Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

como fazer um DDS

Diálogo Diário de Segurança: você sabe como fazer um DDS?

Se você gerencia uma equipe, certamente se preocupa com a integridade das pessoas. O Diálogo Diário de Segurança surgiu em 1990 justamente para atender a demanda de gestores da área de segurança do trabalho. Entretanto, muitos ainda têm dúvidas de como fazer um DDS.

Essa medida preventiva deve ser utilizada em ambientes de trabalho que oferecem riscos à integridade física dos profissionais. O líder que souber aproveitar a oportunidade, utilizará esse momento para motivar também a equipe e conscientizá-la sobre a importância de cada um para se evitar acidentes.

São muitos os benefícios, não é mesmo? E então, o que está esperando? Vamos aprender a fazer de uma vez por todas o DDS!

Estabeleça um objetivo

A primeira etapa deve ser o planejamento. Qual objetivo que você pretende atingir? Ele pode ser alcançado em um dia, uma semana ou um mês? E qual estratégia é a melhor para conquistar bons resultados?

Respondida essas perguntas, o passo seguinte deve ser o de atribuir funções para cada funcionário. Trata-se de mapear o papel individual para o cumprimento do objetivo do grupo. Procure variar a forma de apresentação do DDS para tornar a ação mais interessante.

Traga exemplos próximos

Sabe quando você vai conseguir motivar uma pessoa a cumprir algo que esteja fora da realidade dela? Possivelmente nunca. E é por isso que é importante trazer exemplos de como a atividade da empresa está toda interligada, ou seja, o que um faz, reflete na segurança do trabalho de outro.

Sendo assim, procure relatar casos de danos causados pela dispersão, má utilização dos EPIs, falta de cumprimento dos procedimentos padrão e outros. A dica é “cutucar a ferida” para criar um ambiente de empatia e transferir maior responsabilidade aos colaboradores.

Utilize a linguagem adequada

Um dos pontos primordiais do DDS é saber falar a linguagem do seu grupo. Uma ação só é bem executada quando a orientação é recebida corretamente. Termos técnicos em demasia podem confundir e tirar o foco do que é mais importante: a segurança.

Além de entender o que foi dito, o colaborador precisa acreditar na mensagem. Se o assunto for algo que você não domine, a melhor opção é procurar um profissional especializado no tema. Ele trará maior credibilidade e aumentará interesse do público.

Seja rápido e objetivo

O ideal é gastar entre 10 a 15 minutos para realizar o DDS. Reuniões demoradas podem provocar a dispersão e, consequentemente, a perda de conteúdo. Além de perder seu tempo, você vai desmotivar o grupo. Nesse momento, menos é mais! Para que o tempo seja cumprido, voltamos ao primeiro passo: o planejamento. Chegar e falar coisas da sua cabeça e não se preparar devidamente vai influenciar negativamente no tempo.

Documente o DDS

É primordial documentar o DDS. E essa é uma das principais falhas de quem gerencia a ação. Recolher as assinaturas dos presentes, tirar fotos, emitir relatórios, pedir feedbacks e demais atividades são o grande diferencial para melhorar continuamente.

O controle também deve abranger os temas como forma de evitar assuntos repetidos. Se a equipe perceber que a organização não está adequada, certamente o gestor vai perder credibilidade a segurança perderá sua força.

Para o Diálogo Diário de Segurança dar certo, é preciso comprometimento do gestor. Tanto em relação a realização quanto em relação ao planejamento e execução. Só assim a empresa terá uma cultura organizacional direcionada para a segurança do trabalho.

Se você ficou com alguma dúvida sobre como fazer um DDS ou deseja contratar uma empresa especializada no assunto para potencializar os resultados, não perca tempo. Entre em contato com a gente agora mesmo!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Acidentes de trabalho, Capacitação de pessoas, Cultura de segurança, DDS, Percepção de Riscos, Saúde no trabalho
4 dicas para implementar cultura da segurança nas empresas
4 dicas de debate para segurança do trabalho

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.