de grupo para classificar ou para eliminar os candidatos durante em um processo de contratação. Muitos recrutadores acreditam que aqueles que não conseguem se relacionar com o grupo ou que não atendem ao esperado não estão aptos para fazer parte do quadro funcional ou para determinada vaga.
Neste artigo, vamos abordar a dinâmica de grupo focada no desenvolvimento, integração e capacitação dos funcionários com o objetivo de prevenir e até mesmo eliminar os acidentes de trabalho.
Consideramos que esse tripé é fundamental para que o funcionário se sinta parte da empresa, responsável pelos seus atos, pela sua segurança e pela segurança de toda a equipe.
Quando fazer uma dinâmica com os funcionários?
Sempre que achar necessário ou durante a SIPAT. Afinal, quando pensamos em segurança do trabalho associamos à Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Mas como podemos estender os assuntos tratados durante 1 semana para todos os outros dias do ano?
Acreditamos que a partir da inclusão direta do funcionário durante o treinamento é possível que o aprendizado se fixe de maneira mais natural e consistente.
Abaixo, listamos os efeitos que as dinâmicas de grupo podem causar na sua equipe de trabalho:
Desenvolvimento de pessoas
Sabe aquele funcionário que é cheio de ideias, mas que a empresa é tão focada nas atividades que quase nunca põe as suas sugestões em prática? Pois bem. Durante a dinâmica de grupo os funcionários poderão sinalizar possíveis melhorias, compartilhar experiências e constatar que o seu conhecimento adquirido no dia a dia é útil para além da sua rotina.
Para que o desenvolvimento de pessoas seja abarcado na dinâmica, dê espaço para que os funcionários falem dos acidentes que já presenciaram, o que foi criado para que o acidente não aconteça novamente, o que pode ser incrementado, se tem algum risco ainda não coberto etc. Estimule para que eles se sintam à vontade para falar e que o discurso deles seja uma fonte de informação para a empresa.
Porém, não fique esperando apenas informações dos empregados, apresente medidas de segurança, reforce a importância da utilização dos equipamentos de segurança, apresente novos conhecimentos, e tente destacar o quão importante o funcionário é para a empresa. Por exemplo: faça uma atividade em que demonstre o impacto que a ausência de uma função causaria na empresa.
Integração de pessoas e setores distintos
Implante e implemente a prática de haver diálogo entre os funcionários, sobretudo aqueles de diferentes setores.
Dinâmicas que focam na integração são importantes para promover a empatia: o pensar e o se colocar no próximo. Tendo isso claro na mente do funcionário, ele pesará as suas ações porque entende que não cumprir as normas ou não fazer o uso correto dos equipamentos pode resultar em danos para o outro.
A integração pode ser uma ótima estratégia de valorização entre os membros da empresa.
Capacitação
Escutar, ver e fazer são verbos que juntos garantem uma capacitação completa. Logo, pensar em atividades que promovam a junção dessas 03 ações é cobrir todos os cenários de aprendizagem. É ir além.
Funcionários capacitados são mais conscientes dos acidentes que podem acontecer se as normas não forem seguidas.
A capacitação será um fruto que será colhido constantemente a longo prazo para um, para a equipe e para toda a empresa.
Qual dinâmica adotar para a minha empresa?
Há inúmeras dinâmicas que podem ser adotadas: quiz, mímica, desafios etc. Mas, a melhor pessoa para responder a essa pergunta é você mesmo, porque a dinâmica deverá ser escolhida de acordo com o ramo da empresa, o perfil do funcionário e o objetivo da atividade.
Não fique restrito aos tipos de dinâmicas já existentes. Aproveite a oportunidade para ser criativo e pensar em algo personalizado para o grupo que está sob os seus cuidados.
Nós recomendamos: pacote de dinâmicas exclusivas
A Realizarte criou um pacote de dinâmicas com aplicações voltadas ao desenvolvimento de equipes, com o objetivo de permitir que você crie um ambiente de trabalho saudável e livre de acidentes!
Clique aqui para mais informações sobre este material incrível!
Curtiu o nosso artigo? Compartilhe com os seus colegas de profissão e quem sabe juntos vocês podem criar uma dinâmica que envolva os três aspectos citados no texto?
Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato conosco!