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Como disseminar a cultura da empresa entre os colaboradores?

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Estabelecer a cultura da empresa é muito importante atualmente, principalmente em vista de um mercado tão competitivo.

Essa cultura trabalha em prol do funcionamento interno de uma organização e sua evolução, sendo fundamental para a administração do gestor.

Para que uma marca e o produto ou serviço que ela ofereça se destaquem no mercado, é fundamental encontrar um diferencial que venha a fazer parte da rotina dos colaboradores e de seus hábitos.

Esse diferencial deve ser compatível com as estratégias da companhia, para que ela alcance seus objetivos. Tal diferencial é conhecido como cultura empresarial.

É importante que todas as organizações tenham a sua cultura bem estabelecida e que esta seja disseminada em todos os ambientes.

Ela precisa se tornar parte da cultura dos colaboradores para que estejam alinhados com as metas e objetivos.

Somente assim é possível crescer no mercado de atuação, ganhando espaço não apenas com novos clientes, mas também com o público interno (colaboradores).

A cultura empresarial é parte indissociável do sucesso e do crescimento das instituições, por isso se faz necessário entender o que é, a sua importância e como disseminá-la dentro do ambiente empresarial.

O que é cultura empresarial?

Considera-se cultura empresarial um conjunto de valores, crenças e pressupostos que definem o modo como uma empresa guia os seus negócios. Além disso, ela compartilha esse conjunto complexo com todos que fazem parte da organização.

Esse sistema a fundamenta e a diferencia das outras, fazendo com a sociedade também reconheça e compreenda essa cultura.

Dessa forma, é possível dizer que a cultura empresarial de uma instituição, como fabricantes de etiquetas em rolo representa a forma de perceber, pensar, sentir e agir também de seus colaboradores.

Ela é passada adiante e validada pelos membros da empresa. No século 18, esse termo já era conhecido como gestão de comportamento humano, passando a estar associados às organizações na década de 1950.

Importância da cultura empresarial

A cultura empresarial é importante porque tem a capacidade de explicar o comportamento humano em seu ambiente de trabalho. Além disso, orienta quanto às mudanças e melhorias necessárias.

Esse complexo contingente humano é administrado por meio de um profundo conhecimento dos valores que estão presentes dentro da empresa.

Sendo assim, é importante para que estratégias sejam viabilizadas e processos de mudança sejam bem conduzidos.

Além disso, os colaboradores se apoiam na cultura empresarial para que possam perseguir os objetivos da organização.

Dessa forma, faz-se necessário que todo tipo de empresa, desde restaurantes até locação de andaimes reforcem essa cultura. Tudo isso para guiar as equipes na direção do sucesso.

Como definir a cultura de uma empresa?

Para definir a cultura de uma empresa, é preciso, primeiramente, começar por alguns fatores básicos que compõem a expressão cultural da organização, como:

  • Valores organizacionais;
  • Poder organizacional;
  • Jogos políticos;
  • Ritos.

Os valores organizacionais são fenômenos que orientam o comportamento geral, já o poder organizacional é a capacidade de determinar os resultados na organização.

Os jogos políticos são aquelas pessoas que influenciam decisões em um sistema de poder, os ritos são atividades que demonstram valores na prática e os mitos são acontecimentos em forma de histórias, símbolos e metáforas.

É importante ressaltar que a cultura empresarial de uma fabricante de andaime tubular é única, assim como cada empresa tem a sua própria cultura.

Para implantar a melhor cultura para cada empresa, é necessário utilizar pesquisa de clima, questionários, entrevistas e reuniões.

Em um momento inicial, a cultura da empresa começa com a mentalidade de seus fundadores. Portanto, as organizações possuem uma semelhança cultural com aqueles que a fundaram.

Com o passar do tempo e com o crescimento das instituições, estas passam a moldar sua cultura, com base na diversidade existente.

Quando a empresa é fundada, o papel da cultura é melhorar os relacionamentos entre os membros para que haja uma construção da identidade da organização.

A identidade passa a ser fixada ao longo do tempo, por conta da prática diária de certas ações, valores e atividades.

Isso faz com que os colaboradores se identifiquem com essas características, aumentando o engajamento e gerando a sensação de pertencimento.

Antes de gerar essa cultura, é preciso que a empresa, como uma de pintura industrial defina sua missão, visão e valores. Isso porque esses três pilares definirão qual será a cultura empresarial da instituição.

Sendo assim, é importante entender que a missão é a razão que leva a empresa a existir e o papel dela no mercado.

A visão é o destino, o rumo que a empresa deseja tomar, o local onde ela almeja estar no futuro. Já os valores são aquilo que se preza.

Benefícios da cultura empresarial

A cultura empresarial traz diversos benefícios que ajudam desde o aumento na produtividade dos colaboradores até o aumento das vendas.

Existem diversos estudos que relacionam o comportamento dos colaboradores com a cultura empresarial.

Isso porque ela fortalece o relacionamento interpessoal e também os vínculos dentro da empresa, aumentando consideravelmente o bem-estar dos colaboradores.

Outra vantagem é que ela retém os talentos porque motiva os colaboradores a estarem alinhados com os propósitos da empresa.

Como resultado disso, uma empresa de raspagem de assoalho passa a contar com profissionais que veem os objetivos da organização como seus, se dedicando muito mais e tendo mais orgulho de seu trabalho.

Atualmente, valorizar o capital humano é necessário. Isso faz com que as empresas tenham mais competitividade e lucrem mais com o engajamento. Mas, para atingir esse nível, é necessário disseminar a cultura empresarial.

Como disseminar a cultura empresarial?

Um dos maiores desafios das empresas é criar um negócio que tenha uma imagem positiva, tanto internamente como externamente.

Por conta disso, é importante que empresas dos mais variados nichos, como aquelas que fazem revestimento em ACM saibam como disseminar a cultura empresarial.

Antes de qualquer coisa, é importante entender como os colaboradores enxergam a organização, sendo essa opinião tão importante quanto a dos clientes.

Com base na percepção que os organizadores têm, a empresa identifica pontos que precisa melhorar. Isso acaba por fortalecer sua cultura empresarial de maneira positiva.

Além disso, é importante analisar a rotina dos funcionários, bem como suas práticas, princípios, como eles encaram as regras e como se comportam diante delas.

Isso ajuda a tornar clara a política da empresa, facilitando o entendimento de sua cultura empresarial.

Para que isso aconteça, é necessário fazer um trabalho juntamente com o setor de RH, para que a internalização seja facilitada.

Também é importante que uma fabricante de carpete de madeira elabore um documento detalhado que aborde sobre a cultura empresarial e todas as informações importantes e pertinentes.

Dentre elas podem estar práticas, diretrizes e regras internas, que orientem o colaborador quanto ao seu trabalho.

Os objetivos do funcionário também devem estar alinhados com esse documento.

Para que isso seja possível, a empresa pode optar por palestras, reuniões e até uso de comunicados internos e murais.

É importante ressaltar que, para funcionar bem, a cultura empresarial também depende dos líderes. Eles são importantes para reforçar práticas positivas, criando um ideal comum.

Os líderes das empresas, como no caso de um gerente de loja de piso laminado precisam avaliar e acompanhar todo o processo de disseminação da cultura empresarial.

Essa supervisão garante o bom funcionamento do que foi planejado, mantendo a ordem e a originalidade da cultura desde sua criação.

Aqueles que conseguem esse feito sempre mantêm clareza de seus propósitos, além de preza e facilitar a comunicação. Por conta disso, sentimentos positivos são cultivados entre os colaboradores.

E assim como a cultura empresarial pode ser implementada e disseminada, ela também pode ser mudada.

Nem sempre a cultura de uma empresa é sadia ou benéfica a todos os seus organizadores e até mesmo para o crescimento da organização.

Por conta disso, seus gestores podem alterá-la, moldando-a de acordo com as necessidades.

Atualmente, é fundamental prezar pela diversidade de pessoal, por isso, um exemplo de mudança na cultura empresarial seria uma excelente maneira de implantar essa diversidade.

Seja qual for a necessidade de mudança, a cultura empresarial sempre estará pronta e sempre será adaptável para que a empresa alcance patamares mais altos, por meio de uma cultura justa e moderna.

Levando-a até os colaboradores, estes poderão se adaptar a ela para que enxerguem nos objetivos da organização os seus próprios objetivos, tornando-se mais engajados e comprometidos.

A cultura de uma empresa é uma excelente maneira para mostrar seu lado positivo para o público externo e interno. Tal postura traz mais crescimento e possibilidades diante de um mercado cada vez mais competitivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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