Após a tragédia ocorrida em 27 de janeiro de 2013, na Boate Kiss, os olhos se voltaram a um assunto muito relevante: a importância do combate a incêndio.
Existem atualmente diversos recursos e ferramentas para este fim, como controle de fumaça, revestimentos, saídas de emergências, hidrantes…
Mas será que tudo isso é realmente funcional se não existir um treinamento adequado para os funcionários e pessoas envolvidas no local?
O incêndio que matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos em Santa Maria (RS) poderia ter sido evitado se o local possuísse políticas de prevenção e proteção contra incêndio.
Após a tragédia, houve pressão para que a legislação brasileira fosse mais dura, a fim de evitar que outros casos como o que ocorreu no Sul do país ocorressem.
No artigo de hoje, trouxemos para você sobre a relevância das políticas de combate a incêndio e o que podemos aprender com o ocorrido na Boate Kiss.
Acompanhe a leitura conosco e veja como possuir um ambiente de trabalho mais seguro.
O incêndio da Boate Kiss
Para contextualizar melhor sobre o tema, vamos voltar no tempo em 10 anos:
Boate Kiss, 2013, noite que deveria ter sido de muita curtição entre os estudantes da Universidade de Santa Maria (RS) e se transformou em uma tragédia em chamas.
De acordo com os especialistas envolvidos na perícia do local e participantes do evento, o incêndio foi ocasionado devido ao uso de um sinalizador em um show pirotécnico feito pelos integrantes das bandas que se apresentaram na boate.
Em um local fechado, onde existe uma grande quantidade de espuma de poliuretano usada para o isolamento acústico, o fogo se disseminou rapidamente.
Naquela noite, a boate Kiss, com mais de 1500 pessoas precisando evacuar, não havia portas de saída de emergência, somente a saída pela porta de entrada.
Essa característica, atrelada a superlotação, escuro, além de o álcool afetar a capacidade de raciocínio das pessoas, gerou a tragédia que marcou o país inteiro.
A segurança contra incêndios em empresas
Após o incêndio na boate Kiss, a pauta da segurança contra incêndios se tornou ainda mais forte e mais questionada dentro das empresas.
Para além das casas noturnas, qualquer negócio deve se atentar às exigências feitas por órgãos que protegem tanto os consumidores quanto os trabalhadores, como o Ministério do Trabalho, com a portaria 3214/78, o Corpo de Bombeiros e a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Nessa realidade, para atuar em conformidade com a lei, toda empresa deve possuir um projeto de combate a incêndio feito por um profissional habilitado e devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
Esse procedimento deve constar todas as previsões de situações de risco e quais são as ações que devem ser tomadas a partir daí.
Para evitar tragédias como a de Santa Maria, é preciso redobrar o cuidado com a prevenção, utilizando procedimentos relacionados à segurança.
Nesse ponto, é necessário analisar quais são as possíveis áreas ou os pontos vulneráveis da empresa e identificar planos de ação em caso de problemas em cada um deles.
Entre eles, a existência de saídas de emergência, quantidade e validade de extintores, entre outros pontos de atenção.
É importante salientar que não existe risco zero de incidentes, porém, ao seguir com as normas de segurança estabelecidas por lei, as chances de incêndios são bem menores.
O que é Prevenção e Combate a Incêndio?
A Prevenção e Combate a Incêndio se trata do conjunto de medidas de segurança preventiva que devem ser postas em prática em caso de atos e condições inseguras, com potencial de gerar incêndio.
Essas medidas são direcionadas para o enfrentamento e contenção do incêndio a serem adotadas, caso as medidas preventivas não tenham sido suficientes para evitar a propagação de chamas.
Através da implantação Prevenção e Combate a Incêndio, os funcionários da empresa podem reduzir os efeitos do sinistro até que o Corpo de Bombeiros Militar chegue ao local.
Quais são os objetivos do combate a incêndio?
Dentre os objetivos da instauração de políticas de combate a incêndio, podemos citar:
- Desenvolver e implementar um Plano de Emergência Contra Incêndio;
- Proteger a vida contra os riscos oriundo de um incêndio;
- Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
- Restringir a propagação do incêndio;
- Reduzir os danos ao meio ambiente;
- Oferecer condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros Militar;
O que podemos aprender com o incêndio da Boate Kiss?
O infeliz incêndio da Boate Kiss deixou muitos aprendizados para as empresas, para que os mesmos erros não sejam reproduzidos.
vejamos aqui o que a sua empresa pode tirar de lição da fatalidade ocorrida em Santa Maria (RS):
- Todos os colaboradores devem desenvolver consciência de incêndio, analisando com antecedência todas as saídas, presença de extintores e sinalizações de segurança;
- Mais atenção sobre produtos inflamáveis, mesmo sem contato com fogo;
- As rotas de fuga precisam possuir dimensionamento suficientemente adequadas para a quantidade de pessoas que circulam no local;
- A presença do Corpo de Bombeiros para a inspeção é de extrema relevância para evitar a ocorrência de acidentes provocados por irregularidades;
- Necessidade de um treinamento adequado da brigada de incêndio ou comissão de segurança contra incêndios da sua empresa.
Qual a importância do treinamento de combate a incêndio dentro das empresas?
Não basta apenas treinar os seus colaboradores a combater as chamas, é ainda mais importante ensinar a como prevenir incêndios.
Nessa realidade, o treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros é um grande aliado para proteger a vida de todos e o seu patrimônio.
Esses treinamentos têm como objetivo oferecer orientações sobre como escapar em caso de incêndios.
Além disso, um treinamento bem aplicado ensina os colaboradores a reconhecer os fatores de risco presentes no ambiente de trabalho.
É muito importante que o treinamento aborda os erros comuns que podem comprometer a saúde e a vida dos trabalhadores em caso de imprevistos.
Como a Realizarte pode ajudar a sua empresa nesse assunto?
Você viu a relevância dos seus colaboradores possuírem um treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros, certo?
Mas é preciso salientar que essas orientações devem ser feitas por uma empresa especializada e experiente no mercado de saúde e segurança do trabalho. Para isso, conte com a Realizarte!
Trabalhamos de forma constante para proporcionar capacitação pessoal e profissional para sua equipe de trabalho.
Atualmente, a Realizarte ministra palestras e treinamentos comportamentais em todo território nacional.
Focamos no desenvolvimento de cada participante em todas as palestras e treinamentos ministrados!
Entre conosco agora mesmo e conheça mais sobre a nossa metodologia.
Gostou do conteúdo? Para conferir mais artigos como esse, é só acessar o nosso blog!