Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Como realizar Palestras online

Como conduzir palestras online no setor da saúde?

SIPAT online

O mercado digital abriu as portas para inúmeras possibilidades dentro de uma empresa, inclusive para que as pessoas pudessem trabalhar de suas casas.

No entanto, algumas empresas ainda possuem resistência aos novos modelos, porém, com o surgimento de uma crise sanitária mundial, não houve muitas alternativas a não ser abraçar a tecnologia e aprender com todas as ferramentas que ela oferece.

Entre todas as possibilidades, reuniões online, palestras e criação de conteúdos online. Alternativas atrativas, principalmente em um cenário como estamos vivenciando em 2020, em que uma boa parte da população está constantemente em casa, inclusive trabalhando.

Diante disso, a empresa precisa se posicionar, e procurar novos meios de interagir e conscientizar seus funcionários. No momento, a melhor maneira de realizar isso, é através de palestras online.

Isso mesmo que você leu, não é um erro de digitação. As palestras online possuem grande eficácia no que diz respeito a alcançar o maior número de funcionários, pois com ela, imprevistos como: cheguei atrasado ou estava no cliente e não vou chegar a tempo, são constantemente reduzidos.

Antes mesmo da pandemia, já era um modelo que estava sendo cogitado por diversas empresas, pois permite o fácil acesso. Além disso, é possível que um palestrante de outro lado do planeta consiga realizar um treinamento ou conscientização eficiente para seus funcionários.

Quer saber como a palestra online funciona e como realizar uma?

Acompanhe!

Como assim, palestra online?

Enquanto para alguns palestra online é algo inédito, para outros já tornou-se algo comum. Quando mencionamos palestra online, estamos nos referindo a um conjunto de aulas ou conteúdos que são ministrados por vídeo, ou transmissão ao vivo.

Esse modelo permite que o público consiga interagir diretamente com o palestrante, além disso, geralmente, a palestra ministrada é acompanhada por conteúdos, apoiando a fixação do conteúdo.

Assim como uma palestra presencial, ela pode durar horas ou ser mais objetiva e sucinta.

Entre as inúmeras vantagens em investir em palestra online, estão:

  • Fácil acesso, sendo por celulares, tablets e computadores;
  • Flexibilidade de participação, já que não exige locomoção do funcionário;
  • É possível garantir a participação de todos os funcionários;
  • Promove o engajamento entre as equipes;
  • Uma excelente ferramenta para conscientização e promoção da segurança do trabalhador.

Confira agora, como quais assuntos da saúde podem ser abordados para diferentes empresas como para os profissionais da saúde, diante desse cenário tão delicado.

Quais temas abordar nas palestras online?

Diante disso, separamos 5 assuntos que podem ser abordados para promover uma qualidade de vida melhor para os profissionais.

Saúde Física

Diante desse cenário caótico, é extremamente importante que a empresa se posicione em relação à saúde física de seus funcionários. Com o distanciamento social, a reação pode ser negativa, principalmente quanto aos hábitos que envolvem o esforço físico.

Uma vez que o funcionário trabalha em casa, isso exige pouco esforço físico. Por isso, é fundamental estimular as atividades físicas em casa.

Além disso, promover o cuidado com o corpo, como beber água, ter uma alimentação saudável e organizar uma rotina mais equilibrada.

Para algumas pessoas esse processo pode ter causado uma frustração, principalmente para aquelas pessoas que haviam planejado fazer algum procedimento estético ou cirúrgico, como preenchimento labial, implantes dentários ou até o início de um tratamento com aparelho dental transparente, por exemplo.

Por isso, é fundamental mostrar cuidado com o corpo até para aumentar a autoestima desse funcionário. E, porque não abordar esse assunto em uma palestra motivacional?

Saúde Mental

Outro fator que tem impactado a vida de muitos brasileiros, principalmente neste período de tensão, é o estresse e ansiedade.

Dinâmicas para SIPAT

Acontece que, muitos ainda não sabem a diferença entre os dois e tão pouco os motivos que as causam.

Por isso, é tão importante abordar esse ponto, já que quando o profissional está exposto a esses problemas, ele pode ter um rendimento ruim e até complicar em outros problemas como depressão e até suicídio.

A abordagem da saúde mental dentro das empresas e hospitais torna-se fundamentais para que as equipes continuem produtivas e tragam resultados ainda melhores para a organização.

Contudo, o principal objetivo, é que a melhora mental dos seus funcionários irão impactar em uma melhora da “saúde social”.

Realizar uma palestra sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, pode trazer à tona quais são as pessoas que sofrem com esse mal e direcioná-las as melhores medidas, para que juntos possam promover uma qualidade de vida melhor.

Atendimento Humanizado e Empatia

Com o surgimento da pandemia, diversos negócios precisaram adaptar a maneira como atendiam ou forneciam o seu serviço e produto. Por exemplo, no setor odontológico foram suspensos todos os atendimentos eletivos, ou seja, que não eram emergenciais, como aplicação de lente nos dentes ou prótese sobre implante dentário.

Entretanto, isso causou uma frustração para os pacientes, principalmente para aqueles que não perceberam a seriedade da situação. Nesse momento, é importante ter a compreensão que a situação é complexa em ambos os lados, de quem não poderá realizar o procedimento e por parte do negócio que precisará encontrar outros meios de fornecer o seu produto.

Por isso, realizar um treinamento para que sua equipe saiba como lidar com situações de conflito humanizada e empática, é fundamental. Principalmente, em ambientes como hospitais e consultórios, onde há maior tensão.

Como se preparar para palestras online?

Você já conferiu quais assuntos abordar, mas, quais são os primeiros passos para organizar uma palestra caso seja você que irá conduzi-la?

Prepare o conteúdo!

O primeiro passo é ter um embasamento para tudo o que será dito. Por isso, é fundamental realizar uma pesquisa complexa com todos os vieses e possibilidades dentro do assunto.

É importante ter em mente qual será o direcionamento e procurar todos os embasamentos necessários para construir a lógica a ser trabalhada.

Claro que, a experiência do palestrante será um motor para receptividade, mas é importante pesquisar diferentes maneiras de abordagens para explorar outros formatos e entregar um conteúdo ainda mais completo para o público.

Organize suas ideias!

Feito a pesquisa, comece a organizar o pensamento. A melhor maneira de estruturar a linha de raciocínio é por meio do mapa mental.

Então, não tenha medo, pegue uma folha e comece a rabiscar os pontos cruciais. Se preferir pode contar com aplicativos e sites que constroem mapas mentais com símbolos e cores para facilitar a visualização.

Monte um roteiro!

Após a organização das ideias, você está pronto para montar o seu roteiro. É nele que você irá se basear e não se perder conforme a palestra for acontecendo.

Afinal, é horrível quando você está em uma palestra e não percebe confiança no que está sendo dito, não é mesmo? Por isso, crie um roteiro básico com palavras chave, para que você possa ir se baseando nele.

Uma boa dica é utilizar apresentação com imagens e pontos chaves para auxiliá-lo e para memorização do público.

Escolha a ferramenta para a sua palestra!

Como já foi dito, o universo online permite muitas possibilidades, por isso, no momento em que decidir realizar uma palestra, é fundamental que encontre a melhor ferramenta.

Para isso, verifique se são acessíveis a todos, quais é os dados que ela permite o gestor visualizar, e se for preciso, contrate uma empresa que possua know how na área. Dessa maneira, será mais fácil conduzir todo o processo de forma simples e com eficácia.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Formas para promover segurança do trabalho em tempo de pandemia
Qual o trabalhador ideal para prevenção de acidentes?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu