Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Dicas para se aperfeiçoar profissionalmente em tempos de crise

Dicas para se aperfeiçoar profissionalmente em tempos de crise

Não se fala em outra coisa a não ser a crise do novo coronavírus, Covid-19, que atingiu todo o mundo, causando várias mudanças no modo de vida e nas rotinas de trabalho.

A necessidade de isolamento social, em conjunto com o agravamento da situação econômica, fez com que várias empresas tivessem que adaptar seus trabalhos, ou até mesmo, cortar custos e despedir funcionários.

Para quem enfrenta a realidade no Brasil, é preciso lembrar que esta não é a primeira crise e provavelmente não será a última. Por esse motivo, é importante buscar formas para encarar a situação, tirando proveito para se fortalecer, mesmo no cenário adverso.

Além disso, é durante a crise que se pode descobrir várias oportunidades e até começar um novo negócio, já que o mercado também passa por readaptações.

No caso atual, percebe-se uma evolução dos comércios eletrônicos e nas modalidades de teletrabalho, visto que o isolamento social é uma das medidas mais importantes para contenção da Covid-19 e a diminuição do índice de contágio.

Ou seja, mesmo durante uma crise de saúde pública e recessão econômica, é possível buscar alternativas para não se estagnar no mercado de trabalho.

No artigo de hoje, acompanhe algumas dicas para se aperfeiçoar profissionalmente em tempos de crise. Continue a leitura!

1 – Faça cursos online gratuitos

O avanço da internet abriu portas para muitas oportunidades, principalmente para quem deseja incrementar o currículo e buscar conhecimento de maneira rápida e gratuita.

Os cursos online são uma ótima pedida para os profissionais. Inclusive, há modalidades com níveis de certificação, como uma pós-graduação, especialista ou que ateste o conhecimento em determinada área.

Por exemplo, quem trabalha na área médica pode buscar um curso atualizado sobre instrumentos cirúrgicos, visto que a cada dia que passa, novos acessórios surgem no mercado e é necessário saber como usá-los corretamente nos procedimentos de saúde.

Manter o foco nos estudos é uma maneira de acompanhar as tendências e melhorar o seu currículo profissional. Desse modo, ao buscar uma nova vaga de emprego, você irá se destacar dos outros candidatos.

Outra grande vantagem dos cursos online é que você não precisa sair de casa para começar a estudar.

Mesmo se for pago, o valor costuma ser muito mais em conta, em comparação a modalidade presencial, justamente porque a organização não precisa lidar com os gastos de infraestrutura.

Mas, engana-se quem pensa que a modalidade online é menos proveitosa que a presencial. Ao contrário, é possível encontrar cursos de alto nível de excelência, com materiais inovadores e professores especializados no assunto.

2 – Leia livros disponíveis gratuitamente

Para quem está contendo gastos durante a crise e não está com tempo hábil para fazer um novo curso, a alternativa é buscar por materiais gratuitos.

Hoje em dia, dá para encontrar praticamente tudo na internet: um e-book completo sobre o funcionamento de equipamentos de laboratório de química, e muitos outros assuntos.

Se você é do tipo tradicional, que não dispensa um bom livro físico, a sugestão é esperar a volta das bibliotecas, após o isolamento social, e buscar por obras reconhecidas dentro do seu campo de atuação.

É uma boa maneira de obter conhecimento e se especializar em determinadas áreas, ou até mesmo um modo de passar um tempo durante a quarentena.

Os livros não só trazem informações de um assunto específicos, mas também estimulam a criatividade, o potencial da escrita, a imaginação e são capazes de nos entreter. Ou seja, é uma ótima pedida para esses tempos de quarentena e de crise.

3 – Participe de grupos de estudo ou debate

Não é segredo para ninguém que o trabalho em grupo é imprescindível para qualquer carreira. Além do mercado, os estudantes também precisam saber como se organizar para uma apresentação, escrever um artigo, ou algo do tipo, em equipe.

Em tempos de crise do novo coronavírus, o isolamento social restringiu o contato humano, mas com a ajuda das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), é possível formar grupos de estudo ou debate online, sem a necessidade de sair de casa.

É uma oportunidade para desenvolver as habilidades intelectuais, acadêmicas e de socialização, além de aprender a usar corretamente os softwares, programas e outros instrumentos tecnológicos.

Uma empresa de segurança patrimonial, por exemplo, pode incentivar as reuniões semanais com as equipes, como forma de acompanhar o desenvolvimento das atividades, mas também promover a integração dos funcionários, mesmo quando estão em regime home office.

Para os estudos, ter um grupo de debates é uma forma de driblar a procrastinação e o tédio de estudar sozinho.

Afinal de contas, é possível reunir vários colegas da sala para um reforço e aprendizado extras, além de ser uma maneira dinâmica de lidar com os conteúdos aprendidos no curso.

Esses encontros permitem o compartilhamento de dúvidas, opiniões e questionamentos sobre o trabalho ou estudos.

Através da troca, a absorção e a compreensão dos assuntos são muito maiores. Fora que, ao assumir um compromisso de encontro, é uma forma de manter a disciplina e a responsabilidade.

4 – Aprenda a usar as tecnologias

Com o isolamento social, o e-commerce teve um amplo crescimento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia, em março de 2020, mais de 135 mil lojas aderiram às vendas online, como uma alternativa para sobreviver ao mercado.

Além do mais, as vendas mobile tiveram um crescimento de 70% nos últimos anos e, com a crise do novo coronavírus, esse percentual só tende a aumentar.

Nesse sentido, é importante que os colaboradores aprendem como usar as tecnologias corretamente, já que muitos empreendimentos irão manter o trabalho virtual, mesmo finda a pandemia (visto que os custos são reduzidos e muitas pessoas continuarão mantendo o distanciamento).

Dá para aprender a usar um ERP para pequenas empresas, que nada mais é que um sistema de gestão digital, que controla, armazena e organiza os processos do negócio, bem como outros programas inteligentes de venda online.

Essas tecnologias podem ser aproveitadas de muitas maneiras, pois elas planejam os recursos de uma empresa de modo assertivo e objetivo. Sendo assim, entre as vantagens profissionais dos programas, destacam-se:

  • Maior eficiência no gerenciamento de processos;
  • Maior rapidez na execução de trabalhos;
  • Menor ocorrência de erros e falhas humanas;
  • Melhor integração dos procedimentos e comunicações.

Vale dizer que as tecnologias serão fundamentais para todos os tipos de negócios. Desde as pequenas empresas de alimentação, como bares e restaurantes que tiveram suas atividades suspensas, até grandes conglomerados multinacionais.

5 – Considere carreiras alternativas

A crise do novo coronavírus agravou a situação de desemprego enfrentada no Brasil. Porém, essa pode ser a oportunidade de considerar uma nova opção de carreira, aperfeiçoando habilidades antes consideradas apenas um hobbie.

Por exemplo, para quem trabalhava em escritório, mas acabou sendo desligado da sua função, uma alternativa é buscar por atividades manuais, como artesanato e artes, vendendo esses produtos na internet.

Além disso, alguns segmentos não foram afetados com a crise, mas sim, expandidos. É o caso de uma empresa de coleta de lixo hospitalar, que teve suas tarefas ampliadas, por causa do próprio cenário de pandemia.

Ou seja, pode ser uma nova oportunidade de carreira. Para isso, é preciso se aperfeiçoar, com alguns cursos online, ou até demonstrando aptidão para aprender coisas novas.

O importante é não ter medo de encarar o diferente. Pode parecer desafiador no começo, mas muitas pessoas encontram o “trabalho de suas vidas” em momentos de crise.

6 – Mantenha um bom networking

O networking é o que move o mundo dos negócios. Seja para vender um sistema de detecção e alarme de incêndio, os profissionais indicados, recomendados e reconhecidos ganham notoriedade no mercado.

Em épocas de crise, o ideal é manter contato com pessoas que podem te ajudar a sobreviver ao período, em uma troca de indicações.

Além disso, o networking é uma boa maneira de encontrar cursos de aperfeiçoamento ou uma oportunidade de trabalho.

Com o isolamento social, muitos encontros profissionais migraram para plataformas online. Essa pode ser a chance que faltava para você participar de mais eventos e, com isso, conhecer pessoas – mesmo que virtualmente.

Conclusão

Todas as dicas dadas acima funcionam melhor quando aplicadas em conjunto.

Manter-se atualizado, buscar conhecimento, aprender sobre tecnologias e manter contato com pessoas da sua área de atuação, são atitudes que não só ajudam no aperfeiçoamento profissional, mas trazem ganhos para toda a vida.

Importante ressaltar que as crises muitas vezes são desafiadoras, mas também devem ser encaradas como uma oportunidade para sair da zona de conforto e buscar alternativas viáveis para a manutenção financeira.

Por isso, não foque no clima de catástrofe, como se nada mais fosse possível. Seja positivo e procure formas de driblar as adversidades. No final, você irá perceber o quanto se fortaleceu e como a sua carreira pode decolar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Coronavírus, Crise
Quais são as principais atividades da segurança do trabalho?
De quem é a responsabilidade de fornecer os EPIs?

Posts relacionados

1 Comentário. Deixe novo

  • Bom dia , amei a conclusão do texto por todos nossas adversidades do corona , seguimos de pé e diplamos todos má fé mas vamos vencer e decolar na economia brasileira pois somos um país capacitados ser um dos melhores pais do mundo de todas as formas organização e pontualidades.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.