Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

o que é Cultura de segurança

Cultura de segurança: o que faz parte dela e qual a sua importância?

SIPAT online

A busca por um ambiente de trabalho seguro deve ser colocada como prioridade em todas as instituições, já que a segurança do trabalho alicerça a saúde e a integridade dos colaboradores e garante o sucesso no desenvolvimento das atividades. Sendo assim, é fundamental que a cultura de segurança passe a fazer parte da rotina de uma empresa. Para saber mais sobre essa prática e como aderi-la, continue a leitura.

O que é a cultura de segurança?

A cultura de segurança está atrelada ao somatório das condutas, valores, competências e padrões de comportamento dos colaboradores de uma empresa que visam garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade das atividades realizadas no ambiente em questão.

Não existem regras específicas que determinam que uma organização segue tal cultura, mas a partir da existência de uma mentalidade comum que defenda o planejamento e a prevenção como procedimentos essenciais do cotidiano corporativo, entende-se que tal cultura tornou-se enraizada e naturalizada para determinada empresa.

A construção dessa mentalidade comum deve ser definida como prioridade para a liderança da organização, que deverá incorporar ao cotidiano de todos os níveis hierárquicos (práticas de prevenção, que devem ser cotidianamente estimuladas, até tornarem-se habituais).

Sendo assim, é possível entender que estar adepto à cultura de segurança é garantir a integridade física dos trabalhadores durante toda a sua jornada de trabalho e evitar a perda de controle em possíveis casos de emergência, já que construiu-se anteriormente critérios sólidos para o controle de riscos de acidentes e até mesmo de possíveis doenças ocupacionais.

A importância da construção de uma cultura de segurança do trabalho

A ocorrência de acidentes de trabalho em uma empresa ou o surgimento de doenças ocupacionais nos trabalhadores, decorrentes da falta de suporte da organização, podem estar ligados à inexistência de uma cultura de segurança na determinada instituição. Isso acontece porque com a adoção de tal cultura são estabelecidas atitudes que devem ser tomadas por todos os colaboradores visando o bem comum, de forma a garantir o perfeito funcionamento da organização.

Dinâmicas para SIPAT

Nesse sentido, entende-se que a construção desse hábito está diretamente ligada ao aumento de produtividade da empresa, já que com a criação de mecanismos de prevenção, que evitam o descontrole do fluxo natural da organização, não haverá danos físicos e nem emocionais aos funcionários, que poderão exercer suas atividades de maneira mais motivada, eficiente e bastante produtiva.

Logo, é de extrema importância que a cultura de segurança se torne um investimento essencial e prioritário nas empresas do Brasil, para que haja a conscientização de todos colaboradores acerca das vantagens dos métodos preventivos, a eliminação de condições de trabalho inseguras e a garantia da integridade dos funcionários.

Como colocar em prática?

Para implementar a cultura de segurança, é preciso que a empresa invista na formação dos seus colaboradores, de maneira a mudar a mentalidade de toda a organização e incentivar a construção de hábitos preventivos e de condutas individuais que considerem o bem comum.

O líder deve guiar esse processo preferencialmente de forma dinâmica, interativa e simplificada, estimulando a participação ativa e contínua dos outros trabalhadores, cedendo espaço para a opinião de todos e demonstrando preocupação pelo bem-estar de cada um. É essencial que sejam feitos treinamentos periódicos de segurança em todas as empresas.

Por fim, é válido ressaltar que uma empresa é construída e alicerçada por todos os funcionários, sendo de extrema importância manter cada um deles motivado e engajado no desenvolvimento da instituição, já que a união de todos os setores garantirá não só o progresso individual de cada um, mas também o desenvolvimento da empresa. Sendo assim, a participação ativa de todos deve ser cobrada, mas também é importante focar em mecanismos de estímulos a essa participação, como o reconhecimento daqueles que contribuem efetivamente.

Agora que você já sabe sobre a importância da cultura de segurança, que tal aprender ainda mais sobre assuntos relacionados a segurança do trabalho, gestão de pessoas e saúde do trabalhador? Confira tudo isso no nosso blog.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Trabalho seguro: como eliminar os acidentes de trabalho
Palestras para SIPAT: como avaliar a melhor opção para o seu evento?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu